Alcançar suas metas financeiras pode ser mais fácil se você eliminar essas três crenças “tóxicas” sobre dinheiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O milionário autor de “How to Get Rich”, Ramit Sethi, ensina como driblar a auto-sabotagem e colocá-lo em um caminho financeiro sólido.

Ao fazer uma pequena mudança em sua mentalidade sobre investimentos, “você pode literalmente mudar sua vida”, disse ele à CNBC Make It.

Aqui estão três crenças que podem estar impedindo você de progredir financeiramente.

Crença nº 1: Não falar sobre dinheiro

Embora muitas pessoas sejam educadas para evitar conversas sobre dinheiro, é algo que você precisa se sentir confortável fazendo se quiser ter sucesso, diz Sethi.

“Como você pode esperar progredir se não estiver realmente falando sobre dinheiro, seja sozinho ou com um parceiro?” ele diz. “O dinheiro é um assunto comum em qualquer família bem-sucedida financeiramente.”

O motivo: você não pode começar a ser proativo em relação às suas finanças, a menos que tenha clareza sobre quanto dinheiro está trazendo, para onde está indo e suas metas para o crescimento futuro. 

Questionar regularmente seus hábitos financeiros faz parte de um relacionamento saudável com o dinheiro, diz Sethi.

“Ei, o que pensamos sobre isso? Como devemos fazer isso? Você está interessado nisso? Não tenho certeza se temos a conta poupança certa. Vamos discutir.”

Crença nº 2: Não questionar sua educação financeira

A relação de todos com o dinheiro se origina, de uma forma ou de outra, a partir do que aprendemos, ouvimos e vimos na infância. Agarrar-se a essas lições sem questionar pode levá-lo ao caminho errado.

“No meu podcast, pergunto aos casais: ‘O que vocês lembram que sua família dizia sobre dinheiro quando vocês cresceram?’ Uma das coisas mais comuns que ouço são as famílias que dizem: ‘Não podemos pagar’”, diz Sethi. “Pense no que acontece quando sua família diz isso 10 vezes. Mil vezes. Dez mil vezes.”

O que acontece é que você desenvolve um “roteiro invisível” em torno das decisões financeiras que podem afetá-lo quando for administrar seu dinheiro quando adulto, diz Sethi. 

Nesse caso, pode levar você a se sentir culpado por comprar café, mesmo que esteja economizando muito para o futuro e tenha espaço para isso no seu orçamento.

Para redefinir seu pensamento, pegue esses scripts de sua infância e anote-os, diz Sethi. 

“Você tem que reconhecê-los e interrogá-los e então decidir, quais roteiros eu quero seguir ou criar para a próxima fase da minha vida?”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Crença nº 3: Investir é apenas para pessoas ricas

Você pode estar evitando investir porque acha que é algo reservado para os ricos. Mas você entendeu ao contrário, diz Sethi. “A maneira de ficar rico é investindo.”

Se você tem uma renda inicial, diz Sethi, seria sensato investir o que puder, “mesmo que você possa investir apenas US$ 20 por mês - é assim que você começa”.

Em vez de se forçar a gastar o dinheiro todo mês, configure transferências automáticas de seu contracheque para uma conta de investimento.

“Muitas vezes você pode mudar toda a sua trajetória socioeconômica para você e sua família iniciando essa coisa simples, que é investir automaticamente”, diz ele. 

“Isso me deixa animado porque significa que você pode realmente começar a viver uma vida rica, sem se preocupar com dinheiro pelos próximos 20 anos.”

Isso porque, enquanto você está vivendo sua vida, seu dinheiro está fazendo o trabalho lento e constante de crescer a uma taxa composta.

“A verdadeira criação de riqueza leva tempo. É chato, é metódico”, diz Sethi. 

“E se você pensar em qualquer coisa que tenha feito na vida que levou muito tempo e da qual você realmente se orgulha - talvez seja sua forma física, talvez seja aprender um idioma - você sabe como é trabalhar nisso todos os dias e apenas melhorar um pouco. É disso que se trata a criação de riqueza.”

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.