Ano após ano, investidores esperam ansiosos a tradicional carta aos acionistas de Warren Buffett.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nela, o megainvestidor e seu parceiro de negócios Charlie Munger discutem os resultados e estratégias da Berkshire Hathaway (BERK34), a economia, o mercado de ações e muito mais.

Comumente, ela também tem conselhos para os investidores mais jovens se inspirarem e seguirem os passos de um dos grandes nomes dos investimentos.

Como não poderia deixar de ser, a carta deste ano oferece lições atemporais que podem te ajudar a construir uma riqueza duradoura. 

Aqui estão três lições de Buffett que se destacam na carta deste ano.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

1. Desenvolver hábitos financeiros saudáveis

Apesar de ser um dos homens mais ricos do mundo, com patrimônio líquido estimado em US$ 106 bilhões pela Forbes, Warren Buffett é famoso por viver bem abaixo de suas possibilidades.

Ele acredita no valor de economizar e investir dinheiro para construir riqueza ao longo do tempo.

O Oráculo de Omaha pratica o que prega, morando na mesma casa relativamente modesta em que viveu por décadas e dirigindo um carro bastante normal. 

Ele também contou no documentário da HBO "Becoming Warren Buffett" que sua decisão sobre qual sanduíche barato do McDonald's ele comprará durante seu trajeto matinal para o escritório depende de quão próspero ele está se sentindo naquele dia. 

Quando o mercado está em baixa, é mais provável que ele opte por uma opção de preço mais baixo. 

Um estilo de vida modesto pode apoiar um estilo de investimento paciente e até fornecer o tipo de alívio do estresse que pode ajudar a evitar vender uma posição em pânico.

Em sua carta aos acionistas de 2023, Buffett disse acreditar que muitos investidores individuais da Berkshire têm valores semelhantes aos dele.

Eles são poupadores e sempre serão. Ele também acredita que a riqueza geracional está mudando e as pessoas estão doando mais. 

"Acreditamos que os detentores individuais da Berkshire são, em grande parte, do tipo que sempre economiza e sempre economizá."

"Embora essas pessoas vivam bem, elas eventualmente doam a maior parte de seus fundos para organizações filantrópicas. Estes, por sua vez, redistribuem os fundos por meio de gastos destinados a melhorar a vida de um grande número de pessoas que não têm parentesco com o benfeitor original. Às vezes, os resultados têm sido espetaculares."

A disciplina de Buffett é uma das qualidades que ajudaram a separá-lo de dezenas de outros investidores conhecidos. 

Desenvolver hábitos financeiros saudáveis ​​é algo que todos podem aprender e não tem nada a ver com tomar as decisões corretas de investimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. A paciência pode ser ensinada e leva a oportunidades

Paciência e temperamento equilibrado, especialmente quando o mercado de ações está caindo, são qualidades essenciais para um investidor de longo prazo. Warren Buffett tem essas qualidades de sobra.

A boa notícia é que ele e seu sócio, Charlie Munger, acreditam que a paciência pode ser ensinada e aprimorada. 

Paciência é a característica de investimento fundamental que abre as portas para ganhos descomunais. 

O próprio Buffett sugere que os resultados da Berkshire não são necessariamente extraordinários, mas sim o produto de evitar perdas irrecuperáveis ​​e, ocasionalmente, escolher um vencedor. Para citar a carta do acionista:

"Neste ponto, um boletim meu é apropriado: em 58 anos de administração da Berkshire, a maioria das minhas decisões de alocação de capital não foi melhor do que mais ou menos. Em alguns casos, também, más jogadas minhas foram resgatadas por doses muito grandes de sorte".

"Nossos resultados satisfatórios foram o produto de cerca de uma dúzia de decisões realmente boas - isso seria cerca de uma a cada cinco anos - e uma vantagem às vezes esquecida que favorece investidores de longo prazo, como a Berkshire".

Na carta, Buffett também citou um comentário recente de Munger sobre paciência. "A paciência pode ser aprendida", disse Munger. 

"Ter um longo período de atenção e a capacidade de se concentrar em uma coisa por muito tempo é uma grande vantagem."

Por ser paciente, Buffett permitiu que suas teses de investimento em grandes vencedores como American Express e Coca-Cola se concretizassem - assim como os investimentos imensamente lucrativos em seguros, energia e ferrovias da Berkshire Hathaway.

3. Manter uma grande posição de caixa

A Berkshire Hathaway não paga dividendos porque acredita que pode criar mais valor para os acionistas no longo prazo reinvestindo seus lucros. 

No entanto, ele acredita em recomprar suas próprias ações quando está negociando a um bom preço.

Ao contrário das empresas que empregam a maior parte de suas reservas de caixa para pagar dívidas, recomprar ações, pagar dividendos ou reinvestir no negócio, a Berkshire permanece disciplinada e mantém muito dinheiro no balanço para quando surgem oportunidades. 

Durante 2022, quando o S&P 500 teve seu pior desempenho desde 2008, a Berkshire carregou ações e fez grandes aquisições. 

No entanto, apesar de uma de suas maiores compras em anos, a Berkshire ainda tem toneladas de dinheiro sobrando em seu balanço.

A Berkshire também reduziu sua contagem de ações em circulação em mais de 10% nos últimos 10 anos, o que aumentou seu lucro por ação e impulsionou o valor para os acionistas.

Buffett acredita muito em jogar a pele no jogo para que seus interesses e os interesses de sua equipe de liderança estejam alinhados com os dos acionistas do conglomerado.

"Quanto ao futuro, a Berkshire sempre terá um monte de dinheiro e títulos do Tesouro dos EUA, além de uma ampla gama de negócios. Também evitaremos comportamentos que possam resultar em necessidades de caixa desconfortáveis ​​em momentos inconvenientes, incluindo pânicos financeiros e perdas de seguro sem precedentes". 

"Nosso CEO sempre será o Chief Risk Officer -- uma tarefa que delegar é irresponsável. Além disso, nossos futuros CEOs terão parte significativa de seu patrimônio líquido em ações da Berkshire, compradas com seu próprio dinheiro. E sim, nossos acionistas continuarão a economizar e prosperar retendo lucros".

Manter uma grande posição de caixa é uma lição que os investidores individuais também podem aplicar em suas carteiras.

Fonte: The Motley Fool

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.