Ray Dalio, um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, tem suas próprias percepções sobre como você pode tomar melhores decisões na vida e no trabalho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O site Business Insider resumiu o conselho de Dalio em 4 partes de acordo com seus tweets recentes.

Um dos fatores que tende a unir aqueles que chegaram ao topo é como eles abordam a tomada de decisões, tanto a curto quanto a longo prazo.

Há um número limitado de decisões que qualquer pessoa pode tomar em um dia , algo que os psicólogos chamam de "fadiga de decisão". Afinal, assim como seu corpo, seu cérebro também se cansa. 

Por isso, líderes como Barack Obama e Mark Zuckerberg vestem a mesma coisa para o trabalho todos os dias, pois isso elimina a necessidade de decidir como se vestir. 

O cofundador da Apple, Steve Jobs, também ficou famoso por limitar sua escolha de guarda-roupa, escolhendo usar o mesmo macacão preto e jeans todos os dias.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, disse uma vez que só espera tomar três boas decisões por dia e fazer todas elas antes da hora do almoço.

Ray Dalio também tem seus próprios princípios para uma boa tomada de decisão.

Seu livro de 2017 "Princípios: Vida e Trabalho", no qual Dalio oferece sua perspectiva sobre sucesso, liderança e crescimento de um negócio, é um best-seller.

Em seu Twitter, Dalio posta pepitas diárias de sabedoria para seus seguidores no Twitter com a hashtag #Principleoftheday. 

Seus tweets recentes enfocam a tomada de decisões, algumas especificamente em relação a carreiras.

Todos os princípios foram postados em suas redes sociais antes, mas continuam sendo lembretes úteis. 

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

1. Prefira a simplicidade

O tópico mais recente de Dalio, postado em 10 de agosto, incentiva os seguidores a simplificarem como pensam sobre sua vida e carreira. 

"Livre-se de detalhes irrelevantes para que as coisas essenciais e as relações entre eles se destaquem", escreveu Dalio, que continua citando um provérbio popular “Qualquer idiota pode tornar isso complexo. É preciso ser um gênio para simplificar.

Apontando para Picasso, Dalio acrescentou: "Ele podia pintar belas pinturas representativas desde cedo, mas continuamente reduzia e simplificava conforme sua carreira progredia."

Nem todo mundo pode pensar assim, mas isso não deve impedir as pessoas de tentar: 

"Só porque você não pode fazer algo naturalmente, não significa que você não possa fazê-lo - você apenas precisa ter criatividade e determinação. Se necessário, você pode buscar a ajuda de outras pessoas."

2. Escolha o melhor em vez do novo

Dalio também olhou para as lentes pelas quais você deve ver uma decisão, como uma ligação de curto prazo.

"Novo é supervalorizado em relação a ótimo", escreveu ele. Dalio disse que, ao tomar uma decisão simples, como qual filme assistir ou livro ler, considere se você é atraído por clássicos comprovados ou por novidades.

"Na minha opinião, é mais inteligente escolher o ótimo em vez do novo", disse ele.

3. Seus hábitos definem o sucesso

O terceiro princípio de Dalio, postado em 8 de agosto, refere-se aos hábitos. Eles definem o seu sucesso, então escolha-os com sabedoria

“Se você fizer qualquer coisa com frequência suficiente ao longo do tempo, formará um hábito que o controlará”, escreveu ele.

"Bons hábitos são aqueles que o levam a fazer o que seu "nível superior" deseja, e os maus hábitos são aqueles que são controlados por seu "nível inferior" e o impedem de obter o que você deseja. 

Se você entender como essa parte do seu cérebro funciona, poderá formar hábitos melhores, acrescentou Dalio.

4. Transparência radical e testes de personalidade são importantes 

Entre os muitos princípios de gestão de Dalio está o conceito de transparência radical que incentiva o diálogo aberto e honesto entre colegas e gerentes

Dalio desenvolveu recentemente um aplicativo baseado no conceito, projetado para permitir que as pessoas forneçam feedback instantâneo a seus colegas.

Embora nem todos estejam convencidos de sua eficácia, Dalio também defende avaliações de personalidade, acreditando que elas podem ser úteis para ajudar uma pessoa a identificar e moldar seus pontos fortes e fracos. 

Ele lançou sua própria avaliação gratuita em abril, após dois anos de desenvolvimento. 

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".