Você é ganancioso? Não há nada de errado em perseguir um sonho e trabalhar duro para se tornar rico e bem-sucedido, mas quando essa busca se transforma no desejo obstinado de riqueza, você pode ter sido infectado pela ganância.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A ganância destruirá seu patrimônio porque muda seu foco, a distrai da busca por seus sonhos, seus objetivos e as coisas que são importantes para você, como segurança financeira, família, amigos e relacionamentos.

A ganância o força a perseguir o que você não tem. Te leva a ficar obcecado com o que os outros têm e com o que lhe falta na vida.

A ganância o torna imprudente, arrogante e preguiçoso e o seduz a tomar atalhos, assumir riscos descuidados, que pode até o levar a fazer coisas ilegais, antiéticas e imorais.  

Na vida e nos investimentos é fundamental tomar decisões sólidas que não sejam influenciadas por variáveis, incluindo vieses comportamentais ou emocionais.

Veja como não se deixar levar pela ganância e investir de forma correta, sem arriscar seu patrimônio. 

O investidor ganancioso se dá mal

Há um ditado no mercado financeiro que diz que a Bolsa de Valores é movida predominantemente por duas emoções: medo e ganância. 

Em uma fase tumultuada do mercado, muitos investidores estão em desespero e terror, esses mesmos tendem a expressar empolgação e prazer durante uma fase de alta. 

Isso representa as duas forças magnéticas que podem ter impacto e afetar a decisão de investimento de uma pessoa: a ganância e medo.

A ganância atrai os investidores pelo otimismo dos padrões de alta do mercado e os motiva a maximizar seu dinheiro o mais rápido possível. 

O investidor ganancioso é aquele que procura sempre investimentos com alta rentabilidade. No entanto, essa mentalidade de enriquecimento rápido torna difícil manter uma estratégia de investimento disciplinada e de longo prazo, especialmente durante os estágios voláteis do mercado. 

Quando os mercados estão tendo um bom desempenho, o sentimento de ganância pode levar os investidores a fazerem julgamentos financeiros ruins.

É o que o leva a pedir dinheiro emprestado e negociar opções, futuros ou criptomoedas sem entender totalmente (ou fechar os olhos) os riscos envolvidos. 

A emoção de ganância também pode levar a investir depois que os mercados subiram, no ponto de risco financeiro máximo, aquele que há a possibilidade de tendência de baixa no mercado.

O investidor ganancioso geralmente é o mesmo que escolhe investimentos ruins, duvidosos ou mesmo fraudulentos e perdem muito dinheiro com isso.

Como não se deixar levar pela ganância

Uma das principais razões pelas quais tantos investidores são dominados por emoções como a ganância é a falta de conhecimento geral dos mercados.

Quando se trata de planejamento financeiro e estratégias de investimento, há uma falta de consciência da necessidade dessas coisas, sem falar nos conhecimentos básicos relevantes ou nos aspectos psicológicos.

Em geral, seria importante proporcionar às pessoas uma educação nesta área para tirar suas preocupações com relação a investimentos que são percebidos como “arriscados”.

Como o conhecimento e o uso de uma abordagem equilibrada é possível tomar decisões de investimento informadas e o levem a alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo.

Quer investir certo? Fale com um consultor de investimentos.

Informe o DDD + 9 dígitos