Que tipo de mentalidade aumenta suas chances de sucesso? De acordo com a psicóloga da Universidade da Pensilvânia, Angela Duckworth, é uma mentalidade de crescimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em uma entrevista para a Amazon e publicada posteriormente pela CNBC, Duckworth explica que uma mentalidade de crescimento é a crença de que as pessoas são orientadas para o crescimento, maleáveis ​​e podem aprender por meio da experiência e do esforço.

A psicóloga observa que a comunidade científica aborda esse tema há mais de 50 anos. 

Por meio de extensa pesquisa, os neurocientistas descobriram que uma mentalidade de crescimento é a mentalidade mais eficaz para atingir metas, adquirir novas habilidades e desenvolver mudanças positivas em sua vida.

″[Uma mentalidade de crescimento é] a ideia de que podemos abordar uma situação, uma situação boa ou ruim e pensar: ‘O que posso fazer aqui para mudar as coisas para melhor para manter as coisas no curso?’”, diz Duckworth. “Essa é uma mentalidade otimista orientada para o crescimento.”

O oposto é uma mentalidade fixa, que é uma crença “profunda” de que as pessoas são imutáveis. É assim que as pessoas de mindset fixo pensam, diz Duckworth: Ou você é um escritor ou não é um escritor. Ou você é um orador natural ou não deveria estar na frente das câmeras. Ou você é uma pessoa sociável com ótimas habilidades sociais que ninguém teve que lhe ensinar ou “você está destinado a ser desajeitado para sempre”.

Segundo a psicóloga, “essas duas orientações na vida influenciam poderosamente como as pessoas agem, principalmente quando se deparam com desafios”.

Ela acrescenta que as pessoas estão à altura da ocasião ou se esquivam desses momentos difíceis, mas enfrentar os desafios aumenta suas chances de sucesso.

Pessoas bem-sucedidas possuem uma mentalidade de crescimento

Muitas pessoas altamente bem-sucedidas, incluindo Bill Gates e Mark Cuban, exibem uma mentalidade de crescimento.

Gates, por exemplo, viu seu primeiro negócio, Traf-O-Data, uma empresa de máquinas computadorizadas que usava um chip para processar e analisar dados de tráfego, falhar. 

No entanto, ele usou o que aprendeu com esse erro para eventualmente co-fundar a Microsoft.

“Uma vez que você aceita notícias desagradáveis ​​não como negativas, mas como evidência da necessidade de mudança, você não é derrotado por elas”, escreve Gates em seu livro “Business @the Speed ​​of Thought: Succeeding in the Digital Economy”.

O bilionário Mark Cuban, investidor de “Shark Tank”, também enfrentou obstáculos no início de sua carreira. Em entrevista ao “Shark Tank”, ele admitiu que pediu demissão ou foi demitido de três empregos consecutivos logo após se formar na faculdade. 

Então, o que separa os Mark Cuban's e Bill Gates do mundo? Uma mentalidade de crescimento ajuda esses indivíduos de sucesso a enfrentar desafios, diz Duckworth. 

“O que explica essas reações muito diferentes [e] esses níveis de motivação muito diferentes são nossas crenças”, diz a psicóloga à Amazon.

Duckworth acrescenta que, quando as pessoas são ensinadas em tenra idade que o cérebro é plástico e que “a neurociência afirma que a mentalidade de crescimento é a correta”, elas escolhem esse modo de pensar em vez de uma mentalidade fixa.

“E isso, por sua vez, leva a conquistas de longo prazo”, diz ela.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.