O fundador do Alibaba, Jack Ma, elogiou na quarta-feira (10) a reorganização e mudança da empresa durante o tumultuado ano passado, marcando a segunda grande declaração pública do bilionário aos funcionários em apenas alguns meses, informou a CNBC.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No ano passado, o Alibaba passou por uma revisão histórica e mudanças radicais de gestão, numa tentativa de devolver o crescimento ao gigante chinês da tecnologia.

“Durante o ano passado, em meio a dúvidas e pressões externas e internas, testemunhei o nascimento de uma equipe forte e corajosa do Alibaba”, escreveu Ma em um memorando interno aos funcionários, cuja versão traduzida foi vista pela CNBC.

As ações da Alibaba listadas nos EUA subiram quase 2% nas negociações da manhã de quarta-feira.

Ma praticamente desapareceu da vida pública no final de 2020, depois que os reguladores chineses cancelaram a listagem da afiliada financeira do fundador, Ant Group, desencadeando uma repressão ao seu império.

A Alibaba, cujos negócios abrangem tudo, desde o comércio eletrônico à computação em nuvem, viu milhares de dólares serem eliminados do seu valor nos últimos anos, graças à regulamentação mais rigorosa de Pequim e à crescente concorrência de rivais.

No ano passado, o Alibaba passou pela maior reformulação de sua história, que dividiu a empresa em seis grupos empresariais, em uma tentativa de tornar cada unidade mais ágil.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Isto foi acompanhado por mudanças radicais de gestão. Daniel Zhang, CEO de longa data do Grupo Alibaba, renunciou inesperadamente e depois deixou o cargo de CEO da unidade de nuvem da empresa. 

Os veteranos do Alibaba, Eddie Yongming Wu, assumiram o cargo de CEO, enquanto Joe Tsai tornou-se presidente do conselho em setembro.

Desde então, o Alibaba cancelou as ofertas públicas iniciais de sua divisão de nuvem e da Cainiao, sua unidade de logística.

Ma está ressurgindo em um momento em que os funcionários do Alibaba provavelmente precisam de um impulso moral, escreveu a CNBC. 

Em sua declaração, ele elogiou Tsai e Wu por suas “transformações voltadas para o futuro”.

O fundador do Alibaba também disse que o Alibaba precisa pensar como será o comércio eletrônico daqui a três anos, especialmente desde a chegada da inteligência artificial.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.