O gosto da Índia pelo ouro não beneficiou a sua economia nem gerou retornos decentes para os investidores, disse o fundador e presidente da BlackRock, Larry Fink, na sua carta anual aos acionistas, informou a CNBC.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Quando visitei a Índia em novembro, conheci decisores políticos que lamentavam o gosto dos seus concidadãos pelo ouro. A commodity teve um desempenho inferior ao do mercado de ações indiano... Nem o investimento em ouro ajudou a economia do país”, disse Fink.

"O ouro pode ser uma boa reserva de valor, mas não estimula o crescimento econômico. Quando alguém guarda dinheiro num banco, ou investe numa casa, há um efeito multiplicador que leva à atividade econômica, “Mas ouro? Ele simplesmente fica em um cofre”, disse ele.

A Índia é um dos maiores mercados de ouro, onde o metal precioso desempenha um papel importante na cultura do país. 

Muitas vezes é considerado de bom grado comprar ouro durante casamentos e festivais. Também é visto como um investimento seguro e um símbolo de riqueza. 

O investimento em ouro pode assumir muitas formas, incluindo a compra de jóias, fundos negociados em bolsa e títulos de ouro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Fink enfatizou a importância dos mercados de capitais e como eles podem melhorar a posição econômica de um país em oposição ao ouro, citando o papel dos mercados de capitais dos EUA na economia americana.

“Nenhuma outra força pode tirar mais pessoas da pobreza ou melhorar a qualidade de vida como o capitalismo. Nenhum outro modelo econômico pode ajudar-nos a alcançar as nossas maiores esperanças de liberdade financeira – quer a queiramos para nós próprios ou para o nosso país”, disse Fink.

O consumo de ouro na Índia tem sido consistentemente um dos mais elevados do mundo. 

O banco central do país, o Reserve Bank of India, comprou 4,7 toneladas de ouro em Fevereiro, elevando as suas reservas de ouro para um máximo histórico de 817 toneladas, segundo dados do Conselho Mundial do Ouro .

Deixando de lado o amor dos indianos pelo ouro, os mercados de ações do país têm sido um dos maiores ganhadores na região Ásia-Pacífico, com os principais investidores institucionais positivos em relação às ações indianas , que atingiram máximos recordes várias vezes este ano.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.