Os resultados da IMC (MEAL3) referente a suas operações do terceiro trimestre de 2023, foram divulgados no dia 09/11.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da IMC do 3t23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 3t23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MEAL3 vale a pena.

Sobre IMC

O Grupo IMC – International Meal Company – é uma das maiores empresas de alimentação fora do lar no Brasil, atuando também no Panamá, Colômbia e Estados Unidos. 

A holding IMC foi formada em 2006 pelo fundo de private equity Advent International com o objetivo de desenvolver negócios nas áreas de concessões e de restaurantes no setor de varejo de alimentação.

No Brasil, a IMC atua desde 2007 em aeroportos, rodovias, shopping centers e hospitais, tendo como principais marcas Frango Assado, Viena, Batata Inglesa, RA Catering.

Além disso, a empresa possui os direitos de operar o Olive Garden, a Pizza Hut e o KFC no Brasil.

O RA Catering, especializada em fornecer refeições rápidas para empresas aéreas, ainda está presente na Colômbia e no Panamá, onde a IMC também possui restaurantes em aeroportos e shopping centers.

Nos Estados Unidos, a International Meal Company opera as redes Margaritaville e LandShark.

A companhia emprega mais de 9.000 colaboradores em aproximadamente 460 restaurantes, incluindo próprios e franqueados, de 16 diferentes marcas.

Composição acionária da IMC

AcionistaONPNTotal
Outros61,0%0,0%61,0%
UV Gestora de Ativos Financeiros Ltda.23,3%0,0%23,3%
Real Investor Gestão de Recursos Ltda.5,4%0,0%5,4%
Charles Pimentel Martins3,0%0,0%3,0%
Lincoln Pimentel Martins3,0%0,0%3,0%
Carlos Roberto Wizard Martins2,9%0,0%2,9%
Pizza Hut International LLC0,9%0,0%0,9%
Kentucky Fried Chicken International Holdings LLC0,5%0,0%0,5%

Avaliação de Governança

A empresa está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaInternational Meal Company Alimentação S.A.
CódigoMEAL3
SubsetorHotéis e Restaurantes
Segmento de ListagemRestaurantes e Similares
Tag Along100%
Free Float92%
Principal AcionistaUV Gestora de Ativos Financeiros Ltda.
Sitehttp://ri.internationalmealcompany.com/ 

A empresa possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado IMC no 3t23

A empresa apresentou um lucro de R$ 16,4 milhões no 3t23, contra prejuízo líquido de -R$ 4,4 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da IMC do terceiro trimestre de 2023:

Indicador3t232t23%3t22%
Lucro Líquido (R$)R$ 16,4 MR$ 35,0 M-53,1%-R$ 4,4 M-
Margem Ebitda (%)14,5%14,6%-0,1 p.p.12,6%1,9 p.p.
Margem Bruta (%)38,4%34,7%3,7 p.p.35,9%2,5 p.p.
Margem Líquida (%)2,6%5,8%-3,2 p.p.-0,7%3,3 p.p.

Resultados Operacionais da IMC no 3t23

Vendas

As vendas totais do sistema, que consideram o faturamento das lojas próprias e das lojas franqueadas, no 3T23, apresentaram crescimento de 3,7% vs. 3T22, totalizando R$ 876,9 milhões no trimestre.

A receita líquida consolidada da companhia no 3T23 foi de R$ R$ 645,2 milhões, crescimento de 1,0% em comparação ao 3T22. Excluindo o efeito cambial negativo, o crescimento foi de 4,2% no trimestre.

O resultado foi impulsionado principalmente pela recuperação em todos as marcas no Brasil. O crescimento consolidado de mesmas lojas em reais (SSS) foi de 2,1% no trimestre, excluindo os postos de combustíveis.

No Brasil, a receita líquida no trimestre foi de R$ 364,6 milhões, crescimento de 4,4% vs. 3T22, excluindo os postos de combustíveis o crescimento foi 7,6% no trimestre, com destaque para as operações de KFC e Pizza Hut que juntas apresentaram um crescimento de 28,4% no ano.

As vendas no conceito de mesmas lojas (SSS) no Brasil cresceram 0,7%, não apenas pela gestão de preços do período, mas também pela melhora no fluxo e aumento nos tíquetes dos clientes em praticamente todas as marcas da companhia.

Nos EUA, a receita líquida foi de R$ 261,3 milhões, queda de 2,7% vs. 2T22 pela variação cambial negativa com a valorização do real. Em moeda local, o crescimento da receita foi de 4,9% no trimestre.

Esse resultado foi impulsionado pelo crescimento de mesmas lojas (SSS) de 4,6% e pelo acréscimo de vendas das novas unidades, além de esforços na gestão de receitas e localização estratégica das operações.

O Caribe apresentou queda de -8,1% vs. 3T22 em moeda local e -7,7% em reais, principalmente pela suspensão das operações da companhia aérea Viva Colômbia no segundo trimestre.

As vendas mesmas lojas (SSS) em moeda constante apresentaram queda de 3,6% vs. 3T22.

Evolução do Número de Lojas

A IMC encerrou o terceiro trimestre com 548 lojas (excluindo as 6 lojas descontinuadas de Olive Garden), entre próprias e franquias, localizadas no Brasil, Colômbia e EUA. Durante os últimos doze meses a empresa expandiu 17 unidades líquidas.

No terceiro trimestre foram abertas 2 lojas de KFC e 1 loja Landshark (Miramar Beach - EUA), conforme plano de expansão, e foram encerradas de forma estratégica 6 unidades: 2 Viena, 2 na Colômbia, 1 Batata Inglesa e 1 Pizza Hut.

Atualmente as lojas próprias representam 55% do sistema da IMC.

A companhia segue executando seu plano de expansão com foco e disciplina, além de garantir uma rede saudável de lojas e franqueados em seu sistema.

Gráfico: Evolução de lojas da IMC. Fonte: IMC RI.

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Resultados Financeiros da IMC no 3t23

A receita líquida de vendas da IMC atingiu R$ 626,0 milhões no 3t23, apresentando alta de 1,1% na comparação com o 3t22.

O Lucro Bruto da IMC atingiu R$ 240,4 milhões no 3t23, apresentando crescimento de 8,6% na comparação com o 3t22. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 385,6 milhões no 3t23, apresentando queda de -3,1% na comparação com o 3t22.

O Ebitda da IMC atingiu em R$ 93,6 milhões no 3t23, apresentando alta de 16,5% na comparação com o 3t22.

A margem Ebitda da IMC totalizou 14,5% no 3t23, apresentando crescimento de 1,9 ponto percentual na comparação com o 3t22.

O resultado financeiro da IMC totalizou um prejuízo de -R$ 28,5 milhões no 3t23, apresentando retração de -2,2% no prejuízo quando comparado ao 3t22.

No 3t23, as despesas gerais e administrativas recuaram -23,3% em relação ao 3t22.

A margem bruta da IMC atingiu 38,4%no 3t23, apresentando crescimento de 2,5 ponto percentual na comparação com o 3t22.

O lucro líquido da IMC atingiu R$ 16,4 milhões no 3t23, apresentando queda de -53,1% na comparação com o 2t23 e prejuízo de -R$ 4,4 milhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da IMC. Fonte: Guiainvest.

A margem líquida da IMC atingiu 2,6% no 3t23, apresentando crescimento de 3,3 ponto percentual na comparação com o 3t22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da IMC

Os indicadores de endividamento da IMC estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 45,3%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da IMC:

Gráfico: Histórico de endividamento da IMC. Fonte: Guiainvest.

A dívida bruta da IMC em setembro de 2023, totalizou R$ 503,8milhões, apresentando retração de -R$ 106,4 milhões na comparação com setembro de 2022.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 67% da sua dívida no longo prazo e 33% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da IMC

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da IMC para iniciar a sua análise dos fundamentos da MEAL3.

Indicador06/202309/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)7,74,7-39,0%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,70,5-28,6%
Price Sales Ratio (PSR)0,30,2-33,3%
Valor de Mercado (R$)R$ 787,5 MR$ 552,7 M-29,8%
Ebitda (R$) (9 Meses)178,0 M230,4 M29,4%
Lucro por Ação (LPA) $0,33520,408121,7%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %8,9%10,5%1,6 p.p.
Margem Líquida %4,2%5,2%1 p.p.
Liquidez Corrente0,80,80 p.p.
Data Divulgação10/08/2309/11/23-

* Indicadores com base na data de 09/11/2023.  Fonte: GuiaInvest

Teleconferência de Resultados IMC 3t23

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da IMC do 3t23.

Documentos e arquivos dos Resultados da IMC do 3t23

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da IMC.

MEAL3 Vale a Pena?

Mesmo diante de mais um trimestre desafiador para o segmento, a empresa encerrou o terceiro trimestre com EBITDA Ajustado de R$93,6 milhões, crescimento de 16,5%, e margem de 14,5%.

A receita líquida cresceu 7,6% no Brasil excluindo os postos e 4,9% no mercado internacional em moeda local.

O SSS consolidado cresceu +2,1% versus o mesmo período do ano anterior e a IMC também avançou novamente na simplificação de seu portfólio com a conclusão da venda de Olive Garden no Brasil.

Os números também refletem o compromisso com a excelência operacional e a busca constante por produtividade nas marcas e operações.

O compromisso contínuo com a qualidade e aprimoramento constante de sua operação, impulsionou também o indicador de satisfação (NPS), que foi de 86% no trimestre.

Os esforços para promover a digitalização na companhia também foram destaque neste trimestre, onde as vendas digitais representaram 40% da receita total. 

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Press Release da IMC 3t23

Confira abaixo os Press Release do Resultado da IMC do 3t23 na íntegra. 

  Press Release Do Resultado Da IMC Do 3t23 by The Capital Advisor on Scribd

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.