Os resultados do Pão de Açúcar (PCAR3) referente a suas operações do quarto trimestre de 2022, foram divulgados no dia 27/02.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado do Pão de Açúcar do 4T22 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 4T22 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação PCAR3 vale a pena.

Sobre Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar foi constituído em 1948, hoje é considerado o maior grupo de varejo alimentar da América do Sul.

A companhia mantém ampla cobertura geográfica, estando presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

As operações do Pão de Açúcar se dividem em Varejo, Atacado de autosserviços e Grupo Éxito:

  • Varejo: Pão de Açúcar, Extra Hiper, Extra Supermercado, Mercado Extra, Minimercado Extra, Minuto Pão de Açúcar, Compre Bem, Posto Extra, Drogaria Extra e GPA Malls;
  • Atacado de autosserviços: Assaí;
  • Grupo Éxito: inclui a companhia Éxito (Colômbia) e suas controladas Libertad (Argentina) e Disco del Uruguay . O Éxito opera as marcas Surtimax, Super Inter, e Carulla.

Veja aqui a análise de mercado do Pão de Açúcar, o que a empresa faz, seus diferenciais competitivos e principais concorrentes. 

Composição Acionária do Pão de Açúcar

AcionistaONPNTotal
Wilkes Participações S.A.35,1%0,0%35,1%
Outros53,7%0,0%53,7%
Blackrock. Inc.5,0%0,0%5,0%
Geant International Bv3,5%0,0%3,5%
Segisor2,1%0,0%2,1%
King Llc0,3%0,0%0,3%
Helicco Participações Ltda0,2%0,0%0,2%
Ações Tesouraria0,1%0,0%0,1%

Avaliação de Governança

O Pão de Açúcar está listado na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaCia Brasileira de Distribuicao
CódigoPCAR3
SubsetorComércio e Distribuição
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float54% (ON)
Principal AcionistaWilkes Participações S.A. (3.504%)
Sitewww.gpari.com.br

O Pão de Açúcar possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

Resultado Pão de Açúcar no 4T22

O Pão de Açúcar apresentou um prejuízo líquido de R$ 1,0 bilhão no 4T22, este resultado contrasta com o lucro líquido de R$ 842,0 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados do Pão de Açúcar do quarto trimestre de 2022:

Indicador4T223T22%4T21%
Lucro Líquido (R$)-1,0 B-244,0 M-842,0 M-226,0%
Margem Ebitda (%)2,9%4,9%-2,0 p.p.8,4%-5,5 p.p.
Margem Bruta (%)24,2%24,8%-0,6 p.p.26,8%-2,6 p.p.
Margem Líquida (%)-8,9%-2,3%-6,7 p.p.7,0%-15,9 p.p.

Resultados Operacionais do Pão de Açúcar no 4T22

Confira os destaques dos resultados operacionais do Pão de Açúcar, referente às suas operações do 4T22, por divisão de negócio:

GPA Brasil

O GPA Brasil apresentou um crescimento robusto de 16,8% nas vendas totais (excluindo postos) no 4T22, impulsionado pelas lojas convertidas dos hipermercados e pela consistente retomada do fluxo de clientes nas lojas nos últimos trimestres.

O crescimento em vendas mesmas lojas foi de 7,3% em relação ao 4T21, mostrando uma melhora sequencial em relação ao 3T22.

A bandeira Pão de Açúcar teve um crescimento de 6,7% nas vendas mesmas lojas, estimulado pela estratégia de aumento da penetração de perecíveis e pelo forte crescimento em mercearia básica.

No formato de proximidade, o crescimento de vendas mesmas lojas foi de 17,3%, explicado pelo aumento contínuo no fluxo das lojas de passagem e pelo maior número de lojas atendendo os parceiros de last miles.

As bandeiras mainstream, Mercado Extra e Compre Bem, apresentaram um crescimento de vendas mesmas lojas de 4,1%, com melhora em relação ao 3T22, principalmente devido à evolução na bandeira Mercado Extra.

No entanto, houve um impacto negativo na venda mesmas lojas de postos, como consequência da conversão das lojas para atacarejo após a transação com o Assaí e, consequente, redução do fluxo de clientes no período em que as lojas permaneceram fechadas para reformas, além da queda de -25% dos preços de combustíveis no 4T22 versus 4T21.

Grupo Éxito

O Grupo Êxito apresentou um sólido desempenho de vendas no 4T22, atingindo o sexto trimestre consecutivo com crescimento duplo dígito na venda mesmas lojas em câmbio constante, alcançando 16,3% no trimestre.

A receita bruta, após a conversão para reais, totalizou R$ 7,8 bilhões no trimestre e apresentou retração no total lojas de -6,8% na comparação anual, explicada pelo forte impacto da depreciação do peso colombiano versus o real no período.

Na Colômbia, apesar da forte base de comparação com o 4T21, que foi beneficiada por uma data especial a mais (non-VAT days), o crescimento acima da inflação no trimestre foi impulsionado principalmente pela tendência positiva na categoria de alimentos, com um crescimento de vendas mesmas lojas de 12,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Destaque para o sólido desempenho do negócio de cash & carry no trimestre. A participação das vendas omnichannel no país cresceu 0,5 ponto percentual em relação ao 4T21 e permaneceu em linha com o 3T22, atingindo 11,9%.

No Uruguai, houve um crescimento significativo das lojas Fresh Market de 17,2%, com alta participação nas vendas, enquanto as vendas mesmas lojas cresceram 13,7% no trimestre.

Resultados Financeiros do Pão de Açúcar no 4T22

A receita líquida do Pão de Açúcar atingiu R$ 11,9 bilhões no 4T22, apresentando retração de -0,9% na comparação com o 4T21.

O lucro bruto do Pão de Açúcar atingiu R$ 2,9 bilhões no 4T22, apresentando retração de -10,2% na comparação com o 4T21. 

O custo das mercadorias vendidas totalizou R$ 8,9 bilhões no 4T22, apresentando crescimento de 2,6% na comparação com o 4T21.

O Ebitda do Pão de Açúcar atingiu R$ 349,0 milhões no 4T22, apresentando retração de -65,4% na comparação com o 4T21.

A margem Ebitda do Pão de Açúcar totalizou 2,9% no 4T22, apresentando retração de -5,5 pontos percentuais na comparação com o 4T21. 

O resultado financeiro do Pão de Açúcar totalizou um prejuízo de R$ 225,0 milhões no 4T22, apresentando retração no prejuízo de -19,9% quando comparado ao 4T21.

No 4T22, as despesas gerais e administrativas recuaram -2,5% em relação ao 4T21.

A margem bruta do Pão de Açúcar atingiu 24,2% no 4T22, apresentando retração de -2,6 pontos percentuais na comparação com o 4T21.

O prejuízo líquido do Pão de Açúcar atingiu R$ 1,0 bilhão no 4T22, apresentando aumento no prejuízo de 334,8% na comparação com o 3T22 e queda de -226,0% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais do Pão de Açúcar
Gráfico do histórico de lucros trimestrais do Pão de Açúcar. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida do Pão de Açúcar atingiu -8,9% no 4T22, apresentando retração de -15,9 pontos percentuais na comparação com o 4T21.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

Endividamento do Pão de Açúcar

Os indicadores de endividamento do Pão de Açúcar estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 42,7%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento do Pão de Açúcar:

Gráfico do Histórico de Endividamento do Pão de Açúcar
Gráfico do histórico de endividamento do Pão de Açúcar. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta do Pão de Açúcar em dezembro de 2022, totalizou R$ 5,9 bilhões, apresentando retração de R$ 2,0 bilhões na comparação com setembro de 2022.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 82,9% da sua dívida no longo prazo e 17,1% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas do Pão de Açúcar

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas do Pão de Açúcar para iniciar a sua análise dos fundamentos do PCAR3.

Indicador09/202212/2022Evolução
Preço/Lucro (P/L)2,8--
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,30,30,0%
Valor de Mercado (R$)5,4 B4,5 B-16,7%
Ebitda (12 meses) (R$)2,9 B2,2 B-24,1%
Lucro por Ação (LPA) $7,0260-0,0148-100,2%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %11,9%-0,02%-11,9 p.p.
Margem Líquida %4,2%-0,02%-4,2 p.p.
Liquidez Corrente1,1%1,6%0,5 p.p.
Data Divulgação27/07/2227/02/23-

* Indicadores com base na data de 27/02/2023.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Teleconferência de Resultados Pão de Açúcar 4T22

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência do Pão de Açúcar do 4T22.

Documentos e arquivos dos Resultados do Pão de Açúcar do 4T22

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados do Pão de Açúcar.

PCAR3 Vale a Pena?

Com base nos resultados apresentados, pode-se concluir que o Pão de Açúcar enfrentou desafios significativos no 4T22, especialmente no que diz respeito à inflação de alimentos e aos custos de mercadorias, mão de obra e transporte.

Isso se refletiu em uma queda na margem de lucro bruto em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Além disso, o impacto pontual no trimestre no lucro bruto do Grupo Éxito também afetou os resultados do Pão de Açúcar.

No 4T22, o prejuízo foi de R$ 1,0 bilhão, contrastando com o lucro líquido de R$ 842,0 milhões em relação ao mesmo período de 2021.

O prejuízo líquido do 4T22 apresentou uma piora significativa em relação ao trimestre anterior, e acumulou um prejuízo líquido de R$ 172,0 milhões em 2022.

Portanto, é necessário continuar monitorando os efeitos da inflação nos custos e aprimorar as estratégias para reduzir o prejuízo líquido e melhorar a rentabilidade da empresa.

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Press Release do Pão de Açúcar 4T22

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado do Pão de Açúcar do 4T22 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.