A BYD (SHE: 002594) ultrapassou a Tesla (TSLA 34) como a maior vendedora mundial de veículos elétricos do mundo  nos últimos três meses de 2023.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A empresa chinesa vendeu cerca de 530 mil exemplares, superando assim os 485 mil da Tesla.

As vendas da BYD foram impulsionadas principalmente por sua gama muito mais ampla de modelos mais baratos na China.

No entanto, durante todo o ano de 2023, a montadora de Elon Musk ainda vendeu mais, vendendo 1,8 milhão de carros elétricos, contra 1,57 milhões da BYD.

A Tesla também gera mais receita e lucro do que a BYD porque vende veículos com preços muito mais altos. O utilitário esportivo Model Y e o sedã Model 3 representaram 95% das entregas no quarto trimestre.

​Mas a vantagem da Tesla sobre sua rival chinesa, de cerca de 230.000 unidades em 2023, foi significativamente menor do que as 400.000 unidades registradas em 2022.

A mudança no ranking de vendas de veículos elétricos reflete a crescente influência da China na indústria automobilística global. 

Durante o ano como um todo, a BYD, sediada em Shenzen, vendeu mais de 3 milhões dos chamados veículos de energia nova (NEVs), que incluem veículos movidos apenas a bateria e híbridos.

Quase 1,6 milhão de suas vendas totais foram de veículos movidos apenas a bateria, disse a empresa.

A BYD, fundada em 1995,  tornou-se conhecida como fabricante de baterias recarregáveis ​​usadas em smartphones, laptops e outros eletrônicos.

A empresa começou a vender as suas ações na bolsa de valores em 2002 e diversificou-se através da compra de um fabricante estatal de automóveis em dificuldades, a Qinchuan Automobile Company.

Desde 2008, a BYD conta com a Berkshire Hathaway (BERK34), de Warren Buffett, como acionista. Inclusive, a fabricante foi muito exaltada por Charlie Munger.

Analistas dizem que a BYD deve seu crescimento ao seu negócio original de baterias. Elas estão entre as peças mais caras de um EV e fabricá-las internamente economiza muito dinheiro para a BYD.

Já muitos dos concorrentes da BYD dependem de fabricantes terceirizados para baterias.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.