O CEO da Celsius Network, Alex Mashinsky, apresentou uma carta de demissão na terça-feira (27), meses depois que a empresa de criptomoedas entrou com pedido de proteção contra falência  do Capítulo 11.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A renúncia de Mashinsky entra em vigor imediatamente, mas ele disse em um comunicado que continuará ajudando a empresa a fornecer aos credores o “melhor resultado”.

“Lamento que meu papel continuado como CEO tenha se tornado uma distração crescente e sinto muito pelas difíceis circunstâncias financeiras que os membros de nossa comunidade estão enfrentando”, escreveu ele na carta. 

“Desde a pausa, tenho trabalhado incansavelmente para ajudar a empresa e seus consultores a apresentar um plano viável para a empresa devolver moedas aos credores da maneira mais justa e eficiente”.

Após o anúncio, a criptomoeda da empresa, o token CEL, caiu mais de 7% em valor, segundo o CoinMarketCap.

Em maio, a Celsius era um dos maiores players no espaço de empréstimos de criptomoedas, com mais de US$ 8 bilhões em empréstimos a clientes e quase US$ 12 bilhões em ativos sob gestão. 

A empresa emprestaria a criptomoeda dos clientes a contrapartes dispostas a pagar taxas de juros altíssimas para emprestar, e a Celsius dividiria parte dessa receita com os usuários.

A estrutura desabou durante uma crise de liquidez em todo o setor, o que resultou na pausa de saques em junho. 

O colapso do mercado também fez com que outras empresas congelassem ativos e pelo  menos três declarassem falência.

Na semana passada, uma reunião interna vazada para a CNBC discutiu um plano inicial para transformar a dívida de Celsius em uma nova criptomoeda. 

De acordo com o áudio, a Celsius lançará “tokens empacotados”, que servirão como um IOU para os clientes. Os tokens representam a proporção entre o que a Celsius deve aos clientes e quais ativos eles têm disponíveis. 

Em um pedido ao tribunal de falências na terça-feira, o Comitê de Credores escreveu: 

"O anúncio de hoje é um passo positivo que permitirá que os Devedores, o Comitê e todas as outras partes interessadas se concentrem em levar esses casos adiante de forma rápida e maneira eficiente.”

O documento também afirmou que o diretor financeiro da empresa, Chris Ferraro, atuaria como diretor de reestruturação e diretor executivo interino da Celsius.

Fonte: CNBC

Onde Investir? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.