O que é Consórcio de Serviços?

Apesar de muitas pessoas não saberem, o mercado também oferece consórcio de serviços, o que é muito parecido com o consórcio de produtos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que diferencia o consórcio de serviços e o de produtos, na maioria das vezes, é apenas o objeto a ser adquirido.

O consórcio apareceu no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC), no fim dos anos 1960, por meio de uma organização de amigos para compra de automóveis.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Com o sucesso obtido, as concessionárias e montadoras, inspiradas na ideia, iniciaram suas próprias organizações para facilitar a compra e venda de produtos.

Portanto, a iniciativa do consórcio se deu basicamente com intuito de adquirir veículos. Essa ideia passou a se diversificar e ser melhor elaborada a partir da década de 1990.

Foi nos anos 1990 que essa modalidade se diversificou, através de regulamentação pelo Banco Central, para o setor imobiliário e contratação de serviços.

Apenas em 2008 as regras se tornaram mais claras e seguras, tanto para os administradores quanto para os cotistas, após a aprovação da Lei do Consórcio, Lei Federal n° 11.795/2008.

Após a aprovação da lei, os consórcios incorporaram a contratação de diversos tipos de atividades profissionais e serviços.

Dito isto, vamos entender melhor qual é a função do consórcio de serviço.

O consórcio de serviço diz respeito a um tipo de financiamento no qual o cliente paga por uma carta de crédito que será utilizada na aquisição de um serviço.

O pagamento pela carta de crédito se dá de forma parcelada. Vale ressaltar que o cliente precisa ser sorteado, em sorteio que ocorre no decorrer dos meses de contrato, para utilizar o crédito.

Outra forma de obter a carta de crédito é através de lances, ou seja, as pessoas podem antecipar as parcelas, sendo que quem antecipar mais parcelas ganha o leilão.

Devemos ressaltar que, o indivíduo que for sorteado no início do contrato, caso ainda não tenha antecipado todas as parcelas acordadas, este deverá continuar pagando-as até o fim do contrato.

Diferenças Comparadas a Outros Consórcios

Tanto o consórcio de serviços como o consórcio de automóveis, imóveis, dentre outros, por exemplo, têm o mesmo modo de funcionamento.

Após a formação dos grupos, reunidos pela administradora, os consorciados definem qual o valor da carta de crédito.

O contrato também é similar, onde são descritos os deveres e direitos, além de determinar a data de início e término do consórcio.

Contudo, uma importante diferença, é o fato do consórcio de serviço ter, por costume, os valores das cartas de créditos mais baixas comparado a outros consórcios.

Além disso, os prazos, em regra, também são menores no consórcio de serviços.

Por fim, a diferença mais marcante, é referente ao uso da carta de crédito. No caso, ela não poderá ser usada para compra de bens ou produtos, apenas para a contratação de um serviço.

Vantagens e Desvantagens do Consórcio de Serviços

O consórcio tem sua vantagem principalmente para pessoas que têm dificuldades em guardar dinheiro, pois cada parcela é paga em forma de boleto, obrigando as pessoas a quitarem a dívida.

Além disso, outra importante vantagem é a possibilidade de pagar em forma de parcelas pelo serviço.

O consórcio não tem o mesmo funcionamento da poupança, pois, no primeiro, não há rendimento do valor aplicado. Mesmo o rendimento da poupança sendo baixíssimo, é o que caracteriza a diferença entre ambos.

Mesmo em muitos contratos de consórcio não sendo cobrados juros, só em caso de atrasos no pagamento, há incidência de taxas.

Devido a essas taxas o consórcio pode ficar menos vantajoso do que outros tipos de aplicações, pois, são essas taxas que tornam o serviço vantajoso para a instituição de crédito.

Por fim, vale ressaltar alguns exemplos recorrentes usados neste modelo, são eles: consórcio de viagem, formatura, casamento, reforma de imóveis, dentre outros.