David Thomson e sua família controlam um império de mídia e publicação, a Thomson Corporation, empresa dona da Reuters Thomson.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A família Thomson é conhecida por sua influência no Canadá.

Atual presidente do grupo fundado por seu avô, Roy Thomson, David não teve muita escolha em sua ascensão a chefe público do vasto reino empresarial da família. 

David Thomson é o principal herdeiro da família e dono de uma das maiores fortunas do mundo.

O empresário possui um patrimônio estimado em US$ 54,5 bilhões, o que o coloca na 22ª posição na lista dos bilionários mais ricos do mundo de 2023, da revista Forbes.

Quem é David Thomson

David Thomson é um empresário e investidor canadense/britânico magnata da mídia. Herdeiro de terceira geração, tornou-se presidente da Thomson Corporation após a morte de seu pai, em 2006.

Com isso também herdou o título britânico de seu pai, Baron Thomson of Fleet.

Além de atual presidente da empresa dona da Reuters Thomson, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, também é presidente da The Woodbridge Company Limited, a empresa de investimentos da família Thomson.

Bem como o presidente da The Globe and Mail Inc., uma empresa de mídia canadense. 

David Thomson é um investidor privado ativo com foco em imóveis, fundador da Osmington Incorporated, e atua nos conselhos de várias empresas privadas.

Vida e carreira

David Kenneth Roy Thomson, o 3º Barão Thomson de Fleet, nasceu em 12 de junho de 1957 na cidade de Toronto,  Ontário, no Canadá, filho mais velho de Kenneth Thomson, 2º Barão Thomson de Fleet , e sua esposa, Marilyn Lavis.

Ele tem uma irmã chamada Lynne Thomson, e um irmão, Peter Thomson, que é um piloto de carros de corrida.

Thomson cresceu envolto de riqueza em uma mansão na área de Rosedale em Toronto e frequentou a Upper Canada College, uma  escola particular de elite. 

Após encerrar o colegial, Thomson frequentou a Universidade de Cambridge, Reino Unido, onde se graduou em artes, com especialização em história, em 1978.

Thomson iniciou sua carreira empresarial como associado júnior na McLeod Young Weir, uma empresa de investimentos em Toronto. Contudo, não demorou para entrar no negócio da família.

Ao longo de sua trajetória no grupo Thomson, o empresário ocupou diversos cargos em empresas controladas pela família.

Thomson foi gerente na The Bay, depois presidente da Zellers até que seguiu o caminho de seu pai assumindo o posto de presidente da Thomson Corporation.

Como o filho primogênito da terceira geração, David assumiu o império da família após a morte de seu pai, em 2006.

Esse caminho foi cuidadosamente traçado por seu avô Roy, que trabalhou para garantir que os “meninos” Thomson estivessem por muito tempo ligados ao negócio que ele iniciou, quer essa função os interessasse ou não. 

“David, meu neto, terá que participar da direção da Organização, e o filho de David também”, escreveu Roy em suas memórias de 1975. 

“Pois o negócio está todo amarrado em fundos para os futuros Thomsons, para que os impostos de morte não o destruam. Esses meninos Thomson que vêm depois de Ken não serão capazes, mesmo que queiram, de se livrar dessas responsabilidades. As condições dos fundos garantem que o controle do negócio permanecerá nas mãos da Thomson por 80 anos.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Assim, David Thomson herdou parte da fortuna da família, a nobreza britânica hereditária de seu avô (Barão Thomson of Fleet) e a responsabilidade de ser o rosto público da família, mesmo que os investimentos da família fossem orientados por administradores profissionais.

Pouco depois de assumir a presidência, David fez o maior negócio da história da empresa, comprando a Reuters por US$ 17 bilhões e acrescentando a agência global de notícias ao seu negócio de dados financeiros.

Porém, o empresário também queria desenvolver sua independência em relação à marca contida no seu sobrenome.

Para isso, David Thomson fundou a empresa imobiliária Osmington Incorporated, operada fora do império Thomson.

David é conhecido como o mais reservado da família Thomson e pouco se sabe sobre ele. 

Além de sua extrema riqueza, ele é conhecido por sua coleção de arte, com obras de Picasso e dono da principal coleção particular do pintor inglês John Constable.

Sua vida particular é um prato cheio para os fofoqueiros. Thomson é pai de seis filhos de quatro mães diferentes. 

Com sua primeira esposa, Mary Lou La Prairie, ele tem duas filhas: Thyra Nicole e Tessa Lys. 

Com sua segunda esposa, Laurie Ludwick, Thomson tem um filho, Benjamin, nascido depois que Thomson deixou o casamento. 

Com a atriz Kelly Rowan, Thomson tem uma filha e com a companheira Severine Nackers, funcionária da Sotheby's de Londres, Thomson tem duas filhas, Ottilie e Elodie.

Onde David Thomson investe

A maior parte da fortuna de David Thomson vem das mais de 320 milhões de ações da Thomson Reuters, onde Thomson atua como presidente.

Ele está no topo do império familiar onde também é co-presidente da Woodbridge Co. Ltd., empresa de investimentos da família Thomson.

Os outros investimentos da Thomson incluem, de acordo com a Forbes, a propriedade parcial dos Winnipeg Jets, uma parte do Montreal Canadiens, uma participação na gigante das telecomunicações Bell Canada, vastos imóveis e propriedade do Globe and Mail, onde Thomson também atua como presidente.

Thomson é um notável colecionador de arte e possui obras de Rembrandt , JMW Turner , Paul Klee , Hammershoi , Edvard Munch , Patrick Heron , Joseph Beuys , EL Kirchner, Egon Schiele e a coleção mais importante do mundo do pintor romântico inglês John Constable.

Através de sua empresa imobiliária Osmington Incorporated, operada fora do império Thomson, ele adquire e administra ativos imobiliários comerciais em nome de acionistas institucionais.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.