Os "Magnificent Seven" parecem um pouco menos magníficos e não são mais um grupo de sete. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As suas fortunas divergentes este ano podem marcar o fim de uma era para o mercado de ações, de acordo com o analista que cunhou o apelido para o grupo de gigantes mega capitalizados. 

Em uma nota intitulada “RIP the Magnificent Seven Era”, Mike O’Rourke, estrategista-chefe de mercado da Jones Trading, disse que o domínio do grupo sobre o mercado de ações está chegando ao fim, reportou o Business Insider.

Em abril de 2023, quando O'Rourke inventou o apelido (embora alguns digam que foi Michael Hartnett do BofA quem cunhou o termo), os Sete Magníficos contribuíram para impressionantes 88% dos ganhos acumulados no ano. Hoje, esse controle sobre o mercado diminuiu.

Em janeiro, Michael Hartnett observou que as sete maiores ações – Apple (AAPL34), Meta Platforms (M1TA34), Nvidia (NVDC34), Tesla (TSLA34), Amazon (AMZO34) e Microsoft (GOGL34) – representaram 45% dos ganhos do S&P 500

Embora ainda seja muito, é significativamente menor do que o controle que já teve.

Agora, as ações dos Sete Magníficos embarcaram em trajetórias diferentes, pense, por exemplo, na Nvidia e na Tesla.

“Esta grande maré ascendente de sete nomes levantando todos os barcos no mercado de ações é o que vejo acabar”, disse O'Rourke. “Não vejo esses sete nomes surgindo juntos.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Caminhos divergentes

Os Sete Magníficos não estão mais se movendo na mesma direção.

Veja a Nvidia, por exemplo, que decolou com o boom da AI com uma alta de 66% em suas ações até agora neste ano. 

Depois de seu excelente relatório de lucros, o preço das ações da fabricante de chips subiu 16% em um dia para o maior aumento de capitalização de mercado de todos os tempos.

Esse aumento ocorreu poucas semanas depois que a Meta registrou um recorde semelhante, depois que seu próprio relatório de lucros impulsionou as ações em 20% em um dia, informou o Insider.

Esses movimentos contrastam fortemente com a sorte da Tesla este ano. As ações caíram 22% desde janeiro em meio a uma perspectiva mais nebulosa para a demanda por veículos elétricos.

Até a Apple tem enfrentado dificuldades desde o início de 2024, com queda de cerca de 1,45%.

“Eles ainda têm grande influência no mercado”, observou O’Rourke. "A diferença agora é que eles começarão a se anular no que diz respeito ao desempenho, em vez de todos seguirem na mesma direção."

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

AI divide o pacote

Uma das razões pelas quais o grupo se dispersou é a própria procura pela Inteligência Artificial (IA).

Empresas como Nvidia e Meta fazem parte do comércio de IA no que diz respeito aos investidores.  

A fabricante de chips se posicionou como a principal empresa quando se trata da tecnologia que alimenta grandes modelos de linguagem como o ChatGPT da OpenAI. 

Em seu último relatório de lucros, a Nvidia disse que as vendas de seus data centers dispararam para US$ 18 bilhões, um aumento de 409% desde o ano passado.

A Meta também disse que fez muitos progressos em sua “visão para o avanço da IA ​​e do metaverso” nos resultados do quarto trimestre.

E embora uma empresa como a Tesla queira considerar-se um rolo compressor da IA, o mercado ainda a vê como o seu negócio principal, que é a fabricação de automóveis. 

Existem também outras razões pelas quais a sorte do grupo divergiu. A Apple e a Tesla estão ambas muito mais expostas à China, que enfrenta várias dores de cabeça econômicas.

“Entre estes quatro nomes, a divergência de valor e crescimento é demasiado vasto e o principal fator que têm em comum é o seu estatuto de mega-capitalização e o notável desempenho passado”, disse O’Rourke. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O futuro dos 7 Magníficos

O selo Magnificent Seven provavelmente não será aposentado, mas uma reformulação pode ser provável, já que o grupo continua a ver performances divergentes. 

Dan Niles, do Satori Fund, disse que o grupo deveria ser reduzido apenas a Nvidia, Meta, Amazon e Microsoft, ou ao Quarteto Fantástico.

“Os lucros estão em dificuldades, eles estão tendo problemas com a concorrência, e acho que você está vendo isso nos preços das ações – Apple, Tesla caíram este ano e o Google está tendo um desempenho inferior ao do mercado”, disse Niles em entrevista à CNBC . "E então o Quarteto Fantástico está indo muito bem."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.