Elon Musk e Sam Altman fundaram a OpenAI juntos. Agora estão em desacordo em um processo judicial. Mas a rivalidade entre os bilionários da tecnologia não é de hoje.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 2015, Musk e Altman uniram-se por causa de uma preocupação comum e fundaram a OpenAI, um laboratório de IA sem fins lucrativos que tinha como objetivo beneficiar a humanidade.

Em 2018, Musk deixou a empresa após uma luta pelo poder com Altman. A saída também criaria uma rivalidade pública entre os dois.

Agora, Musk está processando Altman e a OpenAI, acusando-os de violar o contrato de fundação ao colocar lucros e interesses comerciais à frente do bem público no desenvolvimento de IA.

Aqui está a história da rivalidade entre Musk e Altman ao longo dos anos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Unidos pelos benefícios da IA na humanidade

Elon Musk e Sam Altman foram cofundadores da OpenAI, criadora do ChatGPT, ao lado de outras figuras do Vale do Silício.

Conforme informou a revista americana Fortune, os dois eram mesmo próximos e pareciam pensar de maneira similar. 

Durante um jantar em 2015, em um luxuoso hotel no Vale do Silício, eles discutiram com outros executivos do setor a possibilidade de criação de um laboratório de IA "transparente, de código aberto e dedicado a democratizar os benefícios da inteligência artificial avançada".

A ideia contou com o apoio financeiro não apenas de Musk, mas também de outros investidores, como Peter Thiel, o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, e a cofundadora do Y Combinator, Jessica Livingston.

O grupo pretendia criar uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento de inteligência artificial “da forma que mais provavelmente beneficiaria a humanidade como um todo”, de acordo com um comunicado no site da OpenAI de 11 de dezembro de 2015.

Bem como um esforço para enfrentar o domínio de grandes players, como o Google.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na época, Musk disse que a IA era a “maior ameaça existencial” para a humanidade.

“É difícil imaginar o quanto a IA em nível humano poderia beneficiar a sociedade, e é igualmente difícil imaginar o quanto poderia prejudicar a sociedade se construída ou usada incorretamente”, diz um comunicado anunciando a fundação da OpenAI.

Musk deixa a OpenAI

Depois de tentar assumir o controle da OpenAI,  Musk deixou a OpenAI em 2018.

Publicamente, ele e a OpenAI disseram que o motivo de sua saída foi um conflito de interesses, uma vez que a Tesla estava desenvolvendo sua própria inteligência artificial para direção autônoma e competindo por talentos com a OpenAI, informou a Semafor.

“À medida que a Tesla continua a se concentrar mais na IA, isso eliminará um potencial conflito futuro para Elon”, disse a OpenAI na época, acrescentando que Musk continuaria a fornecer orientação e doações, segundo o Business Insider.

Além de deixar o conselho de administração, Musk também desistiu do compromisso de fornecer financiamento adicional à OpenAI.

“Foi muito difícil”, disse Altman à revista sobre a situação. “Tive que reorientar grande parte da minha vida e do meu tempo para garantir que tínhamos financiamento suficiente.”

Os aportes de Musk na empresa começaram a reduzir, até que em 2020 eles pararam de vez.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

OpenAI cria uma entidade com fins lucrativos

Em 2019, em um movimento visto como incomum, Altman anunciou que estava criando uma entidade com fins lucrativos para que pudesse arrecadar dinheiro suficiente para pagar pelo poder computacional necessário para a OpenAI perseguir os modelos de IA mais ambiciosos.

“Queremos aumentar a nossa capacidade de levantar capital e ao mesmo tempo cumprir a nossa missão, e nenhuma estrutura jurídica pré-existente que conhecemos atinge o equilíbrio certo”, escreveu a empresa na época, relatou a Semafor.

Menos de seis meses depois, a OpenAI recebeu bilhões de dólares da Microsoft.

Quando o ChatGPT foi lançado, a OpenAI instantaneamente a startup de tecnologia do momento, líder na chamada inteligência artificial generativa.

De lá para cá, Musk não poupa esforços em expressar seu "desgosto" com os rumos tomados por Altman na OpenAI.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Musk disparou contra a OpenAI em várias ocasiões 

Em 2019, Musk compartilhou alguns insights sobre sua decisão de sair, dizendo que um dos motivos foi que ele “não concordava” com o rumo que a OpenAI estava tomando.

“Tive que me concentrar em resolver um número dolorosamente grande de problemas de engenharia e fabricação na Tesla (especialmente) e na SpaceX ”, ele tuitou. 

"Além disso, a Tesla estava competindo por algumas das mesmas pessoas que a OpenAI e eu não concordei com algumas das coisas que a equipe da OpenAI queria fazer. Some tudo isso e era melhor nos separarmos em bons termos."

Dois anos após sua saída, Musk disse: “A OpenAI deveria ser mais aberta” em resposta a um artigo da MIT Technology Review relatando que havia uma cultura de sigilo ali, apesar da OpenAI proclamar frequentemente um compromisso com a transparência.

Musk também acrescentou que sua “confiança em Dario quanto à segurança não é alta”, referindo-se a Dario Amodei, que liderou a estratégia da OpenAI na época, informou o Business Insider.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em dezembro de 2022, dias após o OpenAI lançar o ChatGPT, Musk disse que a empresa tinha acesso prévio ao banco de dados do Twitter, agora propriedade de Musk, para treinar o chatbot de IA e que ele estava colocando isso em espera.

"É preciso entender mais sobre a estrutura de governança e os planos de receita daqui para frente. OpenAI foi iniciado como código aberto e sem fins lucrativos. Nenhum dos dois ainda é verdade", disse ele.

Musk teria ficado furioso com o sucesso do ChatGPT, informou a Semafor em 2023.

Em novembro, o chatbot decolou e conquistou milhões de usuários por sua capacidade de fazer tudo, desde escrever ensaios até criar códigos básicos.

Em fevereiro de 2023, Musk dobrou a aposta, dizendo que o OpenAI tal como existe hoje “não é o que eu pretendia”.

"OpenAI foi criado como um código aberto (é por isso que o chamei de "Aberto" AI), uma empresa sem fins lucrativos para servir como contrapeso ao Google, mas agora se tornou uma empresa de código fechado e de lucro máximo, efetivamente controlada pela Microsoft. Não é o que eu pretendia", disse ele em um tweet.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Musk repetiu esta afirmação um mês depois.

“Ainda estou confuso sobre como uma organização sem fins lucrativos para a qual doei cerca de US$ 100 milhões de alguma forma se tornou uma capitalização de mercado de US$ 30 bilhões com fins lucrativos. Se isso é legal, por que nem todo mundo faz isso?” ele twittou.

Musk foi uma das mais de 1.000 pessoas que assinaram uma carta aberta pedindo uma pausa de seis meses no treinamento de sistemas avançados de IA.

A carta, que também recebeu assinaturas de vários especialistas em IA, cita preocupações sobre os riscos potenciais da IA ​​para a humanidade.

“Sistemas poderosos de IA só deverão ser desenvolvidos quando estivermos confiantes de que os seus efeitos serão positivos e os seus riscos serão controláveis”, diz a carta.

Mas enquanto pedia publicamente uma pausa, Musk estava silenciosamente construindo seu próprio concorrente de IA, o xAI, informou recentemente o The New Yorker .

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Transformando reclamações em ação judicial

Agora dono da Tesla e do X está processando a OpenAI , Altman e o cofundador Greg Brockman, alegando que a direção da empresa nos últimos anos violou seus princípios fundadores, incluindo o princípio de ser uma empresa sem fins lucrativos e acessível livremente ao público.

Uma questão que está em debate é a alteração da estrutura organizacional da  OpenAI em 2019 com a criação da OpenAI LP, uma entidade com fins lucrativos. 

Os advogados de Musk alegam que a OpenAI “foi transformada em uma subsidiária de fato de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo” e está “refinando uma AGI para maximizar os lucros para a Microsoft, e não para o benefício da humanidade”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Altman rebateu algumas queixas de Musk 

“Para dizer algo positivo sobre Elon, acho que ele realmente se preocupa com um bom futuro com AGI”, disse Altman no ano passado em um episódio do podcast “On With Kara Swisher” , referindo-se à inteligência artificial geral.

“Quero dizer, ele é um idiota, não importa o que você queira dizer sobre ele - ele tem um estilo que não é um estilo que eu gostaria de ter para mim”, disse Altman a Swisher. “Mas acho que ele realmente se importa e está muito estressado com o que será o futuro da humanidade”, relatou o Insider.

Altman também se referiu a Musk como um de seus heróis, apesar do fato de Musk estar “obviamente atacando” a OpenAI no Twitter.

A OpenAI pareceu rejeitar as alegações de Musk no processo em um memorando enviado por um de seus executivos, Jason Kwon, obtido pela Axios e pela Bloomberg .

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Kwon sugeriu que o processo “pode resultar do arrependimento de Elon por não estar envolvido com a empresa hoje”, disse o relatório da Bloomberg, citando o memorando.

O diretor de estratégia da OpenAI pareceu refutar o argumento dos advogados de Musk de que a OpenAI se tornou uma subsidiária da Microsoft.

Kwon disse: “Nós decidimos o que pesquisar e construir, como administrar a empresa, a quem nossos produtos servem e como cumprir nossa missão”.

Ele acrescentou: “Também competimos diretamente com a Microsoft para oferecer o melhor valor e produtos para empresas, desenvolvedores e pessoas comuns. Como sabemos, a OpenAI é a criadora do ChatGPT e do ChatGPT for Enterprise, enquanto a Microsoft oferece o Copilot e o Copilot para Microsoft 365. ", informou o Business Insider.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.