O Brasil é o penúltimo em um ranking global que lista os melhores países para se aposentar com qualidade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entre as 44 nações, o Brasil figura na 43ª posição — só à frente de Índia (44º) e atrás de países da América Latina, como Chile (34º), México (36º) e Colômbia (42º).

Os países no topo do ranking com melhor indicador de aposentadoria são Noruega (1º), Suíça (2º) e Islândia (3º).

O estudo foi realizado pela Natixis Investment Managers, empresa americana de gestão de ativos.

Entre as nações listadas estão membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e os grandes emergentes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).

Quatro critérios são considerados para a nota recebida por cada país: saúde, bem-estar econômico, renda durante a aposentadoria e qualidade de vida.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

A maior nota do Brasil foi no índice de qualidade de vida (59%), seguida de renda (57%), e saúde (56%).

A nota máxima possível é 100% em todas as categorias. A pior nota foi o critério macro de bem-estar econômico (4%), puxado especialmente pela falta de igualdade de renda.

2022: um ano ruim para se aposentar

O ranking classifica 2022 como “um ano ruim para se aposentar” diante de inflação em patamares elevados ao redor do mundo.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Os preços vertiginosos do petróleo, alimentos e moradia estão corroendo o poder de compra dos trabalhadores que pretendem se aposentar em breve.

Outro desafio é a taxa de dependência, com pessoas mais velhos precisando de outros integrantes da família, em idade ativa, para bancar os benefícios previdenciários.

Conforme a população mundial envelhece, há uma pressão nesta taxa, o que pode piorar as condições de aposentadoria.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

“Para as instituições, as populações que envelhecem rapidamente testarão os limites dos sistemas de benefícios para aposentadorias”, diz o estudo.

“Em vez de esperar que seus investimentos e dinheiro guardado gerassem uma renda sustentável [movimento impulsionado por taxas de juros altas], os aposentados foram forçados a usar suas reservas durante esses últimos dois anos quando normalmente procuram preservar seu capital. Como resultado, ou as reservas foram fortemente afetadas ou os aposentados assumiram mais riscos para compensar o momento diante de um mercado volátil”, contextualiza a Natixix.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: InfoMoney.