A Família Ermírio de Moraes é uma das famílias mais ricas do Brasil. Sua principal fonte de riqueza é o conglomerado Grupo Votorantim.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A história da empresa de 105 anos de controle familiar começa com uma família de imigrantes portugueses que chega ao Brasil no início do século XX.

Em 1928, o empreendedor português Antonio Pereira Ignacio adquire a massa falida do Banco União, dentre as propriedades havia a Fábrica de Tecidos Votorantim.

Um novo rumo para a empresa é traçado após o casamento do pernambucano José Ermírio de Moraes com a filha de Antonio, Helena Pereira Ignacio.

Aos 25 anos de idade, José é convidado pelo sogro a assumir a direção da Votorantim, marcando o início de uma fase de expansão do grupo.

José Ermírio de Moraes conseguiu transformar uma pequena tecelagem do interior paulista na Vorantim S/A, um conglomerado diversificado de negócios que inclui empresas que atuam nas áreas de:

Cimento, concreto e agregados (Votorantim Cimentos), mineração e metalurgia (Nexa, ex-Votorantim Metais), alumínio (CBA), energia (Votorantim Energia), aços longos (na Argentina e Colômbia), celulose (Fibria), laranja (Citrosuco) e financeiro (Banco Votorantim).

Se em muitas famílias o dinheiro é perdido na terceira geração, a história do Grupo Votorantim mostra que os rumos podem ser outros.

Atualmente, a quinta geração da família Ermírio de Moraes já está pronta para entrar em cena.

Conheça mais da história dos principais membros envolvidos com o controle da multinacional brasileira.

Quem foi José Ermírio de Moraes?

José Ermírio de Moraes nasceu em Nazaré da Mata, no Estado de Pernambuco, em 21 de janeiro de 1900. 

Filho dos usineiros Ermírio Barroso de Moraes e Francisca Jesuína Pessoa de Albuquerque, José teve a sua vida transformada após estudar nos Estados Unidos, onde se formou em engenharia pela Colorado School of Mines, em 1921.

Após casar-se com Helena, filha de António Pereira Inácio, em maio de 1925, foi convidado a assumir os negócios da família.

A escolha se mostrou acertada, e José é tido como o grande responsável pelo crescimento e expansão da empresa.

Por influência sua, a empresa começa a investir em outros setores. Na década de 1930, são inauguradas a Companhia Nitro Química Brasileira, em São Paulo, a Siderúrgica Barra Mansa, no Rio de Janeiro, e a primeira fábrica de cimento construída pela Votorantim, a Fábrica de Cimento Santa Helena.

Entre 1963 e 1971, José atuou como senador da República. Foi nessa época que se afastou do dia-a-dia das empresas, entregando o controle aos filhos José Ermírio, Antônio Ermírio, Ermírio e Maria Helena.

O empresário, engenheiro e político brasileiro, fundador do Grupo Votorantim, faleceu no dia 9 de agosto de 1973.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3ª geração da Família Ermírio de Moraes

Os quatro filhos do casal Helena Pereira Ignacio e José Ermírio de Moraes seguiram o legado do pai, mantendo o grupo Votorantim como referência mundial de qualidade.

Todos tiveram participação na construção e desenvolvimento da empresa familiar, no entanto, o destaque vai para o Antônio Ermírio de Moraes e José Ermírio de Moraes Filho.

Quem foi Antônio Ermírio de Moraes?

Antônio Ermírio de Moraes foi presidente do grupo Votorantim por 28 anos, durante os anos de 1973 a 2001 e membro do conselho de administração.

O empresário nasceu em São Paulo, em 4 de junho de 1928 e formou-se em engenharia metalúrgica, em 1949 pela Colorado School of Mines, mesma instituição em que seu pai estudou. 

Após a morte de seu pai, José Ermírio de Moraes, em 1973, Antônio Ermírio assumiu o cargo de presidência da empresa junto de seu irmão, José Ermírio de Moraes Filho.

Durante as décadas em que ele esteve no controle, o conglomerado ganhou projeção mundial. 

Por motivos de saúde e planos de sucessão, ele entregou o comando do conglomerado aos filhos e sobrinhos, tornando-se assim parte do Conselho Administrativo, em 2001.

Antônio Ermírio de Moraes faleceu, aos 86 anos, em 24 de agosto de 2014.

Quem foi José Ermírio de Moraes Filho?

José Ermírio de Moraes Filho foi diretor-presidente do grupo Votorantim entre 1973 e 1993. Depois se tornou presidente do Conselho de Administração. 

Foi também presidente emérito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Filho mais velho de José Ermírio de Moraes, José Filho nasceu no dia 26 de novembro de 1926.

Formado em engenharia metalúrgica pela Colorado School of Mines, nos EUA, José Ermírio deu continuidade à obra iniciada pelo pai ao assumir o grupo ao lado de Antônio.

Enquanto o irmão dava o rosto da empresa, José era mais reservado, mas possuía uma destreza incomum. Juntos, os dois transformaram o Grupo em uma das maiores companhias privadas do mundo.

O empresário morreu aos 74 anos, no dia 11 setembro de 2001, decorrente de uma falência múltipla de órgãos resultante do câncer.

Quem é Ermírio Pereira de Moraes?

Ermírio Pereira de Moraes  nasceu em junho de 1952, o filho mais novo do casal José Ermírio de Moraes e Helena Pereira Ignacio.

Assim como o pai e os irmãos, o empresário e co-proprietário da Votorantim, se formou nos Estados Unidos.

Ermírio é bacharel em Ciências em Engenharia de Petróleo pela Universidade de Tulsa, em Oklahoma, EUA.

Quem é Maria Helena de Moraes Scripilliti?

Maria Helena Moraes nasceu na cidade de São Paulo, em 20 de setembro de 1930, filha de José Ermírio de Moraes e Helena Pereira Ignacio.

Assim que ela se casou com Clóvis Scripilliti, falecido em 2000, seu pai, José Ermírio, o integrou ao grupo dando responsabilidades de negócios no Nordeste e dividindo as tarefas com os três cunhados, José, Antônio e Ermírio.

4ª geração da Família Ermírio de Moraes

O fortalecimento da governança corporativa e a formação dos familiares para assumir os negócios é um tema que sempre esteve presente na empresa.

A sucessão para a 4ª geração vinha sendo preparada há anos. Aos poucos filhas, filhos, primas, primos e cônjuges começaram a participar e contribuir com os negócios da família.

Veja a seguir alguns dos principais nomes desta geração.

Quem é José Roberto Ermírio de Moraes?

José Roberto Ermírio de Moraes é o atual vice-presidente do conselho de administração do Grupo Votorantim. 

Filho do primogênito José Ermírio de Moraes Filho, ele herdou uma participação de 8% na empresa após a morte de seu pai.

Seus dois irmãos, José Ermírio de Moraes Neto e Neide Helena de Moraes, também herdaram participações na empresa familiar.

José Roberto assumiu como presidente do conselho de administração do Grupo Votorantim, em 2011, substituindo o falecido primo, Carlos Ermírio de Moraes, filho de Antonio Ermírio.

José, a exemplo dos irmãos e dos primos, trabalhou em várias divisões do grupo, antes de assumir um cargo maior.

Foi ele quem idealizou a Votorantim Celulose e Papel e quem articulou a compra da Aracruz Papel e Celulose.

Reconhecido como uma forte liderança dentro da família, José Roberto está na lista dos Brasileiros mais ricos de 2023, com um patrimônio estimado em US$ 1,2 bilhão pela revista Forbes.

Quem é José Ermírio de Moraes Neto?

José Ermírio é presidente do Banco Votorantim e membro do conselho de administração do Grupo.

Assim como seus irmãos, José Roberto Ermírio de Moraes e Neide Helena de Moraes, ele herdou uma participação de 8% na empresa depois que seu pai, José Ermírio de Moraes Filho, morreu em 2001.

Neto também aparece na lista de bilionários da Forbes em 2023. Seu patrimônio de US$ 1,2 bilhão o coloca como o 26º brasileiro mais rico em 2023, empatado com seu irmão.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem foi Carlos Ermírio de Moraes? 

Carlos Ermírio de Moraes, filho do empresário Antônio Ermírio de Moraes, foi presidente do conselho do Grupo Votorantim.

Nascido em São Paulo, o executivo seguiu os passos do avô e do pai cursando engenharia metalúrgica na Colorado School of Mines, EUA.

Por mais de 30 anos, Carlos Ermírio esteve envolvido no conglomerado familiar ocupando os cargos de diretor de operações da Companhia Níquel Tocantins e da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Também foi diretor-presidente da Companhia Cimento Portland Itaú, subsidiária da Votorantim Cimentos.

Carlos Ermírio faleceu em agosto 2011 vítima de um câncer, aos 55 anos. Ele enfrentava a doença desde 2007.

Ele deixou a mulher, Márcia Regina Recio de Moraes, e os filhos Eugênio Ermírio de Moraes e Júlia Recio de Moraes, 21 anos.

Em 2009, outro filho de Antônio Ermírio, Mario Ermírio de Moraes, morreu aos 51 anos, também de câncer.

5ª geração da Família Ermírio de Moraes

Os membros da quinta geração da família Ermírio de Moraes já estão sendo preparados para ocupar uma cadeira no conselho de administração da Votorantim.

Desde cedo, os herdeiros têm contado com a empresa com visitas à sede e aos lugares de trabalho dos pais.

É papel do Conselho de Família a orientação e preparação dos futuros acionistas e conselheiros, bem como a descoberta de vocações e competências de cada um. 

Segundo matéria do Valor Econômico, cerca de 109 herdeiros das quinta e sexta gerações estão sendo assistidos pela presidente do Conselho Familiar, Regina Velloso, filha de filhos de Clóvis Scripilliti e Maria Helena de Moraes.

A matéria, a empresária relata os quatro pilares que norteiam a família: união familiar, comunicação entre todos os membros, preservação da história e fortalecimento das relações entre os herdeiros. 

Assim, o Grupo Votorantim segue forte como um dos maiores conglomerados de negócios do mundo sem perder o controle familiar.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.