Gordon Moore foi um grande nome da tecnologia. Fundador de duas empresas de sucesso, a Intel e a Fairchild Semiconductor, outra pioneira do setor de computação, ele fez uma previsão que se tornou 'lei'.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 1965, o bacharel em química e doutor em física, observou, em um artigo científico que o número de transistores em um chip de computador dobrava a cada dois anos. 

A tendência, que ganhou o apelido de "Lei de Moore", estimulou a revolução dos computadores pessoais e smartphones, servindo de base para toda a cadeia de produção de chips.

Na época de sua morte, em março de 2023, Gordon Moore possuía um patrimônio estimado em US$ 6,8 bilhões pela Forbes, o que o colocava como o 352º na lista de mais ricos do mundo de 2023.

Conheça mais da história do cofundador da Intel e da Fairchild Semiconductor.

Quem foi Gordon Moore

Gordon Moore (1929 – 2023) foi um empresário, engenheiro e filantropo americano, cofundador e presidente emérito da Intel Corporation.

Ele atuou como CEO da Intel de 1975 a 1987 e como presidente de 1979 a 1997.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Gordon Earle Moore nasceu em 3 de janeiro de 1929 em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos, como o segundo filho do xerife Walter Harold Moore e da dona de casa Florence Almira "Mira" Williamson. 

Formado em química, Gordon Moore começou a estudar na Universidade Estadual de San Jose, mas, depois de dois anos, mudou-se para a Universidade da Califórnia, concluindo o bacharel em 1950.

Depois disso, ingressou no California Institute of Technology, onde recebeu seu PhD em 1954.

Moore começou sua carreira de pesquisa no Johns Hopkins Applied Physics Laboratory em Maryland. 

Ele voltou para a Califórnia em 1956 para se juntar ao Shockley Semicondutor. 

Em 1957, Moore co-fundou a Fairchild Semiconductor, juntamente com Robert Noyce e seis outros colegas da Shockley Semiconductor. 

A empresa foi a pioneira na fabricação de transistores e circuitos integrados.

Em 1965, enquanto atuava como diretor de pesquisa e desenvolvimento no grupo, Gordon Moore, foi convidado a escrever um artigo sobre as previsões para os próximos anos na indústria de semicondutores.

Foi nas páginas da Electronics Magazine que ele observou que o número de transistores em um chip, que determina a velocidade, a memória e a capacidade de um dispositivo eletrônico, dobra a cada ano. 

Isso teve alto impacto na indústria de tecnologia e ficou conhecida como Lei de Moore.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A previsão de Moore é tida como a responsável por estimular pesquisas para a criação e melhoramento de chips de memória e processadores nos anos seguintes.

Em 1968, Gordon uniu-se novamente a seu colega Robert Noyce na criação da NM Electronics. Tempos depois, a empresa mudaria de nome e passaria a se chamar Intel Corporation.

A criação do microprocessador da Intel abriu portas para a evolução dos computadores pessoais (PCs) e estimulou a criação de outras tecnologias, como os smartphones.

Na Intel, Gordon Moore foi vice-presidente executivo até 1975, quando deixou o cargo para assumir a presidência da companhia. 

Em 1997 tornou-se presidente emérito, deixando o cargo em 2006.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Durante sua vida, ele também se dedicou à filantropia em projetos de conservação ambiental e ciência. 

Junto com sua esposa ele fundou a Gordon and Betty Moore Foundation, em 2000, que doou mais de US$ 5,1 bilhões para causas beneficentes.

Gordon Moore se casou com Betty Irene Whitaker em 1950. Os dois permaneceram casados até a morte de Gordon.

Os dois tiveram os filhos Kenneth e Steven e quatro netos.

Gordon Moore morreu pacificamente aos 94 anos, no dia 24 de março de 2023, cercado por família em sua casa em Hawaii, informou a fundação.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.