O que é Indicadores de Mercado

Os Indicadores de Mercado são um grupo bastante amplo de indicativos que registram informações e disponibilizam dados sistematizados sobre uma grande variedade de temas, a depender da finalidade de cada indicador.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

São chamados “indicadores de mercado”, pois são utilizados pelo mercado como orientadores no processo decisório, entretanto, em si mesmos, podem ser indicadores financeiros, contábeis, sociais, socioeconômicos etc.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivos dos Indicadores de Mercado

Como dito, existem diferentes indicadores de mercado, sendo cada um deles destinado a uma finalidade.

É primordial o entendimento de que os indicadores de mercado possuem características bastante distintas, mudando em relação aos seus objetivos, metodologia, período de apuração etc.

Para dar três exemplos de indicadores de mercado, vamos apresentar três deles, bastante distintos entre si.

O IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários) é um indicador do mercado de fundos imobiliários.

O IFIX registra o desempenho médio dos principais fundos imobiliários do país e é um importante indicador para quem investe ou deseja investir nesse mercado, sendo o benchmark do segmento.

Já o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o indicador oficial da inflação do país e tem um impacto tremendo na economia, consequentemente também no mercado.

Além disso, o IPCA é utilizado como indexador para a rentabilidade de determinados investimentos de renda fixa, como em alguns títulos do Tesouro Direto e também em debêntures

Por fim, temos o Índice Brasil 50 (IBrX 50), que é o indicador que registra o desempenho das 50 ações com maior representatividade e negociabilidade da B3.

Portanto, os indicadores, em si mesmos, não possuem apenas um único objetivo, na medida em que cada um deles possui uma finalidade. 

Entretanto, pensando de maneira “mais ampla”, podemos dizer que todos eles têm o objetivo de fornecer informações quantitativas para auxiliar na tomada de decisões pelos investidores e pelo mercado como um todo.

Utilização dos Indicadores de Mercado

Os indicadores de mercado são basicamente utilizados para auxiliar no processo decisório da escolha de investimentos.

Portanto, cada tipo de investimento considera relevante uma série de indicadores que, especialmente quando analisados em conjunto, podem contribuir para as melhores escolhas.

Como o próprio nome diz, os indicadores de mercado “indicam”. Ou seja, seus dados precisam ser interpretados para que façam sentido.

Assim, por exemplo, a série de indicadores de mercado que um day trader de ações utiliza para realizar seus investimentos é bastante diferente dos indicadores de mercado que um investidor fundamentalista utiliza.

Na análise fundamentalista de ações os indicadores mais utilizados são:

  •  P/L (Preço/Lucro);
  • V/VPA (Preço/Valor Patrimonial da Ação);
  • Dividend Yield;
  • Shareholders Yield;
  • Enterprise Value/EBITDA;
  • LPA (Lucro por Ação); entre outros.

Sendo assim, o aspecto mais fundamental é que cada investidor estude para compreender quais são os indicadores mais importantes para o tipo de investimentos que ele realiza ou pretende realizar.

Os indicadores de mercado são, ao mesmo tempo, utilizados como ferramentas para maior rentabilidade e proteção contra perdas e riscos.

Em relação ao primeiro ponto, torna-se evidente pelo que foi apresentado até aqui, pois os indicadores fornecem dados para serem utilizados na escolha dos melhores ativos na composição de uma carteira de investimentos.

Já em relação ao segundo ponto, os indicadores de mercado são importantes para avaliar quais investimentos possuem maior risco associado. Um exemplo disso está na própria análise fundamentalista.

Imagine que os resultados da maioria dos indicadores de mercado listados acima são ruins, logo é um indicativo de que as ações daquela companhia possuem um maior risco associado.

Como apresentado, existem diversos indicadores de mercado, cada um com sua especificidade e finalidade. 

Convém, sendo assim, que cada investidor conheça os indicadores relevantes aos investimentos que realiza e, se possível, realize um acompanhamento periódico dos mesmos, pois assim pode possuir elementos mais sólidos para realizar os melhores investimentos.