O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou nesta segunda-feira (19), lucro líquido ajustado (desconsiderando outras receitas e despesas e o correspondente efeito financeiro e tributário) de R$ 520 milhões no quarto trimestre de 2023, uma queda de 5,4% em relação ao mesmo período de 2022.

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Sem o ajuste, a companhia registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 565 milhões, frente a um montante positivo de R$ 426 milhões um ano antes, afetado por custos decorrentes do fechamento de lojas físicas.

A empresa, controlada pelo grupo francês Carrefour, apurou no último trimestre de 2023 vendas líquidas de R$ 28,1 bilhões, leve recuo de 0,3% na comparação com o mesmo período em 2022.

Os resultados do quarto trimestre não ajustados foram afetados em grande parte por despesas e uma baixa contábil envolvendo o fechamento de mais de 100 lojas entre dezembro e o início deste ano, já que a administração avaliou que a performance dos pontos estava abaixo das expectativas.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da empresa somou R$ 1,88 bilhão no trimestre, 5% abaixo de um ano antes, enquanto a margem Ebitda ajustada caiu 0,3 ponto percentual, para 6,7%.

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Analistas consultados pela LSEG esperavam um Ebitda ajustado de R$ 1,72 bilhão no trimestre.

Os resultados também foram divulgados um dia após a morte do executivo Abilio Diniz, um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil, e do francês Carrefour, por meio de sua holding de investimentos Península.

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Fonte: Infomoney.