Tempos de mercado difícil são normais na renda variável. Cabe ao investidor fazer movimentos inteligentes para controlar as perdas e aproveitar oportunidades nesse cenário.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem entrou no mercado de ações na alta, antes do início da pandemia, talvez tenha se assustado com o que aconteceu na sequência.

Os tempos de 'glória' culminaram em perdas e muita gente assustada.

A verdade é que todo investidor passará por momentos de mercado difícil de tempos em tempos.

Na circunstância atual de altas taxas de inflação e juros, recessão iminente, a guerra na Ucrânia e a crise global do custo de vida estão enfraquecendo os mercados financeiros.

E investir se torna mais complicado por causa disso, com muitos tendo prejuízo com investimentos.

“Até agora, 2022 provou ser um ano difícil para os investidores, com os mercados de títulos e ações experimentando volatilidade”, disse James McManus, diretor de investimentos da empresa de investimentos Nutmeg ao Make It da CNBC.

Ele acrescenta que algumas dessas condições continuarão a pesar nos mercados nos próximos meses.

Mas investir ainda é uma boa ideia, disse Myron Jobson, analista sênior de finanças pessoais da plataforma de investimentos Interactive Investor, ao Make It da CNBC.

“A história mostra que investir pode render melhores resultados do que economizar dinheiro no longo prazo”, disse ele.

“Algumas pessoas podem estar esperando um momento melhor para investir no mercado, mas a verdade é que ninguém sabe quando isso pode acontecer e há uma boa chance de você não saber quando esse momento chegar”, acrescentou Jobson.

Para muitos investidores jovens, esta pode ser a primeira vez que seu portfólio apresenta perdas consistentes. 

Isso pode parecer preocupante, mas na verdade faz parte de um ciclo normal, disse Jason Hollands, especialista em finanças pessoais da empresa de gerenciamento e planejamento de investimentos Best Invest, ao Make It da CNBC.

Os especialistas aconselham a fazer os seguintes movimentos inteligentes nesse cenário:

Pense a longo prazo

Para não desanimar com o mercado difícil atual, os investidores devem pensar a longo prazo.

“Investir é para longo prazo. Estabeleça metas claras, que devem ser de pelo menos três a cinco anos no futuro, invista [em ações] apenas o dinheiro que não será necessário no curto prazo”, disse McManus.

Na verdade, um mercado lento pode até ser uma coisa boa, disse Hollands.

“O sucesso a longo prazo como investidor se resume a comprar empresas de alta qualidade quando os preços de suas ações estão relativamente baixos e vendê-las quando estão altas”, acrescentou.

Para proteger seus investimentos dos movimentos do mercado, é fundamental garantir que você invista em uma variedade de tipos de ativos, disse Jobson.

“Uma das melhores maneiras de fortalecer seu dinheiro investido em mercados tempestuosos é ter um portfólio global equilibrado”, disse ele.

Isso pode incluir investimentos em diferentes regiões, tipos de ativos como ações e títulos e setores.

Também é importante decidir quanto risco você quer correr, disse McManus.

“O risco é uma parte natural do investimento, mas é bom entender como você se sentirá ao ver seu dinheiro cair ou subir e escolher um portfólio que corresponda ao seu apetite por risco”, disse ele.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Adote uma abordagem ‘gradualista’

Existem também algumas estratégias mais específicas que podem aliviar o estresse de navegar em mercados difíceis, de acordo com os especialistas.

O preço médio é uma delas.

“Investidores nervosos podem reduzir os investimentos mensalmente para ajudar a suavizar os inevitáveis ​​solavancos do mercado”, disse Jobson.

A abordagem baseia-se em investir pequenas quantias de dinheiro regularmente, quer os mercados estejam em alta ou em baixa. 

Os defensores da estratégia dizem que ela torna os investidores menos envolvidos emocionalmente e mais disciplinados, mas seus críticos argumentam que, quando os mercados sobem consistentemente, a abordagem significa que você obtém menos valor de investimento pelo seu dinheiro.

Hollands, da mesma forma, disse que investir gradualmente pode aliviar as preocupações sobre o tempo de investimentos.

“Essa abordagem gradualista ajudará a eliminar as preocupações sobre acertar o timing e suavizar alguns dos efeitos da oscilação dos preços”, disse ele. 

“Você apenas continua passando pelos altos e baixos e não será desviado de seu curso de longo prazo por notícias e nervosismo do mercado”, acrescentou.

McManus concordou que a abordagem pode facilitar os mercados voláteis em seu portfólio. 

Mas há outra abordagem que ele também recomenda que remonta à ideia de manter um portfólio diversificado.

“Tente evitar o FOMO”, disse ele, sigla que vem da expressão em inglês “fear of missing out”, que traduzida para o português significa “medo de ficar de fora”.

Acrescentando que, embora isso possa ser chato, seguir as tendências pode ser arriscado.

“Pode haver muito hype em torno de ações individuais ou setores específicos e, embora você queira manter alguns deles como parte de um portfólio diversificado, apenas investir na última tendência é, literalmente, colocar todos os ovos em uma cesta.”

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.