Carlos Slim é o homem mais rico do México e dono de diversos empreendimentos no país, como construtoras, seguradoras, hotéis, bancos, lojas de roupas e eletrônicos através da holding Grupo Carso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Isso sem falar do seu negócio mais valioso, que lhe colocou no topo do ranking dos bilionários globais: a América Móvil, a maior empresa de telecomunicações da América Latina.

Carlos Slim é muito respeitado por sua capacidade de transformar empreendimentos decadentes em negócios vantajosos. 

Ele também aprendeu como ninguém a aproveitar as oportunidades e comprar quando os preços estão baixos.

Conheça a trajetória do filho de imigrantes libaneses que se transformou na pessoa mais rica da América Latina.

Quem é Carlos Slim

Carlos Slim é um empresário mexicano, atual presidente honorario da América Móvil, maior operadora de telefonia móvel da América Latina. 

A empresa é dona de marcas como a Claro, Embratel e Net, no Brasil. 

Ele também tem negócios em diversas outras áreas, como bancos, construção, indústria, mineração e varejo pela holding Grupo Carso.

Slim é a pessoa mais rica do México e figura na 13ª posição na lista de bilionários de 2022 da revista norte-americana Forbes com patrimônio estimado em US$ 92,6 bilhões.

Vida e carreira

Carlos Slim Helú nasceu em 28 de janeiro de 1940 na Cidade do México, capital do México. 

Ele é o quinto de seis filhos do casal de imigrantes libaneses Julián Slim e Linda Helú.

Seu pai desembarcou no México, em 1902, com 14 anos, fugindo do Império Otomano.

No seu novo país, se juntou a dois irmãos que tinham uma loja e prosperou no comércio. Em certa época, detinha também ações e imóveis. 

Aos oito anos de idade, Carlos Slim já trabalhava com seu pai que o ensinou a importância de controlar as finanças e investir

Aos 10 anos, Carlos abriu sua primeira conta-corrente e, aos 12, ganhou do pai um livro para anotar suas movimentações financeiras.

Slim se formou em Engenharia Civil pela Universidade Nacional Autônoma do México, em 1961. 

Apesar de ter sido considerado um aluno brilhante, chegando inclusive a lecionar Álgebra na instituição, Slim abandonou a carreira de engenheiro quando tinha pouco mais de 20 anos, para abrir uma corretora de valores. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 1965, fundou a corretora de valores Inversora Bursatil, porém, seu primeiro grande empreendimento foi no setor imobiliário.

Em 1966 iniciou a Imobiliária Carso, hoje Carso Inversiones, ao construir apartamentos para locação em um terreno herdado de seu pai. Depois, continuou crescendo com a aquisição de outros terrenos.

Em 1967, Slim se casou com Soumaya Domit, também de família libanesa. O casal teve seis filhos: Carlos, Marco Antonio, Patrick, Johanna, Vanessa e Soumaya.

De seu pai, Carlos herdou o senso de oportunidade nos negócios. 

Anteriormente, o patriarca aproveitou a crise financeira ocasionada pela revolução mexicana para adquirir propriedades e incrementar o patrimônio familiar.

Carlos Slim fez o mesmo na década de 1980, quando o México enfrentava uma de suas mais graves crises econômicas. 

Em 1982, o México deu calote na dívida externa e afundou em uma crise econômica.

Com os ativos estavam extremamente desvalorizados no país,  Slim reproduziu a estratégia de seu pai e foi às compras. 

Ele comprou barato o controle de diversas companhias no país, como a varejista Sanborns, a Anderson Clayton (trading de algodão), a Cigatam (principal fábrica de cigarros do país) e o Bancomer (um dos principais bancos mexicanos).

Estava formado o Grupo Carso.

Ao longo da década, os negócios prosperaram, mas foi na década de 90 que Carlos Slim deu sua grande tacada para se tornar o homem mais rico do México.

Quando o ex-presidente Carlos Salinas começou o movimento de privatização de alguns serviços, Carlos Slim adquiriu a deficitária empresa de telefonia Telmex e obteve do governo um monopólio de seis anos na telefonia fixa.

Em suas mãos, a Telmex passou de uma empresa falida à maior companhia mexicana privada de telecomunicações.

Nos anos 2000, o empresário passou a comprar empresas do ramo pela América Latina e criou a América Móvil, a maior operadora da região. No Brasil, controla a Claro, a Embratel e a Net. 

A partir de 2018, Slim se tornou acionista do jornal New York Times, no qual chegou a ter 17% das ações, sendo por um tempo o maior acionista individual, mas se desfez de mais da metade de sua participação. 

Também já foi também o maior acionista individual do Citigroup.

Slim é um grande colecionador de arte. Em 1994, ele fundou o museu Soumaya, em homenagem à mulher, para abrigar sua coleção pessoal, na cidade do México.

E teve papel de destaque na revitalização do centro histórico da Cidade do México, destruído por um terremoto em 1985.

Onde Carlos Slim investe

A holding Grupo Carso reúne os negócios de Carlos Slim e família nas áreas de comércio, indústria, infraestrutura e construção, energia, e pesquisa a desenvolvimento, da qual detém 79% do conglomerado.

Pela a América Móvil, Slim controla diversas operadoras de telefonia, incluindo a Telmex.

Carlos Slim não está mais à frente dos negócios, passando o comando para seus familiares.

Livros de Carlos Slim

A trajetória nos negócios de Carlos Slim chamou atenção de autores que publicaram biografias de sua história, entre elas:

Carlos Slim: Os Segredos do Homem Mais Rico do Mundo

Qual o sucesso por trás de seus negócios? Quais os desafios pelos quais teve de passar para alcançar o topo? Quais as qualidades que o ajudaram a tornar-se um dos homem mais ricos do mundo? 

Essas são apenas algumas das perguntas que podem ser respondidas com a ajuda dessa obra, que se intitula como a mais ampla e documentada biografia de Carlos Slim, escrita por José Martinez.

Carlos Slim Helú: Una Biografía

A biografia em espanhol escrita por Alejandro García contém fatos ​​e detalhes interessantes do empresário cuja influência pode ser vista e sentida em todo o mundo, especialmente no México.

Carlos Slim Riqueza y Poder: Vida y Obra

O livro de Raciel Trejo analisa como Carlos Slim Helú construiu a corporação mais importante da América Latina: o Grupo Carso. 

Aborda descobertas importantes sobre seus negócios e rede política no México e no mundo, bem como seu estilo de trabalho e método de investimento.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.