Júlio Bozano fez sua fortuna nos setores financeiro como co-fundador do Banco Bozano Simonsen e aumentou seu patrimônio como o "Rei das Privatizações” durante a década de 90.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Bozano fundou, em 1961, com o economista Mário Henrique Simonsen, aquele que viria a ser o maior banco de investimentos do país e modelo para outros concorrentes, o Bozano, Simonsen.

Quando se tornou uma holding, o Bozano, Simonsen chegou a ter sob seu guarda-chuva mais de 40 companhias.

Parte delas adquiridas nos leilões de privatização durante os anos 90, o que lhe rendeu o apelido de  "Rei das privatizações”, "Barão do aço” e “Warren Buffett do Sul.”

Em 2000, o Banco Bozano Simonsen foi vendido para o espanhol Banco Santander Central Hispano por US$ 550 milhões.

Desde então, Júlio Bozano passou a se concentrar em administrar sua fortuna até que retornou ao mercado financeiro em 2013 com a Bozano Investimentos.

Conheça a trajetória do empresário brasileiro e um dos bilionários do mundo, Júlio Bozano.

Quem é Julio Bozano

Júlio Bozano é um banqueiro, empresário e investidor brasileiro. Atualmente é sócio minoritário da Crescera Investimentos, antiga  Bozano Investimentos, uma empresa de private equity.

Ele foi fundador do banco Bozano, Simonsen, ao lado do ex-ministro da fazenda Mário Henrique Simonsen.

Julio Bozano é um dos homens mais ricos do Brasil, com patrimônio estimado em US$ 1,9 bilhões pela Forbes, o que o coloca como o 1575º bilionário de 2023.

Vida e carreira

Julio Rafael de Aragão Bozano nasceu no Rio Grande do Sul, em 8 de novembro de 1936.

Filho de uma família de classe média de Porto Alegre, Júlio Bozano elegeu o Rio de Janeiro para tentar a vida.

Ele estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas não concluiu a graduação.

Nos anos 60, já trabalhando no setor financeiro, fundou com o economista e ex-ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, aquele que viria a ser o maior banco de investimentos do país, o Bozano, Simonsen, em 1961.

O banco serviu de modelo para outras instituições como o Banco Garantia e o Banco Pactual.

Nos anos 90, por meio dos leilões de privatização, adquiriu várias participações em empresas como a Usiminas, Companhia Siderúrgica Tubarão, Cosipa, Banco Meridional e a Embraer.

Em 2000, o Bozano, Simonsen, foi adquirido pelo Santander.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 2013, Julio Bozano criou a Bozano Investimentos, por meio da fusão de  três gestores de recursos,  a BR Investimentos, a Mercatto Gestão de Recursos e a Trapezus Asset Management, todas cariocas.

A Bozano Investimentos é uma empresa que concentra sua atuação no aporte em empresas de venture capital e private equity.

Em 2019, com a saída do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, como sócio, a Bozano Investimentos adotou uma nova marca: Crescera Investimentos.

Bozano continua como sócio minoritário da companhia.

Julio Bozano tem dois filhos: Patrícia Guimarães Bozano do seu primeiro casamento com Iza Guimarães e Giulio de Castro Bozano, do seu segundo casamento com Inês Nicoloso de Castro.

Onde Julio Bozano investe

Boa parte do patrimônio de Julio Bozano veio da venda de seu banco, o Bozano, Simonsen, ao Santander em 2000.

O restante é formado, principalmente, por ações da fabricante de aviões Embraer (EMBR3), compradas quando a empresa foi privatizada, e por uma participação na companhia aérea Azul (AZUL4). 

Ele também tem participação em investimentos destinados à plantação de café, shopping centers e participação e fábrica de motores a jato.

Além do mercado financeiro, Julio Bozano é entusiasta do turfe, sendo proprietário do maior haras de criação de cavalos de corrida do Brasil, o Haras Santa Maria de Araras, em Bagé, município do Rio Grande do Sul.

Ao todo, ele possui cerca de 300 animais puro-sangue em haras no Brasil e no exterior.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.