Quando Lisa Su assumiu a AMD a empresa estava em dificuldades. Em menos de uma década ela não só recuperou a fabricante de chips como a transformou em uma líder em computação adaptativa e de alto desempenho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Agora, a empresária de 54 anos, é a mais nova bilionária dos Estados Unidos após uma valorização das ações da empresa.

Su possui cerca de 4 milhões de ações da AMD, uma pequena fatia de 0,2% da empresa, mas essas, juntamente com as opções que lhe foram atribuídas, representam cerca de três quartos da sua fortuna de US$ 1,1 bilhão

Conheça mais da trajetória da veterana da tecnologia e atual CEO da Advanced Micro Devices, Inc. (AMD).

Quem é Lisa Su

Lisa Su é uma executiva e engenheira elétrica americana nascida em Taiwan. Ela é a  atual presidente, diretora executiva da AMD.

Su também trabalhou na Texas Instruments, IBM e Freescale Semiconductor e é conhecida por seu trabalho no desenvolvimento de tecnologias de fabricação de semicondutores e chips.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Lisa T. Su nasceu em 7 de novembro de 1969, em Tainan, em Taiwan.

Com apenas 3 anos de idade ela foi morar em Nova York, nos Estados Unidos, com seu pai, um matemático e sua mãe, uma contadora que se tornou empresária e abriu um atacadista de suprimentos industriais. 

Depois de se formar na Bronx High School of Science, Su foi para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde obteve o bacharelado, mestrado e doutorado em engenharia elétrica.

Ela disse que a escolha do curso foi porque esta parecia ser a área de especialização mais difícil. 

Durante seu primeiro ano no MIT ela começou a fazer pesquisas em um laboratório de semicondutores e desde então, eles têm sido sua paixão, disse em uma entrevista.

Lisa Su publicou mais de 40 artigos técnicos e foi nomeada Membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos em 2009.

Ela foi membro do corpo técnico da Texas Instruments Inc., no Semiconductor Process and Device Center, de 1994 a 1995.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trabalhou por 13 anos na IBM onde ocupou diversas posições de liderança em engenharia e negócios, incluindo a vice-presidência do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Semicondutores.

Em 2007, ingressou na Freescale Semiconductor, assumindo vários cargos de liderança, incluindo diretora de tecnologia, onde liderou os esforços de pesquisa e desenvolvimento da empresa, bem como vice-presidente sênior e gerente geral de Redes e Multimídia.

Su ingressou na AMD em 2012 como vice-presidente sênior e gerente geral de unidades de negócios globais e foi responsável por conduzir a execução de negócios de ponta a ponta dos produtos e soluções da AMD.

Depois foi promovida a diretora de operações e em  2014, foi nomeada presidente e CEO da AMD, a primeira mulher líder da empresa.

Quando Su assumiu a AMD estava com dificuldades financeiras. Ela liderou a recuperação expandindo o foco da AMD de produtos de computadores pessoais para novas áreas, incluindo jogos e inteligência artificial. 

A crescente demanda por gráficos e processadores de computador da AMD foi responsável pelo sucesso renovado da empresa. 

Desde então, a AMD fez parceria com NASA, Microsoft, Meta, Lenovo, Oracle e Dell Technologies.

As ações da AMD dispararam quase 30 vezes e no meio desse aumento, a capitalização de mercado da empresa ultrapassou a da sua rival, a Intel.

Agora, Lisa Su mira um concorrente muito maior, a Nvidia, que tem receitas significativamente maiores e cinco vezes o valor de mercado da AMD.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.