Mark Mateschitz, de 31 anos, é filho único do falecido bilionário austríaco Dietrich Mateschitz, que fundou a empresa de bebidas energéticas Red Bull.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Depois que seu pai morreu em outubro de 2022, Mark herdou a participação de 49% na empresa, se tornando o millennial mais rico da Europa.

Atualmente, sua fortuna está estimada pela Forbes em US$ 40 bilhões, o que o leva para a 37ª posição na lista de bilionários de 2023.

Conheça mais da trajetória do herdeiro da Red Bull.

Quem é Mark Mateschitz

Mark Mateschitz é um bilionário austríaco, dono de 49% da Red Bull GmbH, a empresa de bebidas energéticas que foi co-fundada por seu pai, Dietrich Mateschitz.

Vida e carreira

Mark Dietrich Mateschitz nasceu em maio de 1992, filho único de Dietrich Mateschitz e Anita Gerhardter.

Seu pai descobriu as bebidas energéticas durante uma viagem de negócios à Tailândia na década de 1980 quando trabalhava na área de marketing da empresa alemã de produtos de consumo Blendax.

Dietrich ficou impressionado com a bebida que o ajudou com o jet lag que fechou um acordo para promovê-lo no exterior. 

Em 1987, ele co-fundou uma empresa em sociedade com o empresário tailandês Chaleo Yoovidhya, inovando ao carbonatar as bebidas energéticas e vendê-las em latas. Era o lançamento da Red Bull.

Voltando ao jovem Mark Mateschitz, pouco se sabe sobre ele, que passou a infância o mais longe possível dos holofotes.

Por um bom tempo, ele usou somente o sobrenome da mãe. Só começou a usar o do pai ao concluir sua graduação em administração de empresas na Universidade de Ciências Aplicadas de Salzburgo.

No entanto, Mark foi exposto às atividades comerciais de seu pai desde muito jovem. Eventualmente, ele entrou no império Red Bull e assumiu cargos importantes em suas empresas, tornando-o um sucessor viável para seu pai.

Mateschitz também criou seu próprio negócio de bebidas em 2018. Ele foi CEO da empresa de refrigerantes, água e cerveja Thalheimer Heilwasser GmbH por quase quatro anos. 

A empresa, do grupo Red Bull, produz cerveja e limonada com água proveniente de uma das nascentes mais antigas da Áustria.

Em 2021, Mark passou a liderar a gestora Mark Mateschitz Beteiligungs. Entre os ativos, a empresa detém 34% da Taurea, negócio que controla diversas propriedades do conglomerado.

Após a morte de seu pai, em outubro de 2022, Mark estabeleceu uma nova estrutura da companhia e deixou seu cargo de chefe de produtos orgânicos na empresa para se concentrar em seu papel como acionista.

“Mas não acredito que alguém deva ser funcionário e acionista da mesma empresa”, afirmou ele em um memorando interno, conforme relatado pela Fortune . “Vou me concentrar no meu papel como acionista e vou interpretar isso e me expressar de uma forma que faça sentido para mim.”

Mark Mateschitz também faz parte do conselho da Red Bull Wings for Life Foundation, que é dirigida por sua mãe.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Onde Mark Mateschitz investe

Como herdeiro da Red Bull, Mark Mateschitz agora possui participações em várias equipes esportivas, incluindo a Red Bull Racing da F1, o New York Red Bulls da MLS e o time de hóquei EC Red Bull Salzburg.

A Red Bull também apóia outros esportes, como mergulho, surfe e mountain bike.

Além da riqueza relacionada à Red Bull, relatos dizem que Mark também herdou várias propriedades de luxo, desde uma ilha de Fiji a castelos austríacos e uma propriedade na exclusiva Knightsbridge de Londres.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.