Miguel Krigsner fundou o Grupo Boticário, a segunda maior empresa de cosméticos do Brasil e está entre os maiores bilionários brasileiros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nascido em La Paz, na Bolívia, Krigsner veio para o Brasil quando tinha 11 anos fugindo do nazismo.

O pai polonês e a mãe alemã, se estabeleceram em Curitiba na década de 60.

Foi na capital paranaense que Miguel Krigsner se formou farmacêutico e começou sua trajetória de empreendedorismo dando início ao que é hoje a maior rede de franquias do mercado brasileiro.

Segundo o empresário, a dica para o sucesso é a paciência para não encurtar o caminho, uma vez que a experiência, prosperidade e maturidade vêm com o tempo.

O bilionário que se fez por conta própria, apareceu pela primeira vez na lista dos mais ricos da Forbes em 2014.

Em 2022, seu patrimônio está avaliado em US$ 3,1 bilhões.

Conheça a trajetória do imigrante que fez fortuna ao transformar sua pequena farmácia no Grupo O Boticário.

Quem é Miguel Krigsner

Miguel Krigsner é um empresário naturalizado brasileiro, fundador e idealizador do O Boticário.

Atualmente ele é presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Vida e carreira

Miguel Gellert Krigsner nasceu em 9 de janeiro de 1950, na cidade de La Paz, na Bolívia.

Filho de judeus, o polonês Jacob e a alemã Anneliese, a família veio para o Brasil fugindo do nazismo quando Miguel tinha onze anos, estabelecendo-se em Curitiba, no Paraná. 

Em 1975, Miguel Krigsner se formou em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dois anos depois, em 1977, Miguel emprestou US$ 3 mil de um tio e abriu uma farmácia de manipulação chamada O Boticário, em homenagem aos antigos farmacêuticos que manipulavam medicamentos artesanalmente.

Inicialmente, o foco da empresa era a produção de medicamentos, mas ao observar que a maioria de sua clientela era feminina, começou a produzir cosméticos à base de algas marinhas e colágeno com receitas exclusivas.

Krigsner deixava os produtos expostos na recepção da farmácia e logo, o sucesso das fórmulas se espalhou e ele passou a se dedicar à fabricar cosméticos. 

Em 1979, abriu a segunda loja O Boticário, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Esse foi um passo importante, pois deu visibilidade aos seus produtos e atraiu pessoas de outros estados interessadas em revendê-los pelo Brasil. 

Um ano depois, o empresário vendeu sua primeira franquia, quando o modelo ainda era pouco conhecido no Brasil. A terceira loja foi aberta em Brasília.

Seu negócio se tornou pioneiro nesse sistema. Na segunda metade dos anos 80, O Boticário já contava com centenas de pontos de vendas espalhados pelo Brasil. 

Antes de 1990, eram quase mil lojas franqueadas.

Em 2010, O Boticário se firmou como a maior franquia brasileira. 

No mesmo ano surgiu a holding Grupo Boticário, com 7 marcas próprias presente em 16 países.

Atualmente, a holding é dona das marcas O Boticário; Eudora; Quem Disse Berenice?; The Beauty Box; e a mais recente adquirida, Vult Cosméticos

Krigsner detém quase 80% da empresa e continua acompanhando de perto as negociações.

Seu cunhado, Artur Grynbaum,ingressou como assistente financeiro e chegou a CEO do grupo, hoje detém cerca de 20% do grupo.

O Boticário também foi uma das primeiras empresas a se preocuparem com a preservação do meio ambiente.

Em 1990 Krigsner criou a Fundação Boticário de Proteção à Natureza, instituição voltada à conservação da natureza no Brasil que recebe cerca de 1% da receita líquida do Grupo Boticário anualmente.

Em 2011, Krigsner criou o Museu do Holocausto de Curitiba/PR como forma de honenagear os pais judeus perseguidos durante nazismo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.