Silvio Berlusconi, o bilionário magnata da mídia que serviu como primeiro-ministro italiano várias vezes entre 1994 e 2011 nesta segunda-feira (12) aos 86 anos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Berlusconi estava internado no Hospital San Raffaele, em Milão, desde sexta-feira e sofria de leucemia. Recentemente desenvolveu uma infecção pulmonar.

Uma figura sempre polêmica, Berlusconi ganhou destaque como magnata da mídia por meio de sua empresa Fininvest, a maior empresa de mídia da Itália.

Depois, o empresário embarcou na política liderando o partido Forza Italia e cumpriu três mandatos como primeiro-ministro em 1994-5, 2001-6 e 2008-11.

Berlusconi também foi o proprietário do clube de futebol italiano AC Milan. 

Mas por onde passou, teve sua trajetória marcada por acusações de corrupção e escândalos sexuais.

Conheça mais da vida e carreira de Silvio Berlusconi.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem foi Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi (1936 - 2023) foi um magnata da mídia e político italiano que serviu como primeiro-ministro da Itália de 1994 a 1995, 2001 a 2006 e 2008 a 2011.

Foi membro da Câmara dos Deputados de 1994 a 2013; do Senado da República de 2022 a 2023, e anteriormente de março a novembro de 2013; e membro do Parlamento Europeu (MEP) de 2019 a 2022, e anteriormente de 1999 a 2001. 

Berlusconi também era o acionista controlador da maior emissora comercial da Itália, a Fininvest.

Com um patrimônio líquido estimado de US$ 6,9 bilhões em junho de 2023, Berlusconi era a terceira pessoa mais rica da Itália.

Vida e carreira

Silvio Berlusconi nasceu em 29 de setembro de 1936 em Milão, o primeiro de três filhos do bancário Luigi Berlusconi (1908–1989) e da dona de casa Rosa Berlusconi.

Ele tinha dois irmãos:  Maria Francesca Antonietta (1943–2009), e Paolo (nascido em 1949).

Berlusconi viveu o período da II Guerra Mundial em uma aldeia perto de Milão, depois que seu pai fugiu para a Suíça.

Nesse período teve alguns trabalhos, desde agricultor até animador em barcos de cruzeiro.

Durante seus estudos universitários, Berlusconi e seu amigo Fedele Confalonieri, o atual presidente da Mediaset, pertencente ao grupo Fininvest, criaram um grupo musical e participaram em vários eventos em Milão.

Pouco depois, o grupo se separou, mas Silvio continuou na área do entretenimento, juntando-se a cruzeiros e a cabarets onde cantava.

Depois do regresso do pai, Berlusconi foi convencido a terminar o seu curso de direito, pela universidade de Milão, onde se formou em 1961.

A carreira empresarial de Berlusconi começou na construção. Durante a década de 1970, criou um complexo de apartamentos na periferia de Milão.

O empreendimento acabou sendo vendido, iniciando assim a história de sua fortuna.

Em 1973, Berlusconi entrou pela primeira vez no mundo da mídia ao abrir uma pequena empresa de televisão a cabo, a TeleMilano.

Aproveitando uma decisão do Tribunal Constitucional, em 1976, de permitir as emissões de televisão de canais privados, Berlusconi aproveitou para lutar contra o monopólio da estatal e criou canais com novos formatos de entretenimento, de concursos musicais a desenhos animados.

Assim começou uma saga que levou a uma guerra com o canal estatal, a RAI.

Em 1978, vendo seu império televisivo crescer, Berlusconi criou a holding Fininvest.

Em 1986, o empresário decidiu avançar para outro ramo e se tornou dono do clube de futebol italiano AC Milan até 2017.

O bilionário italiano disse que sempre mostrou uma grande afetividade pelo clube, indo ver vários jogos em San Siro com o pai enquanto criança.

“O verdadeiro significado do Milan para mim é que o Milan me lembra a minha infância e lembra-me o meu pai. O meu pai e eu falávamos do Milan quase todas as noites, quando ele chegava a casa do trabalho”, revela Berlusconi a Alan Friedman, no livro My Way.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trajetória política

Os primeiros passos de Silvio Berlusconi na política aconteceram em 1994, quando foi eleito para a Câmara dos Deputados.

Descrevendo-se como um político de centro-direita, Silvio Berlusconi anunciou a criação do Partido Forza Italia, uma plataforma para combater e derrotar os comunistas.

O Forza Italia obteve a maioria dos votos apenas três meses depois de ter sido lançado e Berlusconi foi nomeado primeiro-ministro após as eleições gerais italianas do mesmo ano.

Em Maio de 2001, Berlusconi tornou-se novamente primeiro-ministro da Itália, depois de a sua coligação ter conseguido 49,6 por cento dos votos na Câmara dos Deputados e 42,5 por cento no Senado da República.

Ele cumpriu seu mandato até 2006.

De 2008 a 2011 cumpriu outro mandato como primeiro-ministro italiano.

Entre Julho de 2019 e Outubro de 2022, o multimilionário ainda passou pelo Parlamento Europeu, onde foi o mais velho deputado, como membro do grupo do Partido Popular Europeu (PPE, democratas-cristãos).

Vida pessoal

Silvio Berlusconi foi casado duas vezes e tem cinco filhos.

Em 1965, casou-se com Carla Elvira Dall'Oglio, com quem tive dois filhos: Maria Elvira , mais conhecida como Marina (nascida em 1966), e Pier Silvio (nascido em 1969).

Em 1980, Berlusconi estabeleceu um relacionamento com a atriz Veronica Lario, com quem posteriormente teve três filhos: Barbara (nascida em 1984), Eleonora (nascida em 1986) e Luigi (nascida em 1988). 

Durante sua carreira,  Berlusconi enfrentou inúmeros escândalos e julgamentos sobre esquemas fiscais e assédios sexuais.  

Ao todo, enfrentou 35 processos criminais, mas apenas uma condenação definitiva.

Nos últimos anos, vinha enfrentando vários problemas de saúde.

Em 2016, foi operado ao coração e em 2020 passou várias temporadas no hospital por complicações relacionadas com a covid-19. 

Os problemas cardíacos já vinham da década anterior e, ainda nos anos 1990, foi operado a um tumor, entre outras complicações de menor gravidade.

Em abril de 2023 foi confirmado publicamente que o político italiano havia sido diagnosticado com leucemia, quando foi hospitalizado com uma infecção pulmonar.

O ex-primeiro-ministro italiano e bilionário Silvio Berlusconi morreu na segunda-feira, 12 de junho de 2023, aos 86 anos, informou a mídia italiana.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.