O investidor Ray Dalio alertou que o mercado de ações está em uma bolha "a meio caminho" da magnitude daquelas que desencadearam quedas históricas do mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em entrevista ao Yahoo Finance, o fundador do maior fundo de hedge do mundo - Bridgewater Associates – compara a atual bolha com a Grande Depressão (1929) e com a Bolha da Internet (2000). 

Para Dalio, algumas das ações que estão em alta nos últimos tempos têm se beneficiado de negociações especulativas.

Ele afirma que o que aconteceu, "como acontece com diversos ciclos", é que "novas ideias, novas tecnologias e novas coisas surgem, fazem revoluções fabulosas e crescem".

Isso é ótimo, mas tem um porém.

"Há uma tendência dos investidores extrapolarem e não prestarem muita atenção ao preço e, quando isso acontece, você começa a emergir como uma espécie de bolha", acrescenta Dalio.

“Pelas nossas contas, a bolha não é o que era em 2000 e não é o que era em 1929”, diz ele. "Mas está meio que na metade do caminho", afirmou. 

China alerta para bolha nos mercados estrangeiros

Dalio não é o único a demonstrar preocupação com uma possível bolha nos mercados mundiais.

No início deste mês, o presidente da comissão reguladora de bancos da China, Guo Shuqing, afirmou que "o país estava realmente com medo de que a bolha de ativos financeiros estrangeiros estourará algum dia".

“O mercado da China está agora altamente ligado aos mercados estrangeiros e o capital estrangeiro continua a entrar.”

De acordo com sua análise, “os mercados financeiros na Europa e nos EUA estão fora de sincronia com suas economias e alimentados pela política monetária e fiscal”.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.