Ray Dalio alertou os investidores que os dias de dinheiro fácil, com política monetária frouxa e inflação baixa acabaram. O investidor também disse que a mania das criptomoedas é exagerada e pediu aos investidores que não retenham dinheiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As afirmações foram feitas em um episódio recente do "The David Rubenstein Show" da Bloomberg e divulgadas pelo Business Insider.

Ray Dalio é o bilionário fundador e investidor-chefe da Bridgewater Associates, o maior fundo de hedge do mundo, com cerca de US$ 150 bilhões em ativos sob gestão. 

Para ele, a recente desaceleração do mercado de ações americano é culpa do plano do Federal Reserve de conter a inflação elevando as taxas de juros este ano.

Taxas mais altas tornarão os empréstimos mais caros e reduzirão o valor presente dos fluxos de caixa futuros, observou Dalio. 

Os preços dos ativos caíram à medida que os investidores enfrentam uma era de políticas fiscais e monetárias mais rígidas, acrescentou.

"Os dias fáceis em que eles despejam dinheiro em você, e você não tem muita inflação e não tem muito aperto - isso já passou", disse ele.

Mania das criptomoedas é exagerada

Dalio confirmou na entrevista que criptomoedas compõem uma "pequena porcentagem" de seu portfólio. No entanto, ele alertou que as moedas digitais são vulneráveis, rastreáveis ​​e provavelmente serão banidas por vários governos.

O gerente do fundo de hedge acrescentou que a mania dos tokens é exagerada, dado o tamanho da classe de ativos. “Muita atenção foi gasta em criptomoedas”, disse ele.

Ainda assim, Dalio previu que as pessoas questionariam cada vez mais o que deveriam usar como meio de troca e reserva de riqueza. 

Assim, as moedas tradicionais enfrentariam mais concorrência de versões digitais e outros rivais, disse ele.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

"Dinheiro é lixo"

O bilionário também ofereceu alguns conselhos sobre finanças pessoais. 

Ele recomendou que as pessoas vivam dentro de suas possibilidades, calculem quanto dinheiro precisam para cuidar de si mesmas e de suas famílias, dobrem essa meta para o caso de seus investimentos perderem valor e comecem a economizar.

A construção de um portfólio diversificado entre classes de ativos e países também é aconselhável. 

Além disso, ele repetiu seu dizer, alertando que "dinheiro é lixo".

"A coisa mais importante que você pode fazer é não estar em dinheiro", disse ele, destacando as ameaças de inflação e impostos. "Principalmente agora, quando há taxas reais negativas."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.