GLOSSARIO
RI - Relações com Investidores
O que é Relações com Investidores (RI). Significado, conceito, para que serve e como funciona.
O que é Relações com Investidores (RI)?
Relações com Investidores (RI) é um departamento da empresa, geralmente de capital aberto, cujo trabalho é fornecer aos investidores um relato preciso dos negócios da companhia.
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Esse trabalho é fundamental para gerar transparência no negócio e ajudar os investidores privados e institucionais a se informarem melhor para tomarem decisões sobre se devem ou não investir na empresa.
Para funcionar corretamente e fornecer as melhores informações possíveis, o RI deve estar totalmente integrado aos demais departamentos da empresa, desde o executivo até o departamento de contabilidade.
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Para que serve Relações com Investidores (RI)?
O departamento de RI é uma das principais fontes de informações dos investidores sobre a empresa.
É essa repartição que irá informar o mercado sobre os números financeiros, as estratégias da empresa, os valores, os objetivos, além de ser o elo fundamental entre o executivo e os investidores.
Na prática, o departamento de RI pode funcionar como subdepartamentos do setor de Relações Públicas da empresa.
Ou seja, o RI pode trabalhar para se comunicar não apenas com os investidores diretos, mas também com a mídia especializada, organizações governamentais e a comunidade financeira em geral.
Normalmente, as empresas começam a construir seus departamentos de RI antes de abrir o capital na bolsa de valores.
Durante esta fase de oferta pública inicial (IPO), o departamento de RI pode ajudar a estabelecer a governança corporativa, conduzir auditorias financeiras internas e começar a se comunicar com potenciais investidores.
Por exemplo, quando uma empresa participa de um roadshow de IPO, é comum que alguns investidores institucionais se interessem pela empresa como uma oportunidade de investimento.
Uma vez interessados, os investidores institucionais exigem informações detalhadas sobre a empresa, tanto qualitativas quanto quantitativas.
Para obter essas informações, a área de RI da empresa é solicitada a fornecer a descrição de seus produtos e serviços, demonstrações financeiras, estatísticas e uma visão geral da estrutura organizacional.
No geral, o principal papel do departamento de RI é sua interação com analistas de investimentos, que fornecem a opinião pública sobre a empresa e se ela é ou não uma oportunidade de investimento.
Essas opiniões, consequentemente, influenciam a comunidade geral de investimentos.
Por isso o departamento de RI é muito importante, pois trabalha gerenciando as expectativas dos analistas e cuidando da transparência e boa imagem da empresa.
Como funciona o departamento de Relações com Investidores (RI)?
As equipes de RI normalmente têm um amplo conjunto de tarefas a serem feitas. As principais são:
- coordenar reuniões de acionistas e conferências de imprensa;
- divulgar dados financeiros;
- conduzir briefings de analistas financeiros;
- publicar relatórios para empresas classificadoras de risco;
- divulgar fatores relevantes;
- lidar com o lado público de qualquer crise financeira.
Os departamentos de RI devem ser fortemente integrados ao departamento de contabilidade da empresa, departamento jurídico e equipe de gestão executiva.
Além disso, os departamentos de RI devem estar cientes das mudanças nos requisitos regulatórios e aconselhar a empresa sobre o que pode e o que não pode ser feito do ponto de vista das relações públicas.
Por exemplo, os departamentos de RI precisam liderar as empresas em períodos de silêncio, onde é ilegal discutir certos aspectos de uma empresa e seu desempenho.
Por fim, o RI também é muito importante para conduzir a gestão da empresa para que ela ocorra em linha com as expectativas do mercado.
Ou seja, o departamento de RI não fica por conta apenas de apresentar a empresa ao mercado, mas também de mostrar aos executivos o que o mercado espera que a companhia faça em termos de desempenho.
O resultado desse trabalho é o aperfeiçoamento das práticas internas e o melhor atendimento às demandas do mercado.