O banco central da Rússia mais que dobrou as taxas de juros do país nesta segunda-feira (28) em um esforço para impedir o colapso de sua moeda.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O aumento da taxa de 9,5% para 20% “foi projetado para compensar o aumento do risco de depreciação e inflação do rublo”, disse o banco central.

O Banco da Rússia também disse no domingo que retomará a compra de ouro no mercado doméstico enquanto tenta fortalecer suas finanças e encontrar maneiras de contornar as sanções impostas pela Europa e EUA sobre sua invasão à Ucrânia.

O rublo russo caiu cerca de 30% em relação ao dólar para uma baixa na manhã de segunda-feira.

Ainda como restrição para retirada de recursos do país, a autoridade monetária russa confirmou que proibiu seus corretores de realizar ordens de venda de estrangeiros.

O banco também disse que liberaria 733 bilhões de rublos (US$ 8,78 bilhões) em reservas bancárias locais para aumentar a liquidez. 

Restrições à Rússia

Os EUA e seus aliados atingiram o país com novas e duras sanções no fim de semana, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, iniciou o que pode ser o maior conflito europeu desde a Segunda Guerra Mundial, invadindo a Ucrânia na semana passada.

Os EUA, Canadá e aliados europeus concordaram em cortar os principais bancos russos do sistema global de pagamentos SWIFT, que conecta mais de 11.000 bancos e instituições financeiras em mais de 200 países e territórios.

O SWIFT é crucial para transferências internacionais de dinheiro. 

A UE também anunciou no domingo que estava fechando seu espaço aéreo para aeronaves russas.

Economistas disseram que as sanções podem causar estragos na Rússia. 

Uma moeda em colapso é um grande perigo, pois pode aumentar o custo das importações e aumentar a inflação. 

Também torna um país muito menos atraente para investidores estrangeiros devido aos altos níveis de incerteza econômica.

Cenas de russos esperando em longas filas para sacar dinheiro de caixas eletrônicos foram relatadas no fim de semana, em meio a preocupações de que as sanções provocarão escassez de dinheiro e interromperão os pagamentos, segundo a Reuters.

Havia preocupações de que os cartões bancários pudessem deixar de funcionar, ou que os saques em dinheiro fossem limitados, depois que os bancos russos fossem bloqueados do SWIFT.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.