A São Martinho (SMTO3) reportou um lucro líquido de R$151,877 milhões no quarto trimestre da safra 2022/2023, um recuo de 64,7% frente ao trimestre imediatamente anterior e de 32,6% frente aos três últimos meses da safra passada.

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Considerando todo o ano de 2023, o lucro líquido totalizou R$1,015 bilhão, retração de 31,4%.

“A safra 2022/2023 foi impactada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia que, sequencialmente a uma pandemia, provocou o aumento dos preços de defensivos e fertilizantes, importantes itens de custo em nossas operações”, informou a empresa em release de resultados.

“Nossos canaviais ainda sentiram os efeitos remanescentes das condições climáticas adversas dos últimos anos, marcados por secas e geadas, com impacto sobre nossa produtividade e, na receita, o etanol teve sua competitividade reduzida a partir de julho de 2022, quando passou a vigorar a redução da carga tributária sobre a gasolina no Brasil”, completa a companhia.

O Ebitda Ajustado chegou a R$917,14 milhões no 4T23, com margem de 50,5%. O Ebitda Ajustado subiu 18,3% em relação ao 3T23 e 19% sobre o 4T22.

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No ano, o Ebitda Ajustado resultou em R$3,355 bilhões, alta anual de 6,8%, com uma margem de 50,5%.

Segundo a companhia, o desempenho no período foi impulsionado pelo maior preço médio de comercialização de açúcar e alta na comercialização de etanol para mercados com maiores prêmios.

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O Índice de Alavancagem da São Martinho chegou a 1,05 x Dívida Líquida/Ebitda Ajustado ao final da safra, contra 0,93x em 31 de março de 2022.

Além disso, a companhia divulgou guidance de produção e de investimentos (capex) para a safra 2023/2024.

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A expectativa é de uma moagem total de aproximadamente 21,5 milhões de toneladas, representando um crescimento de 7,4% em relação à Safra 22/23. O capex total para safra 23/24 está estimado em R$ 2,5 bilhões, retração de 1,9% em relação aos 12M23.

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