O impacto na Tesla (TSLA34) da compra do Twitter por Elon Musk está ficando mais assustador para os investidores. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pela terceira vez, depois de dizer em abril que "não tinha mais vendas da TSLA planejadas", registros feitos na quarta-feira revelaram que Musk vendeu mais 22 milhões de ações da empresa, avaliadas em cerca de US$ 3,6 bilhões. 

Isso eleva a quantidade total de ações da Tesla que Musk vendeu este ano para US$ 23 bilhões.

Apenas alguns dias atrás, Musk prometeu que, a longo prazo, a Tesla se beneficiaria de sua posse do Twitter. 

Mas há um crescente ceticismo por parte dos analistas de que isso acontecerá. 

Dan Ives, da Wedbush, escreveu em um relatório na quinta-feira que o Twitter continua sendo um pesadelo para os investidores.

Segundo ele, Musk tem usado "Tesla como seu próprio caixa eletrônico para continuar financiando" a rede social. 

A queda nas vendas de veículos elétricos da Tesla, à medida que países ao redor do mundo enfrentam suas próprias recessões em meio à queda contínua da pandemia, não é necessariamente um choque. 

Mas isso representa um problema para a Tesla e seu proprietário, que continua a usar suas ações para financiar a reformulação do Twitter em seus empreendimentos para construir 'o aplicativo de tudo' ao qual ele se refere sob o nome "X".

Problemas para Elon Musk

Elon não só prometeu aos acionistas da Tesla que eles se beneficiariam com o Twitter como também prometeu que não venderia mais ações da Tesla. 

Só nos resta esperar se ele manterá sua promessa.

"Elon é a marca da Tesla. Ele precisa se recompor", disse Gene Munster, da Loup Ventures, ao Insider no início desta semana

Alguns nomes de Wall Street, como o principal acionista da Tesla, KoGuan Leo, chegaram a sugerir que Musk "abandonou" suas funções na montadora e pediram um novo CEO para substituí-lo.

Enquanto isso, uma série de problemas para o Twitter estão sendo relatadas pelos meios de comunicação, que incluem: 

Anunciantes que suspenderam suas atividades na plataforma; o fracasso do Twitter Blue reimaginado de Elon ; crescente preocupação com o aumento do fanatismo na plataforma; e os tweets políticos preocupantes de Elon que parecem estar aumentando o turbilhão ininterrupto de controvérsias em torno da empresa. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em sua nota aos clientes, Ives manteve uma classificação de desempenho superior para a Tesla, indicando que espera que a taxa de retorno da Tesla seja melhor do que seus pares, apesar dos sinais de que não será o melhor desempenho do lote.

Munster, por sua vez, advertiu ainda que Elon causaria danos a longo prazo se não fizesse nada sobre o número de problemas decorrentes da compra do Twitter pelo bilionário. 

O mercado mais amplo também está preocupado. As ações da Tesla caíram 31% desde que Musk comprou o Twitter no final de outubro. 

Quando você acompanha como a ação se manteve desde a oferta de Musk para comprar o Twitter em meados de abril, ela caiu 52%. 

Deve-se notar que as ações de tecnologia perderam trilhões de dólares em valor este ano devido a uma queda na demanda do consumidor, inflação e a correção geral do mercado dos múltiplos astronômicos vistos no ano anterior.

A Tesla enfrenta outros problemas além dos problemas do Twitter de Musk. 

A empresa não é mais a principal fabricante de carros elétricos do bloco em vários países. 

Desde que os novos participantes conquistaram sua própria participação de mercado e as montadoras tradicionais lançaram com sucesso uma série de híbridos e seus próprios modelos EV, a Tesla viu um aumento na concorrência nos EUA, China e partes da Europa

Foi apenas no início deste mês que a Bloomberg informou que a Tesla estava cortando parte de sua produção na China em 20% a 30%, um sinal de que a realidade das vendas não correspondeu ao que foi projetado. 

Também foi relatado que a fabricante de veículos elétricos baixou o custo de seus carros na China na tentativa de aumentar as vendas. Funcionou, mas a Tesla acabou perdendo para sua concorrente chinesa, a BYD.

"Mais ativismo e crescente frustração dos investidores forçarão o conselho da Tesla a enfrentar algumas dessas questões no curto prazo. Este é um momento de verdade para Musk e Tesla", escreveu Ives.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.