De alpinista a bilionário, essa é a história de Yvon Chourinard, o fundador da marca de roupas Patagonia, um dos empresários mais bem-sucedidos e mais incomuns do mundo.
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O aventureiro se tornou um homem de negócios meio que sem querer, depois de fundar a fabricante de roupas outdoor, em 1973.
Depois que quase 50 anos à frente da marca, Yvon Chouinard e sua família anunciaram, em setembro de 2022, que doariam a empresa.
A Patagonia se reestruturou e o controle do negócio foi transferido para duas novas entidades:
Um fundo especial e a ONG Holdfast Collective, ambas dedicadas a combater as mudanças climáticas.
Com efeito imediato, todos os ganhos da Patagonia que não forem reinvestidos no negócio serão distribuídos para ajudar o meio ambiente.
A empresa há anos doa 1% de suas vendas para causas ambientais, mas com essa mudança, esse número deve mudar para aproximadamente US$ 100 milhões por ano.
A decisão de abrir mão da fortuna combina com a personalidade de Chouinard, que sempre detestou seguir as regras do mundo dos negócios, e dedicou a vida a causas ambientais.
“Vamos doar a quantidade máxima de dinheiro para as pessoas que estão trabalhando ativamente para salvar o planeta”, disse em entrevista o jornal New York Times.
Conheça mais da trajetória de Yvon Chourinard, o fundador da Patagonia que doou toda sua empresa.
Quem é Yvon Chouinard
Yvon Chouinard é um alpinista americano, ambientalista, filantropo e empresário, fundador e ex-proprietário da Patagonia, empresa de roupas e acessórios esportivos é conhecida por seu foco ambiental.
Ele doou todas as ações da empresa para um fundo e uma organização sem fins lucrativos em setembro de 2022.
Fundada em 1973, as vendas da Patagonia valem cerca de US$ 1,5 bilhão ao ano e o patrimônio líquido de Chouinard é estimado pela Forbes em US$ 1,2 bilhão.
Mesmo assim, Chouinard sempre se esquivou de seu status de rico, dizendo ao New York Times que estava "horrorizado por ser visto como um bilionário".
Chouinard co-fundou a Fair Labor Association, um esforço colaborativo sem fins lucrativos que promove o cumprimento das leis trabalhistas internacionais e nacionais.
Além do 1% for the Planet, uma organização internacional cujos membros contribuem com pelo menos um por cento de suas vendas anuais para causas ambientais.
Bem como a Textile Exchange, uma organização global sem fins lucrativos com foco na adoção de materiais sustentáveis na cadeia têxtil.
A The Conservation Alliance, um grupo de empresas que fazem contribuições anuais para organizações ambientais;
E a Sustainable Apparel Coalition, uma aliança global que tem por missão transformar os negócios para um impacto exponencial por meio de ferramentas inovadoras, parcerias colaborativas e liderança confiável para a sustentabilidade do setor de bens de consumo.
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Vida e carreira
Yvon Chouinard nasceu em 9 de novembro de 1938.
Como escalador e aventureiro, ele colaborou com a evolução dos equipamentos de escalada, principalmente nas décadas de 1960 e 1970 e foi um dos principais alpinistas da "Era de Ouro da Escalada de Yosemite".
Na juventude, Chouinard passou mais da metade de cada ano vagando pela América do Norte e vivendo com 50 centavos por dia, enquanto escalava picos com seus amigos.
Aventureiro e despretensioso, Chouinard foi de montanhista a um dos mais importantes empresários do ramo outdoor, mesmo admitindo que "nunca quis ser empresário".
Mesmo com todo sucesso, Yvon nunca abandonou o estilo simples de levar a vida.
Fanático por escalada, ele começou fabricando pitons de aço em 1957 e os vendia na parte de trás de seu carro para se sustentar entre o tempo gasto surfando e escalando.
O sucesso de seus pitons o levou a fundar a Chouinard Equipment, Ltd.
Durante uma viagem à Escócia em 1970, Chouinard comprou uma camisa de rugby que usava enquanto escalava nos EUA.
O tecido resistente atraiu outros alpinistas, então ele começou a importar algumas camisas.
Chouinard também começou a vender luvas, chapéus e shorts.
Da revenda de roupas, fundou a Patagonia, em 1973, e criou uma marca de roupas esportivas que fez um enorme sucesso porque refletia suas próprias prioridades.
A empresa foi uma das primeiras a adotar algodão orgânico, doar parte do lucro das vendas para causas ambientais e até desencorajou os consumidores a comprar seus produtos, com um anúncio na Black Friday no The New York Times que dizia: “Não compre esta jaqueta”.
No entanto, à medida que as vendas da Patagonia dispararam, o patrimônio líquido de Chouinard também subiu, tornando-o desconfortavelmente um bilionário.
Chouinard, atualmente com 83 anos, começou a planejar a reestruturação corporativa da Patagonia há dois anos.
Em agosto de 2022, a família transferiu de forma irreversível 2% da Patagonia para uma nova entidade chamada de Patagonia Purpose Trust.
O fundo tem a missão de garantir que a Patagonia cumpra com sua promessa de se manter um negócio socialmente responsável.
Por isso, a família terá que pagar US$ 17,5 milhões em impostos pela doação.
Agora, doou os restantes 98% da empresa para uma organização não-governamental chamada Holdfast Collective, que receberá todos os lucros e usará os recursos para combater as mudanças climáticas.
História da marca Patagonia
Fundada em 1973 por Yvon Chouinard, a Patagonia é uma das empresas mais sustentáveis e inovadoras do planeta.
Surgindo como uma pequena venda equipamentos de escalada, através da qual Chouinard financiava suas aventuras nas montanhas, se tornou uma marca global avaliada em cerca de US$ 3 bilhões.
Desde o início Chouinard pegou sua filosofia e a incorporou na Patagônia. Tanto que a empresa alcançou sua posição como uma das principais marcas de roupas e equipamentos para atividades ao ar livre e defensora das causas ambientais.
O sucesso da empresa também transformou Chouinard em um relutante bilionário.
Mas a história da Patagônia também teve seus desafios.
Por volta de 1974, a empresa quase faliu depois que teve que vender um lote de camisas defeituosas com desconto, mas a Patagonia conseguiu se manter e fez sua receita disparar de US$ 20 milhões para US$ 100 milhões entre meados dos anos 1980 e 1990.
Em 1986, a empresa prometeu doar 10% dos lucros antes de impostos para pequenos grupos que trabalham para salvar o meio ambiente.
Em 1988, a empresa lançou sua primeira campanha ambiental nacional.
Após outra crise no início dos anos 1990, a Patagônia prometeu desacelerar seu crescimento e ser mais econômica.
Contrariamente, a fabricante de roupas se expandiu a um ritmo notável.
Em seu livro, Chouinard diz que as vendas cresceram 25% no meio da crise financeira de 2008-2009, e um comunicado da empresa disse que os lucros triplicaram entre 2008 e 2014.
Talvez o grande segredo da Patagonia é ser não apenas uma empresa que entende sua causa, mas entende como integrar essa causa em seu modelo de negócios.
Além disso, seus esforços ambientais são genuínos e ela tem todo o histórico para provar sua autenticidade.
No início dos anos 1990, a Patagonia começou a usar algodão orgânico, e seus compradores treinaram a Nike e a Gap sobre como fazer a troca.
No início do milênio, a Patagonia fez parceria com outras empresas para criar a 1% for the Planet, uma coalizão que se comprometeu a doar 1% de suas vendas para grupos ambientais de base.
Em 2009, Chouinard conversou com compradores do Wal-Mart em todo o mundo sobre como a gigante do varejo poderia adotar práticas mais sustentáveis.
"É real. Não é uma história. Não é estratégia. É uma coisa muito humana”, disse Craig Wilson, ex-funcionário da Patagonia que trabalhou no departamento de marketing e digital da empresa, à Forbes.
Com todo esse movimento de sustentabilidade, a marca acumulou seguidores.
Yvon Chourinard chegou a dizer ao The New York Times que "não sabia o que fazer com a companhia porque eu nunca quis ter um negócio”.
Então começou a criar um novo modelo de negócios para doar a empresa e contribuir de fato para as causas climáticas.
Segundo ele, “Uma opção era vender a Patagônia e doar todo o dinheiro”, escreveu em um comunicado. “Mas não podíamos ter certeza de que um novo proprietário manteria nossos valores ou manteria nossa equipe de pessoas em todo o mundo empregadas."
"Outro caminho seria tornar a empresa pública. Que desastre teria sido. Mesmo empresas públicas com boas intenções estão sob muita pressão para gerar ganhos de curto prazo em detrimento da vitalidade e responsabilidade de longo prazo."
"Verdade seja dita, não havia boas opções disponíveis. Então, criamos a nossa.”
A solução foi doar todo o seu negócio para o fundo Patagonia Purpose Trust e a organização não-governamental (ONG) Holdfast Collective.
As duas instituições foram criadas para preservar a independência da empresa e garantir que os lucros sejam usados para combater as mudanças climáticas.
Ryan Gellert, atual CEO da empresa, permanecerá no cargo como executivo-chefe, e a família Chouinard manterá forte envolvimento, participando do conselho da empresa, orientando a confiança que detém o capital votante e supervisionando os esforços filantrópicos do Holdfast Collective.
A sede da empresa permanecerá em Ventura, Califórnia.
“Não queria ser um homem de negócios. Agora posso morrer feliz, porque sei que a companhia vai continuar fazendo a coisa certa nos próximos 50 anos, sem que eu precise estar perto”, disse Chouinard.
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Livros de Yvon Chouinard
O fundador da marca Patagonia, Yvon Chouinard, já escreveu alguns livros sobre suas memórias e estilo de ver a vida e os negócios.
Some Stories: Lessons from the Edge of Business and Sport
No livro "Algumas histórias: lições da margem dos negócios e do esporte", em tradução livre, sem versão em português, Chouinard selecionou suas histórias favoritas de anos de reflexão.
Lições de Um Empresário Rebelde
Seu livro de memórias de negócios mais vendido é Let My People Go Surfing: The Education of a Reluctant Businessman, "Deixe meu povo surfar: a educação de um empresário relutante", em tradução livre.
No português foi intitulada como Lições de Um Empresário Rebelde.
A obra, que foi publicada em 16 idiomas e vendeu mais de 500.000 cópias, é uma autobiografia de Yvon Chouinard, um homem que trouxe o fazer bem e ter grandes aventuras para o coração de sua vida empresarial.
The Responsible Company: What We've Learned from Patagonia's First 40 Years
The Responsible Company, "A empresa responsável: o que aprendemos nos primeiros 40 anos da Patagônia", em tradução livre.
Chouinard conta como a Patagonia e sua cultura ganharam a reputação de empresa mais cool do planeta tanto por suas práticas ambientais e sociais inovadoras quanto pela qualidade de suas roupas.
O passo a passo para ganhar a confiança, tornar seu trabalho progressivamente mais responsável e, finalmente, compartilhar suas descobertas com outras empresas grandes.