De alpinista a bilionário, essa é a história de Yvon Chourinard, o fundador da marca de roupas Patagonia, um dos empresários mais bem-sucedidos e mais incomuns do mundo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O aventureiro se tornou um homem de negócios meio que sem querer, depois de fundar a fabricante de roupas outdoor, em 1973.

Depois que quase 50 anos à frente da marca, Yvon Chouinard e sua família anunciaram, em setembro de 2022, que doariam a empresa.

A Patagonia se reestruturou e o controle do negócio foi transferido para duas novas entidades:

Um fundo especial e a ONG Holdfast Collective, ambas dedicadas a combater as mudanças climáticas.

Com efeito imediato, todos os ganhos da Patagonia que não forem reinvestidos no negócio serão distribuídos para ajudar o meio ambiente.

A empresa há anos doa 1% de suas vendas para causas ambientais, mas com essa mudança, esse número deve mudar para aproximadamente US$ 100 milhões por ano.

A decisão de abrir mão da fortuna combina com a personalidade de Chouinard, que sempre detestou seguir as regras do mundo dos negócios, e dedicou a vida a causas ambientais.

“Vamos doar a quantidade máxima de dinheiro para as pessoas que estão trabalhando ativamente para salvar o planeta”, disse em entrevista o jornal New York Times.

Conheça mais da trajetória de Yvon Chourinard, o fundador da Patagonia que doou toda sua empresa.

Quem é Yvon Chouinard

Yvon Chouinard é um alpinista americano, ambientalista, filantropo e empresário,  fundador e ex-proprietário da Patagonia, empresa de roupas e acessórios esportivos é conhecida por seu foco ambiental.

Ele doou todas as ações da empresa para um fundo e uma organização sem fins lucrativos em setembro de 2022.

Fundada em 1973, as vendas da Patagonia valem cerca de US$ 1,5 bilhão ao ano e o patrimônio líquido de Chouinard é estimado pela Forbes em US$ 1,2 bilhão.

Mesmo assim, Chouinard sempre se esquivou de seu status de rico, dizendo ao New York Times que estava "horrorizado por ser visto como um bilionário".

Chouinard co-fundou a Fair Labor Association, um esforço colaborativo sem fins lucrativos que promove o cumprimento das leis trabalhistas internacionais e nacionais.

Além do 1% for the Planet, uma organização internacional cujos membros contribuem com pelo menos um por cento de suas vendas anuais para causas ambientais.

Bem como a Textile Exchange, uma organização global sem fins lucrativos com foco na adoção de materiais sustentáveis na cadeia têxtil.

A The Conservation Alliance, um grupo de empresas que fazem contribuições anuais para organizações ambientais;

E a Sustainable Apparel Coalition, uma aliança global que tem por missão transformar os negócios para um impacto exponencial por meio de ferramentas inovadoras, parcerias colaborativas e liderança confiável para a sustentabilidade do setor de bens de consumo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Yvon Chouinard nasceu em 9 de novembro de 1938.

Como escalador e aventureiro, ele colaborou com a evolução dos equipamentos de escalada, principalmente nas décadas de 1960 e 1970 e foi um dos principais alpinistas da "Era de Ouro da Escalada de Yosemite". 

Na juventude, Chouinard passou mais da metade de cada ano vagando pela América do Norte e vivendo com 50 centavos por dia, enquanto escalava picos com seus amigos. 

Aventureiro e despretensioso, Chouinard foi de montanhista a um dos mais importantes empresários do ramo outdoor, mesmo admitindo que "nunca quis ser empresário".

Mesmo com todo sucesso, Yvon nunca abandonou o estilo simples de levar a vida.

Fanático por escalada, ele começou fabricando pitons de aço em 1957 e os vendia na parte de trás de seu carro para se sustentar entre o tempo gasto surfando e escalando.

O sucesso de seus pitons o levou a fundar a Chouinard Equipment, Ltd.

Durante uma viagem à Escócia em 1970, Chouinard comprou uma camisa de rugby que usava enquanto escalava nos EUA. 

O tecido resistente atraiu outros alpinistas, então ele começou a importar algumas camisas.

Chouinard também começou a vender luvas, chapéus e shorts. 

Da revenda de roupas, fundou a Patagonia, em 1973, e criou uma marca de roupas esportivas que fez um enorme sucesso porque refletia suas próprias prioridades. 

A empresa foi uma das primeiras a adotar algodão orgânico, doar parte do lucro das vendas para causas ambientais e até desencorajou os consumidores a comprar seus produtos, com um anúncio na Black Friday no The New York Times que dizia: “Não compre esta jaqueta”.

No entanto, à medida que as vendas da Patagonia dispararam, o patrimônio líquido de Chouinard também subiu, tornando-o desconfortavelmente um bilionário.

Chouinard, atualmente com 83 anos, começou a planejar a reestruturação corporativa da Patagonia há dois anos. 

Em agosto de 2022, a família transferiu de forma irreversível 2% da Patagonia para uma nova entidade chamada de Patagonia Purpose Trust. 

O fundo tem a missão de garantir que a Patagonia cumpra com sua promessa de se manter um negócio socialmente responsável. 

Por isso, a família terá que pagar US$ 17,5 milhões em impostos pela doação.

Agora, doou os restantes 98% da empresa para uma organização não-governamental chamada Holdfast Collective, que receberá todos os lucros e usará os recursos para combater as mudanças climáticas.

História da marca Patagonia

Fundada em 1973 por Yvon Chouinard, a Patagonia é uma das empresas mais sustentáveis e inovadoras do planeta.

Surgindo como uma pequena venda equipamentos de escalada, através da qual Chouinard financiava suas aventuras nas montanhas, se tornou uma marca global avaliada em cerca de US$ 3 bilhões. 

Desde o início Chouinard pegou sua filosofia e a incorporou na Patagônia. Tanto que a empresa alcançou sua posição como uma das principais marcas de roupas e equipamentos para atividades ao ar livre e defensora das causas ambientais. 

O sucesso da empresa também transformou Chouinard em um relutante bilionário.

Mas a história da Patagônia também teve seus desafios.

Por volta de 1974, a empresa quase faliu depois que teve que vender um lote de camisas defeituosas com desconto, mas a Patagonia conseguiu se manter e fez sua receita disparar de US$ 20 milhões para US$ 100 milhões entre meados dos anos 1980 e 1990.

Em 1986, a empresa prometeu doar 10% dos lucros antes de impostos para pequenos grupos que trabalham para salvar o meio ambiente.

Em 1988, a empresa lançou sua primeira campanha ambiental nacional.

Após outra crise no início dos anos 1990, a Patagônia prometeu desacelerar seu crescimento e ser mais econômica. 

Contrariamente, a fabricante de roupas se expandiu a um ritmo notável. 

Em seu livro, Chouinard diz que as vendas cresceram 25% no meio da crise financeira de 2008-2009, e um comunicado da empresa disse que os lucros triplicaram entre 2008 e 2014.

Talvez o grande segredo da Patagonia é ser não apenas uma empresa que entende sua causa, mas entende como integrar essa causa em seu modelo de negócios.

Além disso, seus esforços ambientais são genuínos e ela tem todo o histórico para provar sua autenticidade. 

No início dos anos 1990, a Patagonia começou a usar algodão orgânico, e seus compradores treinaram a Nike e a Gap sobre como fazer a troca. 

No início do milênio, a Patagonia fez parceria com outras empresas para criar a 1% for the Planet, uma coalizão que se comprometeu a doar 1% de suas vendas para grupos ambientais de base. 

Em 2009, Chouinard conversou com compradores do Wal-Mart em todo o mundo sobre como a gigante do varejo poderia adotar práticas mais sustentáveis.

"É real. Não é uma história. Não é estratégia. É uma coisa muito humana”, disse Craig Wilson, ex-funcionário da Patagonia que trabalhou no departamento de marketing e digital da empresa, à Forbes. 

Com todo esse movimento de sustentabilidade, a marca acumulou seguidores.

Yvon Chourinard chegou a dizer ao The New York Times que "não sabia o que fazer com a companhia porque eu nunca quis ter um negócio”.

Então começou a criar um novo modelo de negócios para doar a empresa e contribuir de fato para as causas climáticas.

Segundo ele,  “Uma opção era vender a Patagônia e doar todo o dinheiro”, escreveu em um comunicado. “Mas não podíamos ter certeza de que um novo proprietário manteria nossos valores ou manteria nossa equipe de pessoas em todo o mundo empregadas."

"Outro caminho seria tornar a empresa pública. Que desastre teria sido. Mesmo empresas públicas com boas intenções estão sob muita pressão para gerar ganhos de curto prazo em detrimento da vitalidade e responsabilidade de longo prazo."

"Verdade seja dita, não havia boas opções disponíveis. Então, criamos a nossa.”

A solução foi doar todo o seu negócio para o fundo Patagonia Purpose Trust e a organização não-governamental (ONG) Holdfast Collective. 

As duas instituições foram criadas para preservar a independência da empresa e garantir que os lucros sejam usados para combater as mudanças climáticas. 

Ryan Gellert, atual CEO da empresa, permanecerá no cargo como executivo-chefe, e a família Chouinard manterá forte envolvimento, participando do conselho da empresa, orientando a confiança que detém o capital votante e supervisionando os esforços filantrópicos do Holdfast Collective. 

A sede da empresa permanecerá em Ventura, Califórnia.

“Não queria ser um homem de negócios. Agora posso morrer feliz, porque sei que a companhia vai continuar fazendo a coisa certa nos próximos 50 anos, sem que eu precise estar perto”, disse Chouinard.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Livros de Yvon Chouinard

O fundador da marca Patagonia, Yvon Chouinard,  já escreveu alguns livros sobre suas memórias e estilo de ver a vida e os negócios.

Some Stories: Lessons from the Edge of Business and Sport

No livro "Algumas histórias: lições da margem dos negócios e do esporte", em tradução livre, sem versão em português, Chouinard selecionou suas histórias favoritas de anos de reflexão.

Lições de Um Empresário Rebelde

Seu livro de memórias de negócios mais vendido é Let My People Go Surfing: The Education of a Reluctant Businessman, "Deixe meu povo surfar: a educação de um empresário relutante", em tradução livre.

No português foi intitulada como Lições de Um Empresário Rebelde.

A obra, que foi publicada em 16 idiomas e vendeu mais de 500.000 cópias, é uma autobiografia de Yvon Chouinard, um homem que trouxe o fazer bem e ter grandes aventuras para o coração de sua vida empresarial.

The Responsible Company: What We've Learned from Patagonia's First 40 Years

The Responsible Company, "A empresa responsável: o que aprendemos nos primeiros 40 anos da Patagônia", em tradução livre.

Chouinard conta como a Patagonia e sua cultura ganharam a reputação de empresa mais cool do planeta tanto por suas práticas ambientais e sociais inovadoras quanto pela qualidade de suas roupas.

O passo a passo para ganhar a confiança, tornar seu trabalho progressivamente mais responsável e, finalmente, compartilhar suas descobertas com outras empresas grandes.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.