Independentemente de quanto você tem no banco, é difícil se sentir financeiramente seguro, no entanto, os mais ricos estão mais propensos a fazer 3 coisas em tempos de incerteza econômica para melhorar o seu bem-estar a longo prazo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em um contexto de incerteza econômica, altas taxas e receios de recessão, até mesmo os milionários enfrentam desafios.

Mesmo aqueles com mais de US$ 1 milhão em ativos investidos, consideram que precisam melhorar suas reservas e investimentos.

Quase metade (47%) afirma que o seu planejamento financeiro ainda precisa de ser melhorado, e um terço (33%) temem que possam sobreviver às suas economias, de acordo com o Estudo de Planeamento e Progresso de 2023 da Northwestern Mutual.

O estudo anual da Northwestern Mutual explora as atitudes e comportamentos dos adultos norte-americanos em relação ao dinheiro, à tomada de decisões financeiras e às questões mais amplas que afetam a segurança financeira das pessoas a longo prazo.

Outras pesquisas já revelaram dados semelhantes. Conforme relatório da Edelman Financial Engines, menos da metade de todos os milionários, ou 44%, sentiam-se “muito confortáveis”, apesar do seu elevado patrimônio líquido.

Até mesmo médicos, advogados e outros profissionais altamente remunerados – também referidos como os “ricos regulares” – que beneficiam de empregos estáveis, da casa própria e de uma conta poupança para a reforma bem abastecida, disseram que não se sentem nada bem. 

Alguns até disseram que se sentem pobres, de acordo com outra pesquisa recente realizada pela Bloomberg.

No entanto, há coisas que os ricos fazem que podem contribuir muito para melhorar o bem-estar a longo prazo, concluiu o relatório da Northwestern Mutual.

Aqui estão 3 coisas que os ricos estão mais propensos a fazer em tempos de incerteza econômica:

1. Planejar altos e baixos

“As pessoas ricas mantêm um padrão excepcionalmente elevado quando se trata de gerir as suas finanças”, disse Aditi Javeri Gokhale, diretor de estratégia e chefe de investimentos institucionais da Northwestern Mutual.

A pesquisa revelou que 84% dos americanos mais ricos disseram ter um plano financeiro de longo prazo que leva em conta os altos e baixos econômicos. Apenas 52% da população em geral disse o mesmo.

“Eles não entram no piloto automático. Em vez disso, pretendem ver muito além do hoje”, disse Gokhale. “Isso inclui a possibilidade de reviravoltas em suas vidas financeiras.”

2. Trabalhar com um consultor

Para elaborar um plano baseado na tolerância ao risco e nas metas, os milionários também têm muito mais probabilidade de procurar ajuda profissional.

Sete em cada dez americanos ricos trabalham com um consultor de investimentos, quase o dobro da população em geral, descobriu a Northwestern Mutual.

“Quando você trabalha com um consultor, você tem a oportunidade de ter um agente – muito parecido com um terapeuta”, disse Douglas Boneparth, planejador financeiro certificado, presidente e fundador da Bone Fide Wealth , uma empresa de gestão de patrimônio com sede em Nova York, à CNBC.

“Quando surgem eventos de vida, como o nascimento de um filho ou uma mudança de emprego, ter esse terceiro pode ajudá-lo a se concentrar no que pode controlar e a tomar decisões inteligentes”, disse ele Boneparth também é membro do Conselho Consultivo da CNBC .

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Permanecer comprometido com um plano financeiro

O planejamento financeiro leva a uma gestão do dinheiro mais disciplinada.

Não à toa que aproximadamente 42% dos milionários consideram-se “altamente disciplinados” no que diz respeito aos seus objetivos financeiros e à forma como planejam alcançá-los.

Entre a população em geral, apenas 1 em cada 5 disse o mesmo.

Na maioria dos casos, ser disciplinado significa um compromisso de poupar mais do que gasta, investir regularmente, manter-se diversificado e manter as emoções sob controle.

“Essa ferramenta de planejamento financeiro é o que nos dá um roteiro do que precisamos fazer para atingir nossos objetivos”, disse Boneparth. “Sem esses planos, estamos atirando com força e isso não é ótimo.”

Esses três movimentos de dinheiro que os americanos mais ricos fazem também estão disponíveis para você.

Informe o DDD + 9 dígitos