Steve Adcock e sua esposa se aposentaram cedo em seus 30 e poucos anos. O milionário credita seu patrimônio líquido de US$ 1 milhão a 7 opiniões impopulares.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Segundo ele, o grande fator para o sucesso não foram os conselhos que recebeu, mas aqueles que ignorou.

Escrevendo para a CNBC, o milionário self-made diz que construiu riqueza à moda antiga

  • Trabalhando duro em um emprego regular das 9h às 17h;
  • Investindo sabiamente;
  • Casando-se com a pessoa certa; e
  • Vivendo uma vida frugal.

Mas também, fazendo movimentos financeiros estratégicos que muitas pessoas podem discordar.

Aqui estão sete opiniões impopulares que ajudaram Adcock a se aposentar cedo como milionário:

1. A lealdade à empresa o tornará pobre

Para o milionário, você não está trocando de emprego regularmente, está deixando dinheiro na mesa. 

Assumir um novo cargo em uma empresa diferente é uma das melhores maneiras de obter um aumento substancial.

Ele conta que trocou de emprego cinco vezes ao longo de sua carreira de 14 anos e recebeu um aumento de 15% a 20% a cada vez. "Isso aumentou meu salário muito além da taxa de inflação", disse. 

Ele lembra que os empregadores farão o que for de seu interesse, e os funcionários devem fazer o mesmo.

2. A maioria dos milionários são self-made

Um relatório de 2022 da empresa de pesquisa Ramsey Solutions descobriu que 74% dos millennials acreditam que os milionários herdaram seu dinheiro e mais da metade dos baby boomers pensam o mesmo.

Mas Steve discorda. "Muitos dos milionários que conheci construíram riqueza por conta própria, e saber disso me deu maior motivação financeira", diz.

De fato, dos 10.000 milionários pesquisados, 79% não receberam heranças. 

Em vez disso, a maioria deles ficou rica por meio de “investimentos consistentes, evitando dívidas e gastos inteligentes”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Seu parceiro de vida pode prejudicar suas finanças

Steve conta que muitos dos seus amigos se casaram jovens, com 20 e poucos anos, mas agora, um grande ponto de tensão no relacionamento de muitos deles está relacionado ao dinheiro.

Ele cita os hábitos de consumo opostos ou falta de vontade de ter conversas sobre dinheiro.

"Escolhi esperar até encontrar alguém que compartilhasse os mesmos valores financeiros e foi uma das melhores decisões de vida que já tomei", afirma.

Para o milionário, estar "na mesma página'' sobre finanças com um parceiro pode não ser uma prioridade para a maioria das pessoas, mas era para ele. 

"Hoje, tenho uma esposa que me dá apoio e é tão entusiasmada quanto eu em investir e viver um estilo de vida frugal", diz.

4. Você não precisa se apressar 24 horas por dia, 7 dias por semana

Você pode pensar que a agitação vai fazer você ficar rico mais rápido, mas também significa ter menos tempo para cuidar do seu corpo, mas "nenhuma quantia de dinheiro vale a pena negligenciar sua saúde física e mental".

Para aumentar sua riqueza, você não precisa estar sempre se movendo, produzindo e trabalhando. 

Priorizar coisas como sono, exercícios e uma dieta adequada lhe dá a oportunidade de reabastecer para o dia seguinte.

"Sempre coloco minha saúde em primeiro lugar e, como resultado, me sinto mais feliz e com muito mais energia, produtividade e criatividade", diz Steve.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

5. Crescer pobre não significa que você não pode construir riqueza

Steve conta que veio de uma família de baixa renda. Seu avô era pastor e mal se sustentava financeiramente porque não era bom com seu dinheiro.

Seu pai adotou esses mesmos hábitos e passou a maior parte de seus primeiros anos vivendo de salário em salário, mas reconheceu a tempo e mudou seus hábitos mais tarde na vida.

"Ele me ensinou o valor de poupar e investir, e me disse que a dívida do cartão de crédito arruinaria minha estabilidade financeira, como aconteceu com seu pai. Aprendi que mesmo sem um salário de seis dígitos, você ainda pode ficar rico", diz.

6. Um diploma de prestígio não garante riqueza

Embora seu diploma possa ajudá-lo a colocar o pé na porta certa, é o que você faz depois de se formar que faz a diferença real.

"Eu não tinha um diploma chique em uma Ivy League. Economizei em um fundo de emergência e investi pelo menos 10% da minha renda desde o início. Ao longo dos anos, isso me ajudou a criar um estilo de vida confortável para a aposentadoria", diz Steve.

Seu conselho é procurar opções mais baratas, talvez pagar mensalidades em uma escola que tenha um ótimo programa no que você está interessado. 

Depois, aproveitar a rede de ex-alunos e as oportunidades de emprego de lá.

7. Sua paixão não vai pagar as contas

"Celebridades ricas costumam dizer que alcançaram o sucesso seguindo suas paixões. Mas isso não funciona para todos", afirma Steve. 

Segundo o milionário, o mais fácil para a maioria de nós é ganhar a vida com nossos pontos fortes do que com nossas paixões. 

"Nossas paixões tendem a ser mais criativas e geralmente é mais difícil ganhar um salário alto em um campo criativo", diz. 

"Meu hobby era fotografia, mas escolhi uma carreira em desenvolvimento de software porque era nisso que eu era bom. A diferença salarial entre essas duas carreiras é drasticamente diferente", conta.

Agora, depois de se aposentar antecipadamente, ele é capaz de aproveitar e passar mais tempo com suas paixões.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.