Wang Chuanfu é a força motriz por trás do crescimento da BYD. O empresário bilionário que cresceu órfão numa das regiões mais pobres da China, agora uma das pessoas mais ricas da China.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sua empresa, sediada em Shenzhen, acaba de ultrapassar a norte-americana Tesla nas vendas globais de veículos elétricos no último trimestre de 2023 e representa 21% do mercado global.

A ascensão da BYD está internamente ligada à história de superação de Wang. 

O especialista em metais não ferrosos se tornou um executivo determinado, com foco em tecnologia e redução de custos e tem a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, como acionista.

Conheça mais da trajetória do homem que transformou a montadora chinesa na maior fabricante de veículos elétricos do mundo.

Quem é Wang Chuanfu

Wang Chuanfu é um empresário chinês bilionário e fundador, presidente e CEO da BYD Company.

Atualmente, sua fortuna está estimada em US$ 14,6 bilhões pela Forbes, o que o coloca como a 88ª pessoa mais rica do mundo em 2023 e o 9º na lista dos mais ricos da China.

Vida e carreira

Wang Chuanfu nasceu em 1966, na província agrícola de Anhui, no leste da China, uma das mais pobres do país.

Filho de produtores de arroz, Chuanfu foi criado pelos seus irmãos mais velhos depois da morte dos seus pais.

Após o colegial, ele conseguiu uma bolsa para estudar físico-química metalúrgica na Universidade Industrial Central Sul, hoje conhecida como Universidade Central Sul, onde se formou em 1987. 

Mais obteve um mestrado, em 1990, em tecnologia de baterias pelo Instituto Geral de Pesquisa de Metais Não Ferrosos de Pequim, atual Grupo GRINM.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Até o início dos anos 1990, Chuanfu trabalhava como pesquisador de nível médio no Instituto Geral de Pesquisa de Metais Não-Ferrosos, pertencente ao governo chinês que procurava inovações em metalurgia.

Em 1995, com então 29 anos, entrou no setor privado e fundou sua própria empresa, a BYD, com seu primo, Lu Xiangyang, na zona econômica especial de Shenzhen, na China.

Chuanfu chegou a dizer em entrevistas que, na época, o nome não significava nada. 

Desde então, adquiriu dois apelidos adequados: “Build Your Dreams” que significa "Construa seus sonhos", em inglês e “Bring Your Dollars” ou "Traga seus dólares", em tradução livre.

Nos primeiros anos, a empresa se especializou na produção de baterias recarregáveis para celulares e câmeras digitais.

Os baixos custos e métodos de produção ágeis fizeram com que a BYD superasse os fornecedores japoneses. 

Em 2002, a BYD dominava o mercado de baterias. Seus clientes incluíam Motorola, Nokia, Sony Ericsson e Samsung. 

No mesmo ano, a empresa abriu capital na bolsa de valores de Hong Kong.

Com isso, veio uma nova aposta: o segmento de carros elétricos. 

Em 2003, a BYD comprou uma participação majoritária na falida fabricante estatal de automóveis Tsinchuan Automobile e a renomeou como BYD Auto.

Juntamente com a BYD Electronics, que fabrica baterias e componentes para celulares, as duas subsidiárias constituem as principais operações da empresa que é uma das principais fabricantes de baterias do mundo.

Como a empresa controla todas as partes do seu processo de fabricação, a BYD conseguiu evitar problemas na cadeia de abastecimento durante a pandemia e ainda obteve lucro.

A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é acionista da BYD desde 2008.

Além dos carros elétricos, a empresa diversificou ainda mais sua atuação no desenvolvimento de novos meios de transporte, como ônibus elétricos e trens urbanos.

Os veículos da BYD são agora vendidos em mais de 60 países e a empresa acaba de tirar a Tesla do primeiro lugar como maior fabricante de veículos elétricos do mundo.

E Wang Chuanfu tem sido reconhecido como um dos empresários mais bem-sucedidos da China.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.