As pessoas têm uma ansiedade real quando se trata de dinheiro. Por isso, entender as finanças comportamentais e como elas impactam as decisões dos investidores é tão importante para se sair bem no mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O dinheiro por si só tende a ser um tópico emocionalmente carregado, ainda mais quando se trata de tomar decisões de investimento.

O medo, a ganância e a aversão à perda, faz com que as pessoas tomem uma decisão ruim ou fiquem paralisadas diante das oscilações do mercado.

Obviamente, esse comportamento do investidor pode prejudicar seu retorno. 

Mesmo indivíduos experientes e bem-intencionados podem ser vítimas de uma variedade de erros cognitivos.

Por isso, dominar as finanças comportamentais é a arma secreta do consultor de investimentos para ajudar os clientes a gerenciar seu dinheiro e suas emoções.

Uma simples conversa e um plano bem definido poderia salvar o investidor de cometer um erro caro de comportamento.

Continue lendo para saber mais sobre o que são finanças comportamentais e como os consultores podem ajudar os clientes em suas decisões.

O que são finanças comportamentais?

As finanças comportamentais são uma área do conhecimento que estuda a influência de fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais na tomada de decisão dos investimentos.

Ela argumenta que as pessoas não são tão racionais na hora de conduzir as decisões individuais quanto a teoria de finanças tradicional sugere. 

A verdade é que somos seres emocionais e podemos reagir irracionalmente aos mercados, portfólios e investimentos e errar em nossos julgamentos porque somos influenciados por vieses comportamentais. 

Esses vieses podem influenciar o comportamento do investidor na tomada de decisões emocionais e precipitadas, levando a erros caros de investimento. 

Como o consultor de investimento pode ajudar

Investir envolve tanto o gerenciamento de portfólios quanto o de emoções.

Por isso, um pilar importante da consultoria de investimentos são as técnicas de finanças comportamentais ou behavioral coaching.

Embora um profissional financeiro tradicional ouça as metas e objetivos do cliente, muitas vezes o foco está nos números e no lado prático, e não nos sentimentos centrais por trás das metas.

Um consultor de investimentos com foco no comportamento utiliza as ferramentas disponíveis para entender as respostas naturais dos clientes às flutuações do mercado e sua abordagem a qualquer decisão financeira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por dominar as finanças comportamentais, o consultor reconhece que, no mundo real, as decisões humanas são frequentemente influenciadas por emoções, preconceitos e erros cognitivos.

Os consultores de investimentos que trazem uma abordagem orientada aos planos financeiros de seus clientes estão ajudando a moldar o comportamento deles, ajudando com que não desistam ou cometam erros caros durante o processo.

Algumas das estratégias utilizadas por consultorias de investimentos com o pilar comportamental são revisões sistemáticas na estratégia, reequilíbrio periódico no portfólio e alocação adequada de ativos. 

Essas e outras ferramentas ajudam os clientes a tomar decisões financeiras de maneira ordenada e racional, em vez de colocá-los em posição de reagir a notícias sobre o mercado de ações ou a economia.

Um estudo da Vanguard estima que trabalhar com um consultor financeiro agrega em média 3% à carteira de seus clientes ao longo do tempo.

A maior parte desse valor geralmente é adicionada durante períodos de grande ganância e medo nos mercados, quando os consultores podem intervir e ajudar seus clientes a manter seu plano de investimento, mesmo quando suas emoções os levam a fazer outra coisa. 

Cerca de metade desse retorno extra vem do treinamento comportamental que os principais consultores fornecem rotineiramente a seus clientes.

Como os consultores gerenciam suas próprias emoções?

Os consultores financeiros têm conhecimento, experiência e prática para enfrentar a volatilidade do mercado. 

Aqueles mais experientes já viram crises econômicas antes e sabem como permanecer pacientes e quais estratégias de investimento empregar. 

Esses profissionais também entendem as implicações de longo prazo do investimento e sabem que o movimento de curto prazo geralmente é temporário.

Os consultores de investimentos são mais do que apenas especialistas. Eles agem de forma racional buscando ouvir os objetivos e situações de vida de seus clientes. 

Ao fundir o aspecto financeiro com o emocional da vida de um cliente, ele está equipado para elaborar um plano de investimento que pode levar os resultados dos seus investimentos para outro nível.

Não sabe o que fazer com seus investimentos? Responda 5 perguntas rápidas e receba meu aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos