Sam Bankman-Fried (SBF) sempre esteve nos holofotes quando se falava de FTX, mas ele não estava sozinho. Junto dele na exchange estava Gary Wang. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como Bankman-Fried ficou rico, com o que gastou sua fortuna, quanto ele perdeu, tudo isso já se sabe, mas do misterioso cofundador da FTX e da Alameda, pouco se sabe.

Fontes dizem que Wang conheceu Bankman-Fried em um acampamento de matemática no colégio. 

Mais tarde, eles se tornaram colegas de quarto na faculdade no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde Wang se formou em matemática e ciência da computação e Bankman-Fried recebeu um bacharelado em física.

Gary Wang co-fundou a exchange cripto FTX e desempenhou um papel fundamental para transformá-la em uma líder de mercado para compra e venda de derivativos criptográficos.

Enquanto SBF gostava de fama, Wang tem uma presença online limitada e é descrito como de uma personalidade quieta, que gostava de se perder na codificação.

Wang ficou fora dos holofotes durante os anos de história da exchange de criptomoedas, mas será difícil manter a mesma descrição depois de ser apontado pela CoinDesk como um dos suspeitos do suposto comportamento corrupto exercido pela FTX

O fato de ele ser uma das poucas pessoas com acesso à base de código da exchange, torna inevitável que seu nome apareça, indica o The Block.

Veja o que se sabe sobre o confidente próximo de Bankman-Fried e co-fundador da FTX e da Alameda Research, Gary Wang.

Quem é Gary Wang

Gary Wang é cofundador e ex-CTO da exchange FTX.

Ele co-fundou a corretora de criptomoedas juntamente com Sam Bankman-Fried e ajudou a transformá-la em uma das principais bolsas criptográficas.

Wang era um bilionário de criptomoedas até que o império que ele construiu com Bankman-Fried implodiu em novembro de 2022.

Estima-se que ele perdeu a grande parte do seu patrimônio, pois a maior parte de sua fortuna estava ligada a uma participação de 16% na FTX e uma parte de seus tokens FTT.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Garry Wang se graduou em matemática e ciência da computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde conheceu Bankman-Fried.

Antes de lançar a empresa de negociação Alameda Research e FTX, Wang trabalhou no Google construindo sistemas para agregar preços em milhões de voos, de acordo com uma introdução no site do Future Fund. 

Quando Bankman-Fried deixou o Jane Street Hedge Fund para abrir a Alameda em 2017, Wang deixou a gigante da tecnologia para empreender com SBF.

Uma página excluída no site da FTX descrevia o cofundador como um engenheiro de software.

Sua página no LinkedIn foi excluída de forma semelhante e o site do investidor FTX Sequoia simplesmente lista o nome de Wang com uma foto da parte de trás de sua cabeça. 

“Gary sempre foi extremamente distante do ponto de vista do funcionário, na maioria das vezes ele nunca estava no escritório”, disse uma fonte familiarizada com as operações da Alameda e da FTX. 

“Ele gostava de trabalhar em casa, era praticamente a única pessoa para quem isso era bom. Todo mundo sempre tinha que estar no escritório, mas Gary sempre teve uma exceção.” 

Wang tinha uma fortuna estimada em quase US$ 6 bilhões no início deste ano, a maior parte amarrada em uma participação de 16% na FTX e uma parcela de seus tokens FTT.

Após o colapso da FTX e o subsequente hack de US$ 400 milhões, perguntas surgiram sobre quem poderia ter roubado os fundos dos clientes

Wang é um suspeito proeminente, como uma das poucas pessoas com "acesso root" à base de código da exchange, de acordo com o The Block.

De acordo com Bankman-Fried, ele não era muito bom em codificar, então precisou da ajuda de sua pequena equipe de engenharia para construir o FTX. 

"Acho que a maioria das pessoas assume que sou um bom programador", disse SBF na entrevista ao Insider . "Eu não sou. Eu não codifico. Eu sou um lixo. Eu não escrevi nenhuma base de código da FTX. Isso é um monte de outras pessoas realmente impressionantes na FTX. Isso não sou eu." 

No entanto, a Reuters informou recentemente que o Bankman-Fried implementou uma "porta dos fundos" para o FTX para alterar registros financeiros e movimentar fundos sem alertar outras pessoas. Ele negou isso no relatório da Reuters. 

"Se houver uma porta dos fundos na infraestrutura, é difícil pensar que [Gary] não saberia", disse um investidor da FTX. 

Wang também é um dos membros do conselho do FTX Future Fund – a instituição de caridade guiada pelo “ altruísmo eficaz ” que visa “usar a razão e as evidências para fazer o melhor possível para o maior número de pessoas”.