Emocionalmente, receber uma herança pode não ser o que a pessoa espera. No entanto, um dinheiro inesperado traz um grande número de possibilidades. Veja o melhor a se fazer para honrar esse patrimônio. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Receber herança é muito diferente da história da pessoa que teve uma sorte financeira inesperada e se apresentou uma quantia de dinheiro que realmente mudou sua vida. 

A não ser que você venha de uma família de bilionários, a herança média não fará você parar de trabalhar, no entanto, pode ser uma forma de melhorar sua vida financeira e fazer jus ao valor recebido.

De acordo com uma análise da Universidade da Pensilvânia de dados do Inquérito às Finanças do Consumidor da Reserva Federal, a herança média americana em todas as faixas etárias e rendimentos entre 2001 e 2019 foi de pouco mais de US$ 12.000.

Embora seja um dinheiro inesperado, não é suficiente para você se aposentar ou parar de pensar na sua vida financeira.

Em outras palavras, se você receber uma herança, esse dinheiro só será incorporado ao seu plano financeiro. Ainda caberá a você investir para a sua aposentadoria e independência financeira.

As heranças normalmente vem em três formas principais: dinheiro, imóveis e investimentos.

Veja como os profissionais financeiros dizem para lidar com o dinheiro inesperado.

O que fazer com uma herança em dinheiro

Receber uma herança em dinheiro é o ativo mais fácil de manusear, desde que você não receba muito dele.

Se o seu plano financeiro é totalmente à prova de balas e esse dinheiro é apenas um extra para você, sinta-se à vontade para tirar férias fabulosas ou comprar algo legal. Para o resto de nós que vivemos na realidade, provavelmente há algum trabalho a fazer.

1- Invista e diversifique sua carteira

Se você já conta com investimentos, esse dinheiro inesperado pode ser usado para diversificar a sua carteira

Assim, você tem a chance de rentabilizar o patrimônio recebido, mantendo-o em constante evolução.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2- Monte uma reserva de emergência

Caso você não tenha um fundo de emergência, talvez essa herança seja sua chance de criar um.

Como o nome sugere, esta é uma reserva financeira que se destina a cobrir imprevistos cotidianos.

Diz o senso comum que ela deve ser equivalente a, no mínimo, 6 meses do seu custo de vida atual. Se você quiser ter uma proteção maior, considere guardar 12 meses dessas despesas.

3- Pague suas dívidas

Estar endividado pode ser um grande empecilho na sua vida financeira. Por isso, se estiver pagando juros caros, considere usar o dinheiro da herança para pagar dívidas.

Na maioria das vezes, as taxas de juros das dívidas excedem o retorno que você obterá investindo. Por isso, pague as dívidas primeiro.

Depois que estiver livre das dívidas, comece a estruturar seu planejamento financeiro, construa uma reserva de emergência e invista.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.