O que está te impedindo de enriquecer pode ser sua própria mentalidade. Seus pensamentos e sentimentos desempenham um papel importante em quanto dinheiro você ganha, como gasta e investe.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para a especialista em finanças pessoais e autora do best-seller “Women & Money”, Suze Orman, “a maior coisa que o impede de construir riqueza é você”, disse ela à CNBC Make It.

“Você provavelmente é seu próprio obstáculo financeiro e precisa remover seus medos se quiser criar mais”, acrescenta ela.

Veja como sua mentalidade pode estar te impedindo de controlar suas finanças e fazer as coisas certas com seu dinheiro e investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O medo te paralisa

Segundo Orman, o medo pode ser um fator poderoso que o impede de pedir um aumento, investir no mercado de ações ou tentar alcançar uma série de outras metas financeiras. 

Tudo se resume a “você pensar que não pode fazer isso”, diz ela. “Você achando que não é inteligente o suficiente. Você acha que não é bom em matemática ou o que quer que seja".

O mesmo é verdade quando se trata de pagar dívidas , Orman diz: “Dívida é servidão. Você nunca, jamais, terá liberdade financeira se tiver dívidas.”

Você deve tentar eliminar a dívida o mais rápido possível, explica ela, mas não apenas porque custa dinheiro. Os efeitos colaterais da dívida podem afetar outras partes importantes da sua vida, impedindo-o de ganhar mais e conseguir o que deseja profissionalmente.

“Quando você está endividado, você sente isso”, diz Orman, e “seu chefe também pode sentir isso”. Em essência, “você se torna impotente”.

Carregar dívidas pode fazer você se sentir fora de controle e dependente de outras pessoas: 

“Você entra em uma entrevista e precisa daquele emprego porque tem que pagar sua dívida.” Isso é um problema porque “a impotência repele as pessoas e as pessoas controlam o dinheiro”, diz Orman.

A importância da mentalidade financeira correta

Outros especialistas em psicologia financeira concordam que sua mentalidade pode afetar suas finanças. 

Autora do best-seller “You Are a Badass”, Jen Sincero, que passou de ganhar cerca de US$ 28.000 por ano para sete dígitos , credita parte de seu sucesso a uma mudança de mentalidade.

Tendo estado em ambos os lados do espectro, ela diz que “a maior diferença entre pessoas ricas e falidas é sua mentalidade e como elas se sentem em relação ao dinheiro”.

Se você deseja construir riqueza, deve começar dizendo a si mesmo que está tudo bem. 

“Um dos maiores obstáculos para ganhar muito dinheiro não é a falta de boas ideias, oportunidades ou tempo, ou sermos muito desleixados ou estúpidos. É que nos recusamos a nos dar permissão para ficar ricos.”

Sincero teve que parar de se permitir dizer: “Não posso pagar”. Em vez disso, ela se forçou a repetir: “O dinheiro flui para mim fácil e livremente”. 

Ela diz que se sentiu boba no começo, mas a prática a ensinou a pensar sobre dinheiro de uma maneira diferente.

“Uma vez que você muda seu foco de provar que ‘não posso pagar porque sou Jen Sincero e estou falida’, para provar que meu dinheiro flui para mim fácil e livremente, você se abre para as maneiras de fazer o novo mantra verdadeiro”, diz ela.

Para Orman, é uma questão de ter fé em si mesmo. ″É muito simples: você precisa ser mais para ter mais”, diz ela. “Você tem que saber quem você é.”

Ainda assim, você também precisa estar disposto a trabalhar. “Você tem que ter o desejo de vencer contra todas as probabilidades”, acrescenta ela. “Você precisa ser um guerreiro e não virar as costas para esse campo de batalha.”

“Pare de sentir pena de si mesmo e vá lá fora e crie a vida financeira que está esperando por você, se você estiver disposto a entrar pela porta.”

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.