Muitas coisas podem dar errado se você não tiver o profissional certo para te ajudar com seus investimentos e o patrimônio da sua família.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Já imaginou não conseguir acessar seu dinheiro em caso de emergência? Ver seu patrimônio se diluir com uma alocação sem gerenciamento de risco? Ou até perder tudo em uma aposta sem futuro? 

Infelizmente muitos investidores veem seus patrimônios serem arruinados por falta de planejamento, conflitos de interesses ou ofertas milagrosas daqueles que se dizem "especialistas" do mercado.

Para evitar casos como os acima, você precisará escolher bem os profissionais financeiros para ter ao seu lado.

A escolha não pode ser arbitrária, afinal, nem todos os profissionais financeiros podem ajudá-lo a administrar seu patrimônio adequadamente ou fornecer os serviços que precisa.

O problema está em contratar o profissional sem se certificar de suas credenciais, histórico, modelo de atuação e remuneração.

Escolher o profissional errado pode causar problemas como movimentações excessivas, produtos que não condizem com o perfil e objetivos, taxas abusivas, entre outros.

Infelizmente, nem todos os profissionais têm o seu melhor interesse em mente, e alguns podem estar mais preocupados com o ego ou a renda do que com o seu bem-estar.

Veja algumas maneiras pelas quais o profissional errado pode prejudicar seu patrimônio.

1. Investimentos excessivamente conservadores

A não ser que seu perfil de investidor seja ultraconservador, estabelecer uma carteira de ativos excessivamente conservadora, que não aproveita o melhor do mercado com segurança, pode frustrar os investidores e reduzir os potenciais ganhos.

Muitos investidores perdem milhões devido ao medo e investimentos excessivamente cautelosos.

2. Investimentos excessivamente arriscados

Na outra ponta estão aqueles profissionais que não consideram o gerenciamento de risco e oferecem uma carteira excessivamente arriscada para investidores que não possuem esse perfil e não toleram bem o incerto.

Considerando que quanto maior o risco, maior a probabilidade de falha, não é incomum ver investidores que perderam 70% a 80% de todo o seu patrimônio líquido devido a um mau planejamento financeiro. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Má alocação de ativos 

Não é fácil escolher a melhor alocação de ativos. Não se pode simplesmente escolher em um menu fixo que varia de “Crescimento agressivo” a “Conservador” e dar o caso por encerrado.

A distribuição de ativos mudará com o tempo e deverá se adaptar conforme as realidades financeiras e as situações de vida mudam. 

O que funciona quando você tem 40 anos não funcionará quando você tiver 50, 60 ou 70 anos. Metas e prioridades mudam, planos mudam e situações familiares mudam e tudo isso deve ser considerado.

O profissional errado pode levar a uma má alocação de ativos, com maior risco e perda de oportunidades.

Já o bom profissional irá considerar as variáveis e ajudar no rebalanceamento da carteira conforme a alocação ideal se altera e quando os objetivos financeiros mudarem.

4. Nenhum conselho para proteção patrimonial

O profissional financeiro errado quer apenas te vender produtos, sem se preocupar se eles fazem sentido para seus objetivos e perfil.

Ao invés de estar preocupado com a proteção do seu patrimônio, ele está interessado em ganhar comissões com o que você investe.

Já o profissional de confiança irá criar um plano estratégico que conta com salvaguardas integradas para reduzir significativamente a probabilidade de sofrer perdas inaceitáveis. 

O bom profissional irá ajudá-lo a traçar um caminho com foco na sua segurança e necessidades financeiras, agindo sem conflito de interesses.

5. Baixo retorno nos investimentos 

O custo final de escolher o profissional financeiro errado é uma carteira no prejuízo. Ninguém quer ser forçado a cortar planos e sonhos devido ao declínio das condições financeiras.

Imagine ser informado que seu dinheiro para a aposentadoria pode acabar antes devido ao mau planejamento?

Ou perder parte de sua riqueza por causa de uma estratégia de investimento imprudente?

Não se pode garantir que sua carteira esteja sempre performando bem, mas é possível tomar medidas para reduzir os riscos e fazer com que, no longo prazo, seus retornos sejam satisfatórios.

Um bom profissional vai avaliar a sua carteira. Se ela estiver devidamente diversificada e posicionada em bons ativos, você simplesmente precisa esperar porque o tempo recompensa quando fazemos escolhas certas no mercado financeiro.

Por outro lado, se a carteira estiver composta de ativos ruins, é preciso reavaliar e recomeçar do jeito certo, mesmo que isso signifique vender no prejuízo. 

Nesse caso, permanecer como está só vai agravar a situação porque a tendência não é de recuperação e sim de maior deterioração.

É importante ter o apoio de um profissional de investimentos isento de conflitos para te ajudar nessa reestruturação de carteira. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não erre mais

A menos que você já seja um especialista com tempo e habilidades para cuidar dos seus investimentos tão bem quanto precisa, em algum momento precisará recorrer a um profissional financeiro para te ajudar.

Especialmente se você tem um patrimônio elevado, onde as perdas podem ser significativas.

Cuidar de um alto patrimônio não é tarefa fácil e exige conhecimentos em diversas frentes para retirar o melhor de cada área.

Não espere que um profissional errado te mostre a importância de escolher o certo. Faça uma escolha inteligente desde o começo para não prejudicar parte do seu patrimônio.

Muitas das pessoas que se decepcionaram com assessores e especialistas foi porque estes profissionais estavam conflitados.

Pelo fato dos interesses não estarem alinhados com os de seus clientes, não há transparência dos custos pagos em cada nova indicação de investimento do cliente. 

Nesse sentido, é natural que a probabilidade de se decepcionar com o atendimento e serviços prestados aumente, visto que existe de fato uma relação desalinhada.

No entanto, isso não ocorre no modelo de consultoria. Neste novo modelo, o consultor está 100% alinhado com os interesses do cliente, pois sua remuneração é baseada numa taxa percentual fixa do patrimônio sob responsabilidade do consultor.

Conheça como funciona a consultoria de investimentos e o por que tantos profissionais e clientes estão migrando para esse novo modelo.

Informe o DDD + 9 dígitos