Está cheio de investidores frustrados com profissionais do mercado financeiro, mas o motivo principal, nem sempre são os resultados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seja você um iniciante no mundo dos investimentos ou uma pessoa que deseja extrair o melhor de suas aplicações, certamente precisará de um profissional financeiro em algum momento.

Entre os diversos especialistas existentes no mercado, há aqueles que te ensinam a investir, os que te ajudam a planejar seu orçamento, a ajudar com as escolhas de investimentos, com a sucessão patrimonial, entre outros.

Mas de acordo com estudo da Morningstar, os investidores não estão satisfeitos com esses profissionais.

Quando perguntados: “Por que você decidiu parar de trabalhar com [um] profissional financeiro?”, as principais razões foram:

  • Qualidade da assessoria/serviços financeiros (32%)
  • Qualidade de relacionamento com o profissional (21%)
  • Custo dos serviços (17%)
  • Insatisfação com os retornos (11%)
  • Conforto em lidar com suas próprias finanças (10%)
  • Ausência de comunicação de qualidade (9%)

Os resultados mostram que os motivos de frustração vão muito além dos retornos baixos.

Cada vez mais o investidor procura por um serviço de qualidade, que o atende por inteiro, que considere suas questões individuais e que não possua conflito de interesses.

Enquanto essa mudança na mentalidade dos clientes pode levar alguns profissionais ao desespero, o consultor de investimentos está pronto para atender a essas novas exigências.

Veja os principais problemas identificados pelos investidores e como uma consultoria de investimentos pode resolvê-los.

1. Qualidade dos serviços prestados e do relacionamento 

Questões relacionadas à qualidade dos serviços e do relacionamento podem ser resolvidas com o melhor entendimento de cada cliente e suas necessidades e objetivos financeiros específicos, justamente o que acontece em uma consultoria.

O consultor de investimentos trata o cliente de maneira única observando seus desejos, necessidades e objetivos. 

Logo na primeira reunião é feito um alinhamento e definição de metas que irá ajudar o cliente a se manter firme no plano.

Conhecendo a realidade e a demanda, o consultor formula uma proposta de carteira de investimentos 100% personalizada. 

Inclusive o cliente geralmente tem o contato do Whatsapp de seu consultor de relacionamento, além de reuniões mensais e suporte da equipe de especialistas.

Mas não é aqui que o trabalho termina. Além desse relacionamento de confiança, as consultorias de investimentos também prestam serviços que vão além da escolha dos melhores ativos.

É feito o acompanhamento da carteira e revisão dos objetivos para ver se eles continuam alinhados.

Boas consultorias também oferecem o serviço de planejamento tributário, para reduzir os custos, o gerenciamento de risco e comportamental, bem como o planejamento sucessório.

Ou seja, o consultor não é mais um vendedor de investimentos. Como não está vinculado a nenhuma instituição de valores mobiliários, não precisa bater metas, nem receber comissões.

O valor da consultoria está nos serviços prestados para o bem do patrimônio do cliente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Custo dos serviços

Uma das coisas que mais afastam os investidores dos profissionais do mercado financeiro é o conflito de interesses da indústria.

Questões relativas ao custo dos serviços e a forma de remuneração de alguns profissionais levam à desconfiança se o que está sendo oferecido é o melhor para o cliente ou para o bolso do profissional.

Essa falta de transparência na forma de remuneração fez com que muitos clientes se afastassem de seus assessores de investimentos.

A consultoria de investimentos veio para revolucionar o modelo da indústria de investimentos ao oferecer um serviço independente, ou seja, não vinculado a nenhuma grande instituição financeira e 100% livre de conflitos de interesses, pois não recebe comissões sobre indicação de produtos financeiros.

A pesquisa da Morningstar mostra que clientes e profissionais tendem a ter uma incompatibilidade entre o que eles acham que é o valor do serviço prestado.

Por isso, é muito melhor possuir um custo transparente, onde o cliente sabe exatamente por quanto será cobrado pelo serviço, do que trabalhar com valores embutidos em comissões.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Retornos dos investimentos e investimento por conta própria

As questões relacionadas ao desempenho de retorno podem ser abordadas estabelecendo expectativas para o relacionamento desde o início.

Quando o consultor estabelece um relacionamento com um novo cliente, ele esclarece o valor de ter uma visão de longo prazo ao investir. 

Alguns clientes podem se beneficiar de lembretes sobre o como manter suas expectativas e emoções sob controle e evitar fazer movimentos, como comprar e vender em momentos errados, algo que pode acarretar em grandes prejuízos.

Como se não bastasse todo o suporte, diversos estudos mostram que os consultores de investimentos podem aumentar os retornos da carteira de investimento.

Pesquisas do setor de advisors nos EUA, estimam que a consultoria financeira profissional pode adicionar entre 1,5% e 4% de retornos (anuais) no portfólio do cliente no longo prazo, dependendo do período de tempo e de como os retornos são calculados. 

Em 2019, uma publicação da Morningstar apontou que o consultor pode adicionar 1,5% de retorno adicional somente atuando no aspecto comportamental do investidor, nosso segundo pilar. 

Nesse mesmo ano, a Envestnest, estimou que o valor agregado do consultor pode chegar a 3% ao ano em média. 

A Vanguard, em um estudo também publicado no mesmo ano, estima uma média de 3% de retorno adicional.

E por fim a Russell Investments, em um estudo publicado também em 2019, estimou que o consultor pode agregar em mais de 4% ao ano de retorno adicional. 

Mesmo que você já invista por conta própria, existem diversos benefícios que um consultor de investimentos pode trazer, como:

  1. Segunda opinião de um profissional de confiança graças a isenção de conflito
  2. Custo de oportunidade
  3. Alguém confiável 100% atento a novas oportunidades.
  4. Alguém de olho nas oportunidades do mercado 100% do tempo.

Já me decepcionei no passado com assessores e especialistas

Só quem já se frustrou com algum profissional do mercado financeiro sabe o quanto é difícil confiar em um outro especialista para te ajudar a gerir seu patrimônio.

Provavelmente a decepção passada se deva ao fato de que estes profissionais atuavam com um modelo de remuneração baseado em comissões. 

Apesar de ser o modelo que você mais encontra no mercado, ele é antigo, onde os profissionais estão conflitados.

Dessa forma, muitas vezes seus interesses não estão alinhados com os interesses de seus clientes. 

Por outro lado, o consultor de investimentos é um profissional remunerado por uma taxa percentual fixa sobre o patrimônio, ele ganha quando você ganha. 

Diferente do assessor que ganha comissão, o consultor está 100% alinhado com os seus interesses.

Ainda está em dúvida em qual profissional do mercado financeiro pode te ajudar? Saiba se  o modelo de consultoria de investimentos é para você.

Informe o DDD + 9 dígitos