Os millennials foram auxiliados pelo aumento das plataformas de investimento digital e aplicativos financeiros. Por isso, alguns ainda rejeitam ajuda para investir, mas essa pode não ser uma decisão inteligente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os investidores mais jovens também são menos avessos ao risco do que as gerações anteriores, já que muitos deles nunca haviam experimentado uma desaceleração prolongada do mercado. 

Por conta disso, preferem investir em ativos mais arriscados, como criptomoedas, ou operar alavancados, coisa que a maioria dos consultores de investimentos provavelmente desaconselharia.

Mas, ao mesmo tempo, por conta de muitos erros e perdas financeiras, muitos millennials se sentem despreparados para a aposentadoria.

Esta mesma geração atribui isso à falta de orientação financeira adequada, de acordo com uma pesquisa recente da geração do milênio pela National Association of Personal Financial Advisors (NAPFA).

Talvez, os millennials não estejam “rejeitando” a ajuda, mas sim, não desejam a ajuda de profissionais conflitados.

Por isso, um segmento que veio investindo no tipo "do it yourself" (faça você mesmo), quando, na verdade, esses investidores podem estar procurando e precisando de orientação financeira.

Felizmente, o modelo da indústria de investimentos vem mudando e novos profissionais vieram para preencher essa lacuna.

O que realmente está acontecendo entre os millennials e os profissionais de investimentos?

Pode haver alguma verdade no aumento do investimento DIY entre os millennials, mas dizer que eles estão “rejeitando” os profissionais de investimentos é um exagero e encobre a verdade. 

Seria mais correto dizer que os millennials estão rejeitando o papel tradicional que os gerentes de bancos e assessores de investimentos desempenhavam nas gerações anteriores.

Por muito tempo os profissionais não se adaptaram às estratégias e processos para as novas gerações. Em vez disso, eles vinham tentando aconselhar os millennials da mesma maneira que seus pais.

As estratégias de investimento evoluíram nas últimas décadas e o processo empregado pelos profissionais do mercado também deve evoluir.

Isso pode ser tão simples quanto reunir-se virtualmente em vez de pessoalmente, como acontece nas consultorias de investimentos online.

Ou desenvolver ferramentas eletrônicas eficazes para serviço e monitoramento diários por aplicativo, como também, já são oferecidas por algumas consultorias. 

Perspectivas em mudança dos millennials

A pesquisa do NAPFA encontrou uma divisão quase igual entre a porcentagem de millennials que sentem que podem lidar com seus investimentos por conta própria e aqueles que não se sentem tão confiantes em DIY. 

Quase dois terços dizem que se sentem "seguros" depois de trabalhar com um profissional financeiro e mais de um terço disseram que se afastaram da experiência sentindo-se "empoderados".

Ao mesmo tempo, quase três quartos dos millennials já dizem que gostariam de ter uma "renovação" financeira.

Michael Lane, chefe do iShares US Wealth Advisory da BlackRock, diz que se preocupa com o que acontecerá se os millennials forem deixados por conta própria

"A primeira experiência de um indivíduo com investimentos pode moldar sua perspectiva por décadas", diz ele. 

Uma ótima primeira experiência pode levar a uma abordagem excessivamente agressiva mais tarde, o que pode colocar em risco sua aposentadoria ou outras metas de economia.

"Da mesma forma, entender o efeito da volatilidade em um portfólio pode ser muito diferente dependendo da experiência passada do investidor", diz ele. 

"Um investidor inicial em títulos especulativos de alto risco pode ter uma compreensão completamente diferente da volatilidade, em comparação com um investidor disciplinado que se beneficiou de um consultor financeiro bem treinado que equilibra risco com objetivos e metas."

Quando perguntados por que não estão trabalhando com um consultor financeiro, os millennials disseram ao NAPFA que o maior elemento que os impede é não saber como escolher um consultor ou por onde começar a procurar um.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Onde encontrar um bom profissional para te ajudar

Existem situações em que é melhor não investir por conta própria, principalmente se você planeja proporcionar mais qualidade de vida para a família.

Na hora de escolher um profissional para te ajudar nas decisões, não cometa o erro de não pesquisar a respeito de seu modelo de atuação e como cobra pelo seu serviço.

Investir certo, passa pela decisão inteligente de contar com ajuda especializada de uma consultoria de investimentos.

Esses profissionais atuam em um novo modelo, sem conflito de interesses e 100% alinhados com os objetivos dos clientes.

Para saber se o serviço de consultoria de investimentos é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos