Em algumas situações é melhor não investir por conta própria. Cuidar bem do seu dinheiro também passa pela decisão inteligente de receber apoio de um profissional.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Investir por conta própria foi por muito tempo o melhor caminho para o investidor.

O conflito de interesses existente no mercado financeiro por parte de gerentes de bancos e assessores de investimentos fez com que o investidor individual precisasse aprender a cuidar do seu dinheiro e investir sozinho.

Afinal, quando estamos cientes de que terceiros podem agir de má fé e colocar os interesses deles na frente dos seus, não haveria razão de entregar o dinheiro nas mãos de profissionais conflitados.

Felizmente, o mercado vem mudando.

Em 2017 foi feita uma atualização na Instrução CVM 592 que regulamentou a atividade do consultor de investimentos.

Isso abriu as portas para um novo modelo que antes era oferecido apenas para clientes de altíssima renda. 

Agora é possível contar com um profissional de investimentos que trabalha de forma transparente, isento de conflitos e que, de fato, pode ajudar na tomada de decisões. 

O consultor de investimentos trabalha alinhado com o cliente. Por isso, é capaz de amplificar as chances de você realizar seus objetivos financeiros e viver a vida que você e sua família merecem.

Coisa que dificilmente aconteceria com o modelo de assessoria de investimentos.

Embora a consultoria de investimentos seja algo novo no Brasil, já é bastante discutida em países desenvolvidos como EUA, Inglaterra, Holanda, Austrália e outros.

Se você se saiu bem gerenciando seus próprios investimentos até agora, a consultoria especializada pode ajudá-lo a ir mais longe.

E eu vou explicar porquê.

Devo contratar um consultor de investimentos?

A ideia de investir por conta própria também passa pela decisão inteligente de optar por uma ajuda profissional no gerenciamento do seu patrimônio.

Da mesma forma que ninguém vai se preocupar com sua saúde se não você, isso não significa que precise estudar medicina. 

Cuidar da própria saúde passa pelo trabalho diligente de escolher os melhores médicos e tratamentos. O mesmo serve para o seu dinheiro.

Veja, quando você tem um problema de saúde, você busca um médico. Quando você tem um problema no carro, você leva no mecânico. Quando você tem um problema de encanamento em casa, você chama encanador. 

Quando você precisar investir bem seu dinheiro, você deve buscar a ajuda de um profissional da área.

Investir por conta própria exige esforço, dedicação e tempo da sua parte. Mesmo com tudo isso, os resultados podem não ser como esperado, pois você não é um especialista em investimentos.

Para potencializar seus resultados, seu principal foco deve ser usar sua expertise para ganhar mais dinheiro com o seu trabalho e ter um consultor para te ajudar a multiplicar ele através dos investimentos.

Com um consultor de investimentos, você não vai perder o controle dos seus investimentos

Na verdade, terá ainda maior controle, pois contará com acesso a um aplicativo consolidador de carteira onde poderá acompanhar a performance da carteira de maneira prática.

Ainda assim, toda e qualquer movimentação sempre será pré-discutida com seu consultor de relacionamento e toda execução de uma nova operação precisará do seu aceite eletrônico para acontecer.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não invista por conta própria se…

Antes de investir por conta própria, seja honesto consigo mesmo e se faça as seguintes perguntas:

  • Tenho um bom conhecimento de investimentos?
  • Gosto de me envolver com meus investimentos e pesquisar ativos específicos?
  • Tenho tempo para monitorar, avaliar seus investimentos e fazer alterações periódicas no portfólio?
  • Preciso de uma estratégia de investimento personalizada?
  • Preciso reduzir custos e impostos?
  • Tenho dificuldade em manter as emoções fora das minhas decisões de investimento?

A maior virtude no universo das finanças pessoais é a humildade de admitir que você não sabe tudo e que um especialista sempre tem algo a acrescentar.

Portanto, cuidar melhor do seu dinheiro passa pela decisão inteligente de receber apoio de um profissional.

Veja quando é melhor NÃO investir por conta própria:

Sua situação financeira é muito complexa 

Se sua situação financeira for muito complexa para apenas pesquisar no Google as respostas ou usar uma fórmula pronta e generalista, é melhor não investir por conta própria.

Caso esteja planejando tomar uma importante decisão financeira agora ou no futuro, como comprar uma casa, vender um negócio ou pagar a faculdade dos filhos, se aposentar, ter um profissional financeiro ao seu lado pode ser uma grande valia. 

Afinal, você não pode prejudicar seus objetivos com más decisões financeiras ou arriscar perder parte do que conquistou por não saber gerenciar os riscos.

Se as decisões que está tentando tomar são muito complexas, com várias camadas, não é possível dizer facilmente o que se aplica e o que não se aplica às suas condições.

Isso vale especialmente para indivíduos com patrimônio elevado, pois quanto maior o patrimônio, mais complexos serão seus investimentos e mais caro sairão os erros.

Por isso, a riqueza exige um aconselhamento excepcional que é encontrado em um serviço de wealth management.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não tem uma diversificação real do portfólio

A diversificação de uma carteira é crucial para evitar a volatilidade, reduzir o risco e, potencialmente, aumentar os retornos.

Um dos erros que as pessoas que investem por conta própria cometem é esquecer da diversificação ou diversificar errado.

Por mais atrativo que um investimento possa parecer, não é inteligente alocar todo o dinheiro nele ou em um único setor.

Quando se aloca grandes porcentagens em setores como tecnologia, por exemplo, você até poderá ganhar dinheiro no curto prazo, mas o mercado vai tirar isso de você no longo prazo. 

Lembre-se, quando as coisas são compradas em excesso, geralmente são vendidas em excesso.

Por isso, busque equilibrar a carteira para que seu portfólio não seja eliminado se certas partes do mercado caírem.

Um consultor de investimentos pode ajudá-lo a garantir que você não esteja superexposto a determinadas classes, setores ou empresas, fazendo com que seu patrimônio aumente de forma saudável e crescente ao longo do tempo, sem grandes percalços e perdas.

Você precisa de orientação fiscal

Os impostos geralmente têm maior impacto sobre as pessoas com patrimônio elevado.

Quanto mais rico você for, mais precisará de consultores tributários familiarizados com o código tributário, regulamentos e orientações oficiais. 

Se você não tem conhecimento sobre tributação e tem receio de cometer um erro e precisar pagar mais caro do que deveria, o melhor é procurar por ajuda especializada.

O consultor de investimentos, além da experiência em investimentos e estratégias de diversificação, também poderá te orientar para reduzir a carga de impostos pagos nos seus investimentos. 

Com isso, você economiza dinheiro e pode aumentar o retorno geral da carteira.

Você não consegue separar suas emoções de seu portfólio

Se você tem dificuldade em manter suas emoções fora de suas decisões de investimento, investir por conta própria não é a melhor opção.

Os investidores comuns podem ser vítimas de suas emoções.

Geralmente querem comprar ações quando o mercado está supervalorizado e vender quando se assustam com o mercado em baixa.

Esse movimento costuma ter efeitos negativos significativos no futuro financeiro.

Os consultores de investimentos podem ajudar os investidores a manterem o rumo e cumprir suas metas financeiras, uma vez que estes profissionais são menos propensos a se emocionar com o mercado e podem fornecer uma perspectiva diferente.

Se você possui ativos significativos, provavelmente já sentiu ansiedade ao fazer escolhas com seu dinheiro.

Talvez você tenha percebido que poderia tomar melhores decisões de investimento se soubesse um pouco mais e pudesse investir sem emoção. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não tem tempo para gerenciar seus investimentos

Se você não tem tempo para se dedicar aos investimentos, contratar um consultor financeiro pode ser uma boa opção. 

O gerenciamento de portfólio, incluindo pesquisa de investimento, planejamento, análise, execução de negociação e monitoramento, leva tempo e energia que alguns investidores podem não conseguir comprometer.

Falta conhecimento e experiência

Talvez o tempo não seja um problema, mas o conhecimento é. 

Embora o investimento do tipo “faça você mesmo” esteja mais fácil do que nunca graças a todas as informações e ferramentas da internet, isso nem sempre o torna uma escolha inteligente.

Sua própria experiência pode ser limitada em comparação com a de um consultor profissional, que vive e estuda o mercado diariamente.

Os consultores de investimento são especialistas e podem tomar decisões mais prudentes, com mais conhecimento e sem emoção.

Você só investe através de fundos

Investir por meio de fundos de investimento pode ser uma maneira de começar a interagir com o mercado, trazer diversificação e a praticidade para decidir onde e quando investir.

Por outro lado, investir somente através de fundos e ETFs não é a melhor maneira de explorar o mercado e extrair o melhor potencial de retorno.

Os fundos cobram taxas que podem impactar na rentabilidade total da sua carteira.

Além disso, pesquisas mostram que as performances da grande maioria dos fundos não produz resultados melhores que uma carteira própria de ações, montada de acordo com a sua realidade, perfil e objetivos.

Se você quer melhorar o retorno potencial da sua carteira, mas não tem o conhecimento para analisar um ativo por conta própria, um consultor de investimentos irá trabalhar junto com você para elaborar um plano de investimentos individual e recomendar os melhores ativos para seu caso.

Insegurança de decidir sozinho

Se você não tem certeza de que tomará as decisões de investimento mais sábias por conta própria ou quer uma segunda opinião, um consultor de investimentos pode ajudá-lo a ficar mais tranquilo.

O que é melhor? Contar com a ajuda de um profissional qualificado e experiente para te ajudar e ou se arriscar sozinho nas análises e comprar um ativo por conta própria?

Sua carteira está no prejuízo 

Se você está com a carteira devidamente diversificada e posicionada em bons ativos, mas mesmo assim sua carteira está no prejuízo, não há nada de imediato a ser feito. 

Você simplesmente precisa esperar, pois sabemos que o tempo recompensa quando fazemos escolhas certas no mercado financeiro. 

Talvez, essa seja até uma oportunidade para realizar novos aportes nos ativos mais descontados. 

Agora, se você está com uma carteira composta de ativos ruins, esperar não é uma atitude inteligente e que só vai agravar a situação.

Nesse caso, é preciso reavaliar e recomeçar com ativos de valor. Ou seja, com ações de ótimas empresas que estejam com boa margem de segurança.

E sim, você vai ter que encarar a realidade e vender no prejuízo se quiser fazer a coisa certa. Esse é o preço do erro. Encare isso como um custo de aprendizado. 

Para te ajudar nessa reestruturação de carteira, o mais indicado é ter o apoio de um profissional de investimentos isento de conflitos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Consultor de Investimentos vs. Investir por conta própria 

Investir por conta própria é o ato de fazer suas próprias escolhas de investimento em vez de contratar um profissional. Isso pode ajudá-lo a economizar em taxas profissionais, mas pode lhe custar caro com más escolhas.

Se você já faz a gestão da sua carteira há anos e está plenamente satisfeito com os resultados, talvez o serviço de consultoria possa não fazer sentido.

Mesmo assim, existem alguns pontos que onde a consultoria pode agregar valor, como, por exemplo:

  • Uma segunda opinião de um profissional de confiança, isento de conflito;
  • Alguém atento para alertar sobre novas oportunidades;
  • Ter mais tempo para focar em outras áreas e deixar que o consultor cuide dos seus investimentos.

Trabalhar com um consultor de investimentos tende a oferecer benefícios significativos, incluindo maiores retornos

Estudos da Vanguard e da Fidelity descobriram que as carteiras aconselhadas por consultores geraram 3% e 1,8% a mais por ano, respectivamente, após contabilizar os custos de contratação de um consultor. 

Os consultores foram úteis para aumentar a diversificação, reduzir o risco, gerenciar impostos, planejar a aposentadoria e, o mais importante, criar um plano individualizado e personalizado para os seus objetivos e perfil.

Ao receber ajuda de um consultor de investimentos, você ganha mais tempo para trabalhar melhor e ganhar mais dinheiro. 

Com esse dinheiro adicional você pode realizar mais investimentos e fazer seu patrimônio crescer ainda mais. 

Enquanto isso, o consultor está 100% focado em te ajudar na gestão do seu patrimônio.

Para performar melhor, é preciso sempre estar de olho em eventuais oportunidades que possam surgir no mercado, e que estejam alinhadas com seu perfil. 

Lembre-se que ao optar pela consultoria você não está terceirizando a gestão dos seus investimentos, você está recebendo o apoio de um profissional para tomar melhores decisões. 

É um trabalho que deve ser realizado a 4 mãos, preferencialmente no caso de pessoas que já faziam a gestão do seu patrimônio.

A GuiaInvest Wealth é uma das primeiras a atuar no modelo de consultoria de investimentos no país de forma independente, transparente e sem conflito de interesses.

Para saber se o serviço de consultoria de investimentos é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos